Greta Van Fleet: promessa, polêmicas, futuro
Por Nikolay Gonçalves
Postado em 10 de junho de 2020
Vamos falar com sensatez sobre Greta Van Fleet? Por que a banda formada por quatro amigos (com três irmãos) tem dividido a opinião das pessoas quanto à qualidade da úsica que apresentam e, sobretudo, pelo espectro sempre trazido às discursões quanto a um possível plágio do Led Zeppelin?
Greta Van Fleet - Mais Novidades
Há quem acredite que o Rock, enquanto gênero musical, morreu. Se é verdade a afirmação, argumentos não devem faltar aos que defendem tal tese; fato é que, se morto ou não, o Rock continua a inspirar pessoas em todo o mundo, e não somente pelas lendárias bandas que elevaram o estilo musical ao patamar de cultura popular de massas, mas também porque ainda hoje surgem bandas em todo mundo prometendo fazer uma releitura do bom e velho Rock n’ Roll em seus trabalhos.
É o caso de Greta Van Fleet. Banda formada em 2012 no estado americano do Michigan por três irmãos e um amigo. Talvez a maior polêmica envolvendo a banda se firme em torno do vocal do grupo, Josh Kiszka, cuja voz, dizem os críticos, não passa de uma poderosa e fiel imitação do Robert Plant. Mas as críticas não ficam apenas em torno da voz do vocal, elas também se ramificam para a o estilo cênico da banda no palco e também o apelo composicional das letras das musicas.
O próprio Josh Kiszka já disse em entrevistas que o Led Zeppelin é sim uma das influências da banda, mas negou com veemência praticar plágio ou imitação do grupo encabeçado por Plant.
Ouvindo o lado supostamente plagiado, em entrevista a uma emissora de tv, Robert Plant disse, em tom de brincadeira, o seguinte sobre a Greta Van Fleet: "Há um grupo em Detroit chamado Greta Van Fleet: eles são o Led Zeppelin". Complexo, não é mesmo?
Fato é que a banda vem recebendo boa aceitação de um público que se diz carente do bom e velho Rock n’ Roll, e enxerga na jovem expressão artística do Michigan uma ponta de esperança para rebater a ideia tão defendida de que o "Rock morreu".
Como é sempre bom ouvir os dois lados de um mesmo assunto, sugiro-lhes ouvir as críticas feitas a banda por dois famosos críticos musicais, com posições antagônicas, Regis Tadeu e Gastão Moreira, ambas disponíveis no YouTube.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps