Guns N' Roses: o enfrentamento social alegórico em "Catcher In The Rye"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Higo do Vale Paiva Cardoso, Fonte: UNIR
Enviar correções  |  Ver Acessos

Escrita por AXL ROSE em 1999, a música Catcher In The Rye foi baseada numa obra de mesmo nome, lançada em 1951 pelo escritor norte-americano Jerome David Salinger (1919-2010). A canção faz parte de uma coleção de faixas de um disco de quatorze músicas inéditas que representou para o GUNS N‟ ROSES uma nova fase, de uma nova banda, num novo momento. Faixa sete do álbum Chinese Democracy, lançado em 2008, quebrou um jejum de lançamento para a banda de quinze anos, após seu último disco gravado, The Spaghetti Incident?, em 1993, antes da separação do grupo. O resultado do "NEW GUNS N‟ ROSES", marcado pelo período pós-Slash e Duff, que surpreendeu - e decepcionou os fãs e a crítica. Em 1999, o guitarrista da banda QUEEN, Brian May, colaborou com o GUNS N' ROSES em Catcher in the Rye, porém, nove anos depois, pouco antes do lançamento de Chinese Democracy, May ficou decepcionado quando descobriu que sua contribuição havia sido removida da versão final da canção, sendo substituída por partes de guitarra dos novos membros.

Freedom of Expression: o tema do Globo RepórterIron Maiden: Rachel Sheherazade é uma grande fã da banda

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Abordando uma temática totalmente diferente do que é característico do GUNS N'ROSES no tradicional estilo hard rock, marcado pelas letras pesadas com temas do mundo underground de Los Angeles no começo dos anos 80, Chinese Democracy apresenta uma perspectiva diferente do que representa a nova fase da banda. The Catcher in The Rye, um clássico da literatura norte-americana, foi inspiração para um single que teve um sucesso acima do esperado pelo próprio autor da letra, W. AXL ROSE, que revelou numa rara entrevista à radio Sirius XM no início dos anos 2000. Com uma reflexão filosófica sobre o enfrentamento social - como foco da narrativa do personagem principal da obra de Salinger, - o vocalista do GUNS N' ROSES traz à tona na letra da música que chega aos seis minutos, um reflexo de crise existencial marcada pela angústia, pela perda e desajuste social.

Logo no início da canção, a letra descreve o que será mais perceptível em outras linhas, um misto de insatisfação e vazio diante da vida: "When all is said and done we‟re not the only ones who look at this way, that‟s what the old folks say". O personagem da música, como o da obra de Salinger, também duvida de sua sanidade. A crítica construída sob o novo olhar das transformações da história norte-americana no período pós-guerra, onde esta virada histórica está acontecendo, surgindo anos depois movimentos fortes como Black Power, movimento feminista, anti-guerra do Vietnã etc. Mais a frente, as frases explicam esses conflitos como em "But every time I see them makes me wish I had a gun, if I thought that I was crazy, I guess I‟d have more fun".

Assistimos em The Catcher in the Rye, a constituição de vários temas, como por exemplo, o tema da alienação. O indivíduo que se sente completamente alienado na sociedade, não se enxerga no meio que vive. Acha que a sociedade não tem nada para oferecer e, nesse sentido, sente-se solitário; acaba por enfrentar, sozinho, o mundo que ele mesmo critica. Para o personagem, não existe uma perspectiva de discussão coletiva acerca da sociedade, não existe a perspectiva de enfrentamento social que, a propósito, explode logo no início dos anos 60 com os grandes movimentos sociais americanos anteriormente citados.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Diante disso, podemos perceber nos demais trechos da música, como em "And then the voices went away from me, somehow you set the wheels in motion that haunt our memories, you gave the boy a gun"/ "all at once the song I heard, or anyone, that need comfort from someone who cared to be not like you and unlike me" e finalmente em "You look our innocence beyound our stares, sometimes the only thing we counted on when no one else was there" os traços destas inquietações e falta de ajuste social que perturba o personagem. Num certo sentido, todos (na visão de Holden) se identificam com esse medo de viver, se atirar, de entrar na vida social e agir nela. Então, essa fuga marcada pela angústia e a perda de si, os trazem problemas internos e psicológicos. Posso concluir que a inspiração mais do que literária, foi representativa para o momento de reclusão de AXL ROSE após o período frio de separação da banda, onde se dedicou a escrever letras e compor músicas sob um viés mais filosófico, emotivo, representativo. A marca do novo GUNS N' ROSES se caracteriza também pela perda, pela não aceitação, pelo receio da transformação e da nova proposta para o cenário musical desta segunda fase pessoal e profissional de William Bailey.

REFERÊNCIAS

Guns N' Roses: a história por trás da música Catcher in the RyeGuns N' Roses
A história por trás da música "Catcher in the Rye"

Guns N' Roses in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003- 2018. [consult. 2018-12-10 14:44:24].

(Entrevista com a Professora Maria Elisa Cevasco) Sobre o Apanhador no Campo de Centeio;

Fragmentos da letra retirados do álbum Chinese Democracy. Disponível também em
https://www.letras.mus.br/guns-n-roses/520476/traducao.html
https://open.spotify.com/artist/3qm84nBOXUEQ2vnTfUTTFC




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Axl Rose"Todas as matérias sobre "Guns N' Roses"


Duff McKagan: Advogados acabaram com o Guns e Velvet!Duff McKagan
"Advogados acabaram com o Guns e Velvet!"

Axl Rose: o Donald Trump do rock & roll, diz o próprioAxl Rose
O Donald Trump do rock & roll, diz o próprio


Freedom of Expression: o tema do Globo RepórterFreedom of Expression
O tema do Globo Repórter

Iron Maiden: Rachel Sheherazade é uma grande fã da bandaIron Maiden
Rachel Sheherazade é uma grande fã da banda


Sobre Higo do Vale Paiva Cardoso

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280