Mercyful Fate: A decepção da banda com a arte original de Melissa
Por Mário Pescada
Postado em 14 de janeiro de 2021
O MERCYFUL FATE tem em sua discografia a honra de ter logo no primeiro full-length, um dos discos mais conhecidos e admirados do heavy metal: "Melissa" (1983).
Mercyful Fate - Mais Novidades
Mas, como nos conta Martin Popoff no seu livro "Black Funeral: A História do MERCYFUL FATE", lançado pela Editora Denfire ano passado, a banda teve uma grande decepção com a arte original do disco. Não para menos, diga-se.
Confira abaixo trecho extraído do livro em que o próprio KING DIAMOND conta como foi esse momento.
"A épica arte da capa quase não aconteceu. A primeira proposta foi uma pintura amadora que mostrava os músicos encarando um grande crânio no céu, com apenas KING olhando para a câmera como se dissesse: "Que diabos é isso?"
King disse a David Perri: Na verdade, a capa de Melissa não era a capa que pretendíamos ter. Foi escolhida de uma pilha de vinte e cinco ilustrações já prontas que nos mostraram. Aqui está a história com a capa de Melissa: alguém tentou fazer uma capa para nós, e me lembro de uma noite em que tivemos uma reunião para analisá-la. Você deve ter visto essa capa; saiu em algum bootleg. A ilustração é uma caveira flutuando no ar e a banda está embaixo dela. Parecia que uma criança tinha desenhado com giz de cera (risos). Foi a maior decepção até aquele momento. Lembro que todos nós vimos a capa e não sabíamos o que fazer porque era horrível (risos). Então alguém – não lembro quem – nos colocou em contato com um artista sueco e ele veio a Copenhague com uma pilha de arte que havia feito, e foi quando escolhemos a capa de Melissa."
O artista sueco em questão foi Thomas Holm, que ainda assinaria mais dois trabalhos artísticos para a banda: "Don't Break The Oath" (1984) e "9" (1999). A escolha, ao fim, acabou sendo a marcante e sombria pintura nas cores preto, vermelho e amarelo, bem mais condizente com a imagem da banda. "Melissa" (1983) é um marco na carreira da banda, considerado até hoje um dos seus melhores trabalhos.
Essa e muitas outras histórias, passando faixa a faixa, disco a disco, de TODO material que o MERCYFUL FATE lançou, do o EP "Nuns Have No Fun" (1982) até "9" (1999), incluindo coletâneas, pode ser conferido no livro lançado pela Editora Denfire.
A arte original de Melissa (1983):
A arte final de Melissa (1983):
Matérias relacionadas
FONTE: Editora Denfire
https://editoradenfire.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps