Resenha - Contraband - Velvet Revolver
Por Raphael Crespo
Postado em 19 de julho de 2004
O que esperar de uma banda que reúne os principais instrumentistas, ex-integrantes, do bom e velho Guns n'Roses e o ex-vocalista do Stone Temple Pilots? Algo como o instrumental da primeira misturado com a voz da segunda seria a resposta mais óbvia. Mas não é bem isso que o Velvet Revolver, banda em questão, apresenta em seu disco de estréia, Contraband.
Velvet Revolver - Mais Novidades
Enquanto o Guns n'Roses dispensa comentários e está para sempre na história do rock apenas pelo excelente primeiro disco, Appetite for Destruction, o Stone Temple Pilots veio no rastro do grunge, fazendo um tipo de som que parecia uma espécie de híbrido entre Pearl Jam e Alice in Chains, sem, no entanto, alcançar o mesmo sucesso ou qualidade das duas bandas. O Velvet Revolver já aparece, ao menos, com o mérito de não tentar repetir as fórmulas das bandas originais de seus integrantes.
Com Slash na guitarra, ao lado de seus companheiros de Guns n'Roses Duff Mckagan (baixo) e Matt Sorum (bateria), a banda conta ainda com o guitarrista Dave Kushner, amigo de Slash nos tempos de colégio e ex-integrante do Wasted Youth, do Electric Love Hogs e da banda solo de Dave Navarro. Além do eterno e eterno junkie Scott Weiland, que entre uma outra overdose, ou passagem por centros de desintoxicação, chegou a fazer algum sucesso com o Stone Temple Pilots.
O som do Velvet Revolver não chega a ser original. É um rock pesado, nervoso, que, em alguns momentos lembra Iggy Pop, quando tende mais para o punk, ou Jane's Addiction, quando fica mais no rock básico, tanto nas melodias quanto nos vocais de Scott, que demonstra versatilidade em Contraband. Quem espera solos melosos de Slah, no melhor estilo Guns n'Roses, deve passar longe. O guitarrista, que nunca foi um virtuoso, mas sempre primou pela criatividade, se concentra muito mais nos riffs pesados do que nos solos, o que não deixa de ser um ponto positivo. O peso fica evidenciado pela segunda guitarra de Dave Kushner, enquanto Duff e Matt, velhos conhecidos, montam uma cozinha excelente.
O primeiro single, Slither, vem sendo bem tocado no mundo todo, apesar de estar longe de ser a melhor faixa. De cara se destacam as ótimas Do it for the kids e Headspace. O disco conta ainda com a boa Set me free, que entrou na trilha sonora do filme Hulk. No final das contas, não é nada mais que um bom disco de rock.
Outras resenhas de Contraband - Velvet Revolver
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Bruce Dickinson tocará músicas inéditas em sua próxima turnê, anunciada nesta terça-feira
Como Kurt Cobain foi a causa do som ruim de um álbum do Black Sabbath
A música do Led que parece fantasia, mas nasceu de uma bronca de Robert Plant com a polícia
Nicko McBrain critica voz atual de Axl Rose e revela tentativa frustrada de reconciliação
A música do Slayer que produtor Ross Robinson considera tão boa quanto "Angel of Death"
O único pedido de desculpas que Gene Simmons fez na vida, segundo Desmond Child
Motionless in White se apresentará no Brasil em março de 2027
Saxon lança "Medusa", faixa de seu próximo disco de estúdio
A banda que Dave Grohl chamou de circo e comparou a cerveja velha e sem graça
A faixa de "Reign in Blood" que é a preferida do baterista Dave Lombardo
Metallica divulga performance ao vivo de "Fade to Black"
O pior disco do Kiss: Paul Stanley escolhe dois, e Marty Friedman discorda
Tarja anuncia show da turnê "Frisson Live 2027" no Rio de Janeiro para 27 de maio
A canção do Pink Floyd que fala de Syd Barrett e Roger Waters, mas eles não participam dela
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Cinco curiosidades sobre "72 Seasons", o novo álbum do Metallica

Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
Matt Sorum aceitaria reunião do Velvet Revolver com Lzzy Hale nos vocais
Álbum ao vivo de Scott Weiland será lançado no mês de outubro



