Grunge: quem realmente abriu a porta para o gênero entrar?
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 15 de maio de 2018
Em 1991, o rock tradicional se tornara completamente previsível, esgotado e obsoleto - especialmente dentro do reino do hard rock e do heavy metal. Parecia que se você curtisse o orgulhoso rock'n roll, você seria dividido em 02 facções: glam/hair metal (GUNS N'ROSES, BON JOVI, MOTLEY CRUE, POISON e etc) ou heavy/thrash metal (METALLICA, MEGADETH, SLAYER, ANTHRAX e etc).
Mas para os ouvintes da rádio universitária e telespectadores da MTV, havia algo borbulhando sob a superfície do mainstream - bandas que obviamente estudaram os seus discos do BLACK SABBATH e LED ZEPPELIN - mas que estavam abertos a uma variedade de outros estilos, especialmente o punk rock.
Olhando para trás, é fácil dizer: "Um dia, as bandas WARRANT, SLAUGHTER e WINGER foram os grupos top do rock. No dia seguinte, foi o NIRVANA, PEARL JAM, ALICE IN CHAINS e SOUNDGARDEN", mas isso não é o caso, queridos leitores. A saber, bandas como RED HOT CHILI PEPPERS, FISHBONE, FAITH NO MORE, PIXIES, JANE'S ADDICTION, LIVING COLOUR, PRIMUS, MINISTRY, NINE INCH NAILS e SONIC YOUTH, entre outras, ajudaram a abrir caminho para a grande corrida grunge do ouro em 1991.
Então, se você estava procurando um rock'n roll que não fosse tão previsível quanto o que a rádio convencional e a MTV estavam vendendo, havia outras opções disponíveis se você cavasse um pouco mais fundo.
Com essas bandas abrindo a trilha, o palco e os holofotes estavam prontos. Um precursor do que estava por vir ocorreu durante o verão de 1991, quando o ALICE IN CHAINS estreou na MTV com o seu hino sombrio do hit "Man in The Box" (lançado em seu 1º álbum de estúdio, "Facelift", 1990). O single fez com que esse álbum - já lançado há quase 01 ano na época - caísse no top 40 das paradas e eventualmente obtendo certificação de platina graças as turnês abertas, acompanhando bandas gigantes como SLAYER, MEGADETH e ANTHRAX (como parte da turnê Clash of The Titans) e o VAN HALEN - todos introduzindo essa pequena banda de Seattle que poderia um dia também contar com uma audiência massiva.
No outono de 1991, parecia que uma nova banda de rock, interessante e original, estava sendo descoberta a cada semana. Entre os grupos que lideraram a disputa, além do ALICE IN CHAINS, estavam 03 bandas também de Seattle: NIRVANA com o disco "Nevermind" (2º álbum, 1991); PEARL JAM com o disco "Ten" (1º álbum, 1991); e SOUNDGARDEN com o disco "Badmotorfinger" (3º álbum, 1991).
Um pico fora do gráfico, comparável aos passados movimentos musicais do rock como o rockabilly dos anos 50, a invasão britânica dos anos 60, o hard rock no final dos anos 60 para 70 e o punk rock no final dos anos 70, a revolta grunge mostrou mais uma vez que quando vários artistas compartilham os mesmos ideais e abordagens de uma maneira natural e orgânica (embora não tenham medo de falar o que pensam sem perder a originalidade), eles podem ir além da música, influenciando toda uma sociedade.
Em outras palavras, eles podem causar um ajuste na moda, outras formas de arte e até novas visões e opiniões políticas.
Mas, assim como com os outros movimentos musicais, uma vez que a onda inicial das bandas grunge rompeu a grade comercial, as grandes gravadoras logo começaram a assinar com grupos que eram pálidas imitações dos seus criadores, e com o surgimento dos 04 grandes de Seattle, surgiu o que pode ser descrito como o "uniforme grunge", com uma combinação de camisas de flanela, jeans rasgados, tênis e bermudas de skate (ou botas) e jaquetas dignas de brechós.
Muitos dos principais estilistas e donos de lojas de roupas perceberam o que estava acontecendo...
Quando será que o próximo grupo de artistas que estão fartos do mainstream, irão decidir se posicionar, se unir e desenvolver abordagens novas e originais que reflitam as suas próprias personalidades e a região de onde provêm?
Ainda estamos esperando pacientemente…
O site Rock in The Head havia publicado uma matéria em sintonia com essa reportagem que você acabou de ler. Para conferir, é só clicar no link abaixo:
Grunge: a partir do gênero, como foi e para onde irá a história do rock?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
O estúdio onde lendas do rock gravaram discos históricos - e que vulcão destruiu
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
A banda que "nocauteou" Ray Manzarek, do The Doors; "Acho que era minha favorita"
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify

O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Como Kurt Cobain teve a ideia de escrever "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana
A curiosa diferença entre Nirvana e Soundgarden no começo da carreira
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
A banda favorita de Kurt Cobain e de Noel Gallagher ao mesmo tempo
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Os 5 melhores álbuns de grunge de todos os tempos, segundo Andre Barcinski
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso


