Resenha - El Camino del Fuego - Rata Blanca
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 27 de agosto de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Completando em 2003 quinze anos de carreira, a banda Rata Blanca (vinda da Argentina) aportou no Brasil via Hellion Records, trazendo consigo o décimo primeiro lançamento da carreira da banda (incluindo CDs, CDs ao vivo e EPs), "El Camino Del Fuego". A produção deste disco foi bem longa, feita entre março de 2001 e março de 2002, mas a qualidade de gravação faz valer tanto atraso, ainda mais se levarmos em conta a masterização feita no Finnvox Studios (Finlândia), por onde já passaram grupos como Nigthwish e Stratovarius.

Desfilando o seu hard/heavy com letras em espanhol, algo que parece estar ganhando espaço nos últimos anos, o Rata Blanca apresenta neste seu "El Camino del Fuego" uma nova formação, contando agora com Adrián Barilari (vocal), Walter Giardino (guitarra), Guillermo Sánchez (baixo), Hugo Bistolfi (teclado) e Fernando Scarcella (bateria). Mesmo sendo uma nova formação, a banda parece estar bem entrosada em estúdio, e apesar de possuir letras em espanhol (o que não cai no agrado de todo mundo, mas pessoalmente, acho a idéia interessante) o hard/heavy da banda é muito bom, com direito a passagens pesadas estilo Iron Maiden, com outras mais hard à lá Rainbow e intercalando até partes progressivas na linha Deep Purple. Por ser uma banda bem reconhecida no seu país (e bem famosa), o Rata Blanca investe em algumas composições bem comerciais, o que não fica muito ruim se levarmos em conta a ótima performance do vocalista Adrián Barilari (perfeito para o cargo, lembra muito Ian Gillan nos seus melhores tempos) e o guitarrista virtuoso Walter Giardino, este, "praticamente" o dono da banda.
Felizmente muitas músicas chamam a atenção. A primeira, "El Amo Del Camino", é perfeita para abrir um disco, bem ao estilo de um Rainbow da vida e com uma participação espetacular do vocalista Adrián. Já a faixa "Volviendo a Casa", mesmo sendo quase uma balada (e possuindo um videoclipe muito bem feito – presente no CD para se ver no computador) é um bom exemplo do lado comercial da banda. Uma composição perfeita para tocar nas rádios e ter o clipe vinculado na MTV Argentina. "La Canción Del Guerrero" tem um início que muito lembrará novamente o Rainbow, música esta mais direta, certeira e pesada. Por fim, o último destaque vai para a pesadíssima e muitíssimo bem criada "Em Nombre de Diós?", lembrando um pouco o Iron Maiden na fase "Piece of Mind" (pelo instrumental) e com ótimos toques progressivos na sua introdução. De bônus, o disco ainda conta com uma versão acústica da faixa "Mujer Amante", originalmente lançada em "Magos, Espadas Y Rosas" de 1990 e uma boa faixa instrumental (parecida com as instrumentais do Stratovarius) "La Danza Del Fuego", que saiu primeiramente no disco solo do guitarrista Walter Giardino em 1998.
Um disco que num todo merece a atenção de todos os fãs por hard e heavy tradicional aqui no Brasil. Dedicado aos amantes de bandas como Baron Rojo, Tierra Santa (esta da Espanha e mais melódica), mas também aos que gostam de um bom som. De quebra a Hellion também lançou o último registro ao vivo da banda por aqui também, este intitulado "Poder Vivo".
Site oficial: www.rataweb.com.ar
Line-up:
Adrián Barilari (vocal);
Walter Giardino (guitarra);
Guillermo Sánchez (baixo);
Hugo Bistolfi (teclado);
Fernando Scarcella (bateria).
Track-list:
01. El Amo Del Camino
02. Volviendo a Casa
03. La Canción Del Guerrero
04. Abeja Reina
05. Lluvia Púrpura
06. Señora Fúria
07. Sinfonia Fantástica
08. Cuando la Luz Oscurece
09. Em Nombre de Diós?
10. Caballo Salvaje
11. Mujer Amante (bônus – versão acústica)
12. La Danza Del Fuego (bônus – instrumental)
13. Volvindo a Casa (bônus – videoclipe)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
Rock in Rio 2026: guia com datas, atrações, novidades e tudo que já sabemos até o momento
Black Sabbath: avó de Iommi era brasileira e pais eram católicos
Mike Mangini, ex-baterista do Dream Theater, explica por que entendeu retorno de Portnoy
O truque que os Beatles e o Bon Jovi adoravam usar e o Led Zeppelin fazia ao contrário

"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



