Resenha - El Camino del Fuego - Rata Blanca
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 27 de agosto de 2003
Nota: 9
Completando em 2003 quinze anos de carreira, a banda Rata Blanca (vinda da Argentina) aportou no Brasil via Hellion Records, trazendo consigo o décimo primeiro lançamento da carreira da banda (incluindo CDs, CDs ao vivo e EPs), "El Camino Del Fuego". A produção deste disco foi bem longa, feita entre março de 2001 e março de 2002, mas a qualidade de gravação faz valer tanto atraso, ainda mais se levarmos em conta a masterização feita no Finnvox Studios (Finlândia), por onde já passaram grupos como Nigthwish e Stratovarius.
Desfilando o seu hard/heavy com letras em espanhol, algo que parece estar ganhando espaço nos últimos anos, o Rata Blanca apresenta neste seu "El Camino del Fuego" uma nova formação, contando agora com Adrián Barilari (vocal), Walter Giardino (guitarra), Guillermo Sánchez (baixo), Hugo Bistolfi (teclado) e Fernando Scarcella (bateria). Mesmo sendo uma nova formação, a banda parece estar bem entrosada em estúdio, e apesar de possuir letras em espanhol (o que não cai no agrado de todo mundo, mas pessoalmente, acho a idéia interessante) o hard/heavy da banda é muito bom, com direito a passagens pesadas estilo Iron Maiden, com outras mais hard à lá Rainbow e intercalando até partes progressivas na linha Deep Purple. Por ser uma banda bem reconhecida no seu país (e bem famosa), o Rata Blanca investe em algumas composições bem comerciais, o que não fica muito ruim se levarmos em conta a ótima performance do vocalista Adrián Barilari (perfeito para o cargo, lembra muito Ian Gillan nos seus melhores tempos) e o guitarrista virtuoso Walter Giardino, este, "praticamente" o dono da banda.
Felizmente muitas músicas chamam a atenção. A primeira, "El Amo Del Camino", é perfeita para abrir um disco, bem ao estilo de um Rainbow da vida e com uma participação espetacular do vocalista Adrián. Já a faixa "Volviendo a Casa", mesmo sendo quase uma balada (e possuindo um videoclipe muito bem feito – presente no CD para se ver no computador) é um bom exemplo do lado comercial da banda. Uma composição perfeita para tocar nas rádios e ter o clipe vinculado na MTV Argentina. "La Canción Del Guerrero" tem um início que muito lembrará novamente o Rainbow, música esta mais direta, certeira e pesada. Por fim, o último destaque vai para a pesadíssima e muitíssimo bem criada "Em Nombre de Diós?", lembrando um pouco o Iron Maiden na fase "Piece of Mind" (pelo instrumental) e com ótimos toques progressivos na sua introdução. De bônus, o disco ainda conta com uma versão acústica da faixa "Mujer Amante", originalmente lançada em "Magos, Espadas Y Rosas" de 1990 e uma boa faixa instrumental (parecida com as instrumentais do Stratovarius) "La Danza Del Fuego", que saiu primeiramente no disco solo do guitarrista Walter Giardino em 1998.
Um disco que num todo merece a atenção de todos os fãs por hard e heavy tradicional aqui no Brasil. Dedicado aos amantes de bandas como Baron Rojo, Tierra Santa (esta da Espanha e mais melódica), mas também aos que gostam de um bom som. De quebra a Hellion também lançou o último registro ao vivo da banda por aqui também, este intitulado "Poder Vivo".
Site oficial: www.rataweb.com.ar
Line-up:
Adrián Barilari (vocal);
Walter Giardino (guitarra);
Guillermo Sánchez (baixo);
Hugo Bistolfi (teclado);
Fernando Scarcella (bateria).
Track-list:
01. El Amo Del Camino
02. Volviendo a Casa
03. La Canción Del Guerrero
04. Abeja Reina
05. Lluvia Púrpura
06. Señora Fúria
07. Sinfonia Fantástica
08. Cuando la Luz Oscurece
09. Em Nombre de Diós?
10. Caballo Salvaje
11. Mujer Amante (bônus – versão acústica)
12. La Danza Del Fuego (bônus – instrumental)
13. Volvindo a Casa (bônus – videoclipe)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps