Resenha - Nation - Sepultura
Por Thiago Sarkis
Postado em 26 de abril de 2001
Nota: 9
Falar e discutir sobre "Nation" é uma tarefa das mais difíceis. É como conversar sobre política ou futebol. Certeza de polêmica e discordância. Não que o Sepultura tenha mudado de estilo, mas o álbum é repleto de experimentos e procura claramente por novas idéias e caminhos para a música pesada.
Os lances tribais, as influências de música nativa brasileira e o peso das guitarras continuam, com toda força. Porém, temos novidades, como os vocais limpos, sendo utilizados como nunca dantes pelo grupo. Tanto pelo vocalista Derrick Green, como por Jello Biafra (Dead Kennedys), na discursiva "Politricks".
Em contrapartida aos momentos mais cadenciados, temos partes bem rápidas, total hardcore, como podemos ver em "Revolt" e "Human Cause", que conta com a participação de Jamey Jasta (Hatebreed).
Há aquelas faixas mais acessíveis, nítidas candidatas a clássicos. Algumas delas, mesmo antes do lançamento do CD, já caíram na alma dos fãs, como é o caso de "Sepulnation", que provocou verdadeiro estardalhaço no Rock In Rio III. Outras, são certeza de sucesso nos shows, como "Border Wars" e "Who Must Die?".
"Tribe To A Nation" é um caso aparte. Dr. Israel em uma música do Sepultura, inserindo toques de reggae, não é brincadeira. Difícil de engolir, mas parcialmente fácil de digerir. Depois das primeiras audições e a estranheza natural diante da faixa, pode surgir até uma simpatia, pela inovação e a inusitada combinação de diferentes vertentes musicais. Dificilmente vai se tornar a composição predileta de um fã da banda, mas também não pode ser menosprezada. É criativa, bem interessante. Algo revolucionário e polêmico, como o Sepultura sempre foi.
Completando o disco, sem considerar as faixas bônus, que variam nas versões lançadas em diversos lugares do mundo, vem a maravilhosa instrumental "Valtio", que consiste em um verdadeiro show de Andreas Kisser e do quarteto de violoncelos do Apocalyptica.
A produção é espetacular, com todos os detalhes do disco devidamente observados e checados. Um trabalho completo de Steve Evetts; acima de qualquer suspeita.
"Nation" é daqueles álbuns singulares que dão tesão de ter em mãos, com encarte e cd original, mesmo depois de conseguir todos os MP3s. O Sepultura não tem porque se preocupar com o Napster, pois trabalhos dessa qualidade são presença certa nas mãos de qualquer admirador da banda.
Site Oficial – http://www.sepultura.com.br
Derrick Green (Vocais)
Paulo Jr. (Baixo)
Andreas Kisser (Guitarras)
Igor Cavalera (Bateria & Percussão)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps