Resenha - Primal Fear - Primal Fear
Por André Toral
Postado em 16 de novembro de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Este é o primeiro álbum do alemão Primal Fear que, à época, era composto por Ralf Scheepers (vocalista), Tom Naumann (guitarrsita/tecladista), Klaus Sperling (bateria) e Mat Sinner (baixista).
Primal Fear - Mais Novidades
Antes de mais nada, é bom falar um pouco do passado, a começar pelo estupendo vocalista Ralf Scheepers. Para quem não sabe, Ralf, no início dos anos oitenta, foi cotadíssimo para ser vocalista do Helloween, porém o escolhido foi Michael Kiske e, logo após, Ralf veio a montar uma banda de pouca expressão chamada Tyran Pace, com quem gravou dois discos: "Long Live Metal" e "Watching You", Ambos explorando o heavy metal ultra-tradicional e da melhor qualidade. O segundo disco, "Watching You", é simplesmente maravilhoso! E pode-se dizer que são poucas a pessoas no Brasil que conhecem e/ou possuem material do Tyran Pace.
Enquanto Ralf seguia com a sua primeira banda, se encontra com o baixista Mat Sinner, com quem, à época, começa a conversar sobre montarem uma banda juntos, porém, tanto Tyran Pace quanto Sinner tinham contratos com suas gravadoras, o que acabou adiando um pouco a união que resultaria no Primal Fear.
Ralf era tão bom vocalista que acabou chamando a atenção do Gamma Ray, banda montada pelo guitarrista Ken Hensley após sua saída do Helloween, na metade dos anos oitenta. Desta forma, Ralf e Ken se uniram e gravaram alguns álbuns de muito sucesso no mundo metálico, e sem dúvidas foi com o Gamma Ray que Ralf se projetou como um dos melhores vocalistas do mundo. Tanto que após a saída de Rob Halford do Judas Priest, e após ter finalizado sua atuação no Gamma Ray por não concordar com Ken Hensley que deveria se mudar para a capital da Alemanha (Ralf morava no interior deste país), os empresários do Judas andaram contactando Ralf e haviam fortes indícios que este seria o novo vocalista da citada banda. Mas que nada, Timot "Ripper" Owens foi o escolhido.
Bem, com isso iniciaram-se os contatos entre Ralf e Mat Sinner novamente que, agora sim, montaram o Primal Fear, um verdadeiro petardo do heavy metal tradicional!
O primeiro álbum lançado pela banda já mostrava do que esta dupla seria capaz, tendo um vocalista extremamente competente e um compositor mestre em se tratando de heavy metal, ou seja, Mat Sinner.
E com base nisso, temos verdadeiras cacetadas como "Chainbreaker", "Promisse Land", "Formula One", "Dollars", a belíssima, pesada e melódica "Tears of Rage" e "Battalions of Hate" (um verdadeiro hino metálico!). Além disso, temos dois covers. O primeiro é "Speed King", o qual não ficou, digamos, simpático, devido ao tom da guitarra, que ficou muito aguda. O outro é "Breaker" do Accept. Este sim, um acerto magnífico, tanto a nível instrumental quanto vocal, uma vez que cantar alguma coisa vocalizada pelo nanico Udo é algo desafiador.
Enfim, hoje em dia o Primal Fear tem outros álbuns lançados, inclua-se "Jaws of Death" e, o melhor de todos, "Nuclear Fire". Mais recentemente, saiu o novo petardo da banda, "Black Sun". E é bom lembrar que a banda vem se mantendo fiel ao ao seu heavy metal praticado desde o primeiro álbum, sem soar repetitiva.
E tenhamos em conta que o Primal Fear sempre faz turnês no Brasil, as quais são sempre muito festejadas pelos fãs e pela própria banda.
Assim sendo, dá-lhe heavy metal! Dá-lhe Primal Fear!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Regis Tadeu afirma que Ozzy Osbourne nunca escreveu uma letra na vida
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
Não gostar do "Black Album" é uma coisa, negar sua importância é outra
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
A banda que Angus Young chamou de "Led Zeppelin de pobre"
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Qual é o sentido da vida? Geezer Butler, do Black Sabbath, responde
O ex-Beatle que podia ligar pra John Lennon que seria atendido na mesma hora
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
Para guitarrista, produtor é 99% responsável por sucesso do Def Leppard
A grande banda que Liam Gallagher preferiria "comer minha própria m*rda" a ir a um show deles
Nirvana: 10 álbuns que mudaram a vida de Kurt Cobain segundo ele próprio
Dee Snider critica Robert Plant e elege o melhor frontman de todos os tempos
A resposta de Edu Falaschi depois que Adrian Smith rejeitou seu pedido de fã


Primal Fear anuncia título do novo álbum de estúdio, que sai em 2027
Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
Ex-membros de Primal Fear e Gamma Ray formam nova banda, Fearless V
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



