Grunge: quem realmente abriu a porta para o gênero entrar?
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 15 de maio de 2018
Em 1991, o rock tradicional se tornara completamente previsível, esgotado e obsoleto - especialmente dentro do reino do hard rock e do heavy metal. Parecia que se você curtisse o orgulhoso rock'n roll, você seria dividido em 02 facções: glam/hair metal (GUNS N'ROSES, BON JOVI, MOTLEY CRUE, POISON e etc) ou heavy/thrash metal (METALLICA, MEGADETH, SLAYER, ANTHRAX e etc).
Mas para os ouvintes da rádio universitária e telespectadores da MTV, havia algo borbulhando sob a superfície do mainstream - bandas que obviamente estudaram os seus discos do BLACK SABBATH e LED ZEPPELIN - mas que estavam abertos a uma variedade de outros estilos, especialmente o punk rock.
Olhando para trás, é fácil dizer: "Um dia, as bandas WARRANT, SLAUGHTER e WINGER foram os grupos top do rock. No dia seguinte, foi o NIRVANA, PEARL JAM, ALICE IN CHAINS e SOUNDGARDEN", mas isso não é o caso, queridos leitores. A saber, bandas como RED HOT CHILI PEPPERS, FISHBONE, FAITH NO MORE, PIXIES, JANE'S ADDICTION, LIVING COLOUR, PRIMUS, MINISTRY, NINE INCH NAILS e SONIC YOUTH, entre outras, ajudaram a abrir caminho para a grande corrida grunge do ouro em 1991.
Então, se você estava procurando um rock'n roll que não fosse tão previsível quanto o que a rádio convencional e a MTV estavam vendendo, havia outras opções disponíveis se você cavasse um pouco mais fundo.
Com essas bandas abrindo a trilha, o palco e os holofotes estavam prontos. Um precursor do que estava por vir ocorreu durante o verão de 1991, quando o ALICE IN CHAINS estreou na MTV com o seu hino sombrio do hit "Man in The Box" (lançado em seu 1º álbum de estúdio, "Facelift", 1990). O single fez com que esse álbum - já lançado há quase 01 ano na época - caísse no top 40 das paradas e eventualmente obtendo certificação de platina graças as turnês abertas, acompanhando bandas gigantes como SLAYER, MEGADETH e ANTHRAX (como parte da turnê Clash of The Titans) e o VAN HALEN - todos introduzindo essa pequena banda de Seattle que poderia um dia também contar com uma audiência massiva.
No outono de 1991, parecia que uma nova banda de rock, interessante e original, estava sendo descoberta a cada semana. Entre os grupos que lideraram a disputa, além do ALICE IN CHAINS, estavam 03 bandas também de Seattle: NIRVANA com o disco "Nevermind" (2º álbum, 1991); PEARL JAM com o disco "Ten" (1º álbum, 1991); e SOUNDGARDEN com o disco "Badmotorfinger" (3º álbum, 1991).
Um pico fora do gráfico, comparável aos passados movimentos musicais do rock como o rockabilly dos anos 50, a invasão britânica dos anos 60, o hard rock no final dos anos 60 para 70 e o punk rock no final dos anos 70, a revolta grunge mostrou mais uma vez que quando vários artistas compartilham os mesmos ideais e abordagens de uma maneira natural e orgânica (embora não tenham medo de falar o que pensam sem perder a originalidade), eles podem ir além da música, influenciando toda uma sociedade.
Em outras palavras, eles podem causar um ajuste na moda, outras formas de arte e até novas visões e opiniões políticas.
Mas, assim como com os outros movimentos musicais, uma vez que a onda inicial das bandas grunge rompeu a grade comercial, as grandes gravadoras logo começaram a assinar com grupos que eram pálidas imitações dos seus criadores, e com o surgimento dos 04 grandes de Seattle, surgiu o que pode ser descrito como o "uniforme grunge", com uma combinação de camisas de flanela, jeans rasgados, tênis e bermudas de skate (ou botas) e jaquetas dignas de brechós.
Muitos dos principais estilistas e donos de lojas de roupas perceberam o que estava acontecendo...
Quando será que o próximo grupo de artistas que estão fartos do mainstream, irão decidir se posicionar, se unir e desenvolver abordagens novas e originais que reflitam as suas próprias personalidades e a região de onde provêm?
Ainda estamos esperando pacientemente…
O site Rock in The Head havia publicado uma matéria em sintonia com essa reportagem que você acabou de ler. Para conferir, é só clicar no link abaixo:
Grunge: a partir do gênero, como foi e para onde irá a história do rock?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Como Charlie Benante conseguiu sua vaga no Anthrax, segundo Scott Ian
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
Quando Axl Rose deixou os Rolling Stones plantados esperando por três horas
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
A opinião de Chitãozinho sobre as letras do RPM e a fase solo de Paulo Ricardo
Por que o Pink Floyd recusou proposta de US$ 250 milhões por reunião?
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti


Os 5 melhores álbuns de grunge dos anos 1980, segundo a Loudwire
Nirvana: o grito de Kurt a plenos pulmões em "Where Did You Sleep Last Night"
A curiosa relação entre Led Zeppelin e Nirvana feita por Malcolm Young
Como uma brincadeira entre Michael Stipe e Kurt Cobain foi parar em sucesso do R.E.M.
A música do Guns N' Roses em que Axl Rose queria algo de "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Como Kurt Cobain teve a ideia de escrever "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


