Resenha - El Camino del Fuego - Rata Blanca
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 27 de agosto de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Completando em 2003 quinze anos de carreira, a banda Rata Blanca (vinda da Argentina) aportou no Brasil via Hellion Records, trazendo consigo o décimo primeiro lançamento da carreira da banda (incluindo CDs, CDs ao vivo e EPs), "El Camino Del Fuego". A produção deste disco foi bem longa, feita entre março de 2001 e março de 2002, mas a qualidade de gravação faz valer tanto atraso, ainda mais se levarmos em conta a masterização feita no Finnvox Studios (Finlândia), por onde já passaram grupos como Nigthwish e Stratovarius.

Desfilando o seu hard/heavy com letras em espanhol, algo que parece estar ganhando espaço nos últimos anos, o Rata Blanca apresenta neste seu "El Camino del Fuego" uma nova formação, contando agora com Adrián Barilari (vocal), Walter Giardino (guitarra), Guillermo Sánchez (baixo), Hugo Bistolfi (teclado) e Fernando Scarcella (bateria). Mesmo sendo uma nova formação, a banda parece estar bem entrosada em estúdio, e apesar de possuir letras em espanhol (o que não cai no agrado de todo mundo, mas pessoalmente, acho a idéia interessante) o hard/heavy da banda é muito bom, com direito a passagens pesadas estilo Iron Maiden, com outras mais hard à lá Rainbow e intercalando até partes progressivas na linha Deep Purple. Por ser uma banda bem reconhecida no seu país (e bem famosa), o Rata Blanca investe em algumas composições bem comerciais, o que não fica muito ruim se levarmos em conta a ótima performance do vocalista Adrián Barilari (perfeito para o cargo, lembra muito Ian Gillan nos seus melhores tempos) e o guitarrista virtuoso Walter Giardino, este, "praticamente" o dono da banda.
Felizmente muitas músicas chamam a atenção. A primeira, "El Amo Del Camino", é perfeita para abrir um disco, bem ao estilo de um Rainbow da vida e com uma participação espetacular do vocalista Adrián. Já a faixa "Volviendo a Casa", mesmo sendo quase uma balada (e possuindo um videoclipe muito bem feito – presente no CD para se ver no computador) é um bom exemplo do lado comercial da banda. Uma composição perfeita para tocar nas rádios e ter o clipe vinculado na MTV Argentina. "La Canción Del Guerrero" tem um início que muito lembrará novamente o Rainbow, música esta mais direta, certeira e pesada. Por fim, o último destaque vai para a pesadíssima e muitíssimo bem criada "Em Nombre de Diós?", lembrando um pouco o Iron Maiden na fase "Piece of Mind" (pelo instrumental) e com ótimos toques progressivos na sua introdução. De bônus, o disco ainda conta com uma versão acústica da faixa "Mujer Amante", originalmente lançada em "Magos, Espadas Y Rosas" de 1990 e uma boa faixa instrumental (parecida com as instrumentais do Stratovarius) "La Danza Del Fuego", que saiu primeiramente no disco solo do guitarrista Walter Giardino em 1998.
Um disco que num todo merece a atenção de todos os fãs por hard e heavy tradicional aqui no Brasil. Dedicado aos amantes de bandas como Baron Rojo, Tierra Santa (esta da Espanha e mais melódica), mas também aos que gostam de um bom som. De quebra a Hellion também lançou o último registro ao vivo da banda por aqui também, este intitulado "Poder Vivo".
Site oficial: www.rataweb.com.ar
Line-up:
Adrián Barilari (vocal);
Walter Giardino (guitarra);
Guillermo Sánchez (baixo);
Hugo Bistolfi (teclado);
Fernando Scarcella (bateria).
Track-list:
01. El Amo Del Camino
02. Volviendo a Casa
03. La Canción Del Guerrero
04. Abeja Reina
05. Lluvia Púrpura
06. Señora Fúria
07. Sinfonia Fantástica
08. Cuando la Luz Oscurece
09. Em Nombre de Diós?
10. Caballo Salvaje
11. Mujer Amante (bônus – versão acústica)
12. La Danza Del Fuego (bônus – instrumental)
13. Volvindo a Casa (bônus – videoclipe)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
Elton John quase casou com mulher que dizia que "vivia dizendo que eu nunca faria sucesso"
Edu Falaschi diz que não tem vergonha de suas falas que viraram meme no DVD do "Rebirth"
Os vocalistas dos anos 1990 que se entregaram ao vício e frustraram Gene Simmons (Kiss)

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



