Resenha - Still Going Strong - Anvil
Por Thiago Sarkis
Postado em 16 de novembro de 2002
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Falar de Anvil é uma honra e não é das coisas mais simples. Em 2002 completam-se vinte anos do feito máximo do grupo, o inesquecível "Metal On Metal". A comemoração vem num álbum com as marcas do tempo, de um passar de anos repleto de dedicação à música. Daí vêm dois pólos: o negativo (Lips já não é o mesmo) e o positivo (músicos calejados, com conhecimento profundo de sonoridades e instrumentos, além de uma capacidade incrível de manejar palavras e escrever letras muito bem sacadas). "Still Going Strong" literalmente pesa para o lado da positividade e mostra que, depois de tanto tempo, eles continuam realmente ótimos, mandando ver.

É possível falar de fidelidade ao estilo tradicional / power dos idos da carreira da banda sim. Checamos isso em quase todas as faixas do disco. Porém, com mais de duas décadas de existência, os canadenses já viram e ouviram de tudo e aprenderam a separar o joio do trigo, incluindo toques produtivos e inesperados para aqueles que os escutavam em "Forged In Fire" (1983) e no supracitado clássico mor.
"Plenty Of Power" (2001) já nos revelava um certo jeitinho, com bastante ‘groove’, de se tocar a sempre mantida vertente. Uma saída original, de pegada forte, e longe de soar chata, repetitiva. O trabalho mais recente outorga essas novidades e ainda supera seu antecessor, como nos confirma "Race Against Time", "Holy Wood", "Don’t Ask Me" e a pedrada que dá nome ao CD. Por falar nesta última, é uma excelente rememoração, tratando da história do rock ‘n’ roll, citando de Dick Dale a Black Sabbath, passando por Beatles e Jimmy Page e chegando a Judas Priest, Iron Maiden, e obviamente, o próprio Anvil.
A distribuição das músicas talvez tenha sido o grande problema, pois a primeira metade do álbum é bem superior à segunda. Nesta última temos momentos bem razoáveis como "White Rino" e a boba, infantil "Sativa". De qualquer forma, são pequenos deslizes perante a beleza do restante das faixas e a imponência da carreira deste conjunto.
Formação:
Lips (Vocais – Guitarra)
Ivan Hurd (Guitarra)
Glenn Five (Baixo)
Robb Reiner (Bateria)
Site Oficial – http://www.anvilmetal.tk
Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Andreas Kisser afirma que irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Eloy Casagrande comenta genialidade e falta de técnica que cobrou um preço de Bill Ward
O Rock in Rio em que James Hetfield tentou entrar no mosh durante show de outra banda
Foo Fighters: a única música que Dave Grohl compôs sobre Kurt Cobain


Homenageando falecido baixista do Scorpions, Jon Bon Jovi publica foto com o... Anvil
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



