Resenha - Primal Fear - Primal Fear
Por André Toral
Postado em 16 de novembro de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Este é o primeiro álbum do alemão Primal Fear que, à época, era composto por Ralf Scheepers (vocalista), Tom Naumann (guitarrsita/tecladista), Klaus Sperling (bateria) e Mat Sinner (baixista).
Antes de mais nada, é bom falar um pouco do passado, a começar pelo estupendo vocalista Ralf Scheepers. Para quem não sabe, Ralf, no início dos anos oitenta, foi cotadíssimo para ser vocalista do Helloween, porém o escolhido foi Michael Kiske e, logo após, Ralf veio a montar uma banda de pouca expressão chamada Tyran Pace, com quem gravou dois discos: "Long Live Metal" e "Watching You", Ambos explorando o heavy metal ultra-tradicional e da melhor qualidade. O segundo disco, "Watching You", é simplesmente maravilhoso! E pode-se dizer que são poucas a pessoas no Brasil que conhecem e/ou possuem material do Tyran Pace.
Enquanto Ralf seguia com a sua primeira banda, se encontra com o baixista Mat Sinner, com quem, à época, começa a conversar sobre montarem uma banda juntos, porém, tanto Tyran Pace quanto Sinner tinham contratos com suas gravadoras, o que acabou adiando um pouco a união que resultaria no Primal Fear.
Ralf era tão bom vocalista que acabou chamando a atenção do Gamma Ray, banda montada pelo guitarrista Ken Hensley após sua saída do Helloween, na metade dos anos oitenta. Desta forma, Ralf e Ken se uniram e gravaram alguns álbuns de muito sucesso no mundo metálico, e sem dúvidas foi com o Gamma Ray que Ralf se projetou como um dos melhores vocalistas do mundo. Tanto que após a saída de Rob Halford do Judas Priest, e após ter finalizado sua atuação no Gamma Ray por não concordar com Ken Hensley que deveria se mudar para a capital da Alemanha (Ralf morava no interior deste país), os empresários do Judas andaram contactando Ralf e haviam fortes indícios que este seria o novo vocalista da citada banda. Mas que nada, Timot "Ripper" Owens foi o escolhido.
Bem, com isso iniciaram-se os contatos entre Ralf e Mat Sinner novamente que, agora sim, montaram o Primal Fear, um verdadeiro petardo do heavy metal tradicional!
O primeiro álbum lançado pela banda já mostrava do que esta dupla seria capaz, tendo um vocalista extremamente competente e um compositor mestre em se tratando de heavy metal, ou seja, Mat Sinner.
E com base nisso, temos verdadeiras cacetadas como "Chainbreaker", "Promisse Land", "Formula One", "Dollars", a belíssima, pesada e melódica "Tears of Rage" e "Battalions of Hate" (um verdadeiro hino metálico!). Além disso, temos dois covers. O primeiro é "Speed King", o qual não ficou, digamos, simpático, devido ao tom da guitarra, que ficou muito aguda. O outro é "Breaker" do Accept. Este sim, um acerto magnífico, tanto a nível instrumental quanto vocal, uma vez que cantar alguma coisa vocalizada pelo nanico Udo é algo desafiador.
Enfim, hoje em dia o Primal Fear tem outros álbuns lançados, inclua-se "Jaws of Death" e, o melhor de todos, "Nuclear Fire". Mais recentemente, saiu o novo petardo da banda, "Black Sun". E é bom lembrar que a banda vem se mantendo fiel ao ao seu heavy metal praticado desde o primeiro álbum, sem soar repetitiva.
E tenhamos em conta que o Primal Fear sempre faz turnês no Brasil, as quais são sempre muito festejadas pelos fãs e pela própria banda.
Assim sendo, dá-lhe heavy metal! Dá-lhe Primal Fear!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Billy Corgan elege a banda de rock mais influente do século 20 depois dos Beatles
Yngwie Malmsteen vem ao Brasil em abril de 2026, segundo José Norberto Flesch
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Alissa White-Gluz agradece apoio dos fãs e comenta nova fase da carreira

Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026


