Titãs: O carnaval Vestidos de Espaço
Por Windson Alves
Postado em 07 de outubro de 2017
Esse foi um projeto musical criado pelo Titãs, que queriam brincar com o carnaval. O na época octeto paulista sempre foi enaltecido por sua criatividade nas canções compostas.
Eles criaram duas marchinhas de carnaval com letras fortes, mas não queriam vender as canções como Titãs. Para isso eles resolveram chamar para o projeto a Paula Toller (vocalista do Kid Abelha) e o escritor Jorge Mautner, além é claro do produtor Liminha. As duas faixas foram gravadas no estúdio do citado Liminha, o Nas Nuvens, no Rio de Janeiro.
Vídeo feito por Branco Mello na gravação de A Marcha do Demo:
O nome do projeto vem do seguinte fato das duas canções terem sido gravadas em um disco de vinil. A ideia inicial seria um compacto (disco de vinil em tamanho pequeno), mas o mesmo deixou de ser fabricado no Brasil em meados de 1986. Presente no lado a, Pipi Popô durava cerca de 1:25, enquanto que A Marcha do Demo estava no lado b e durava 2:57. O espaço entre as faixas e o limite que o leva a proximidade da estampa onde vem escrito os créditos do artista e a logomarca da gravadora eram maiores do que de um LP com várias faixas. Dai veio o nome Vestido de Espaço, cujo disco foi lançado no fim de 1988.
Mais um vídeo de Branco Mello, dessa vez de Pipi Popô. Ambas extraídas do documentário A Vida Até Parece Uma Festa (2008):
O que poucas pessoas sabem é que a canção Pipi Popô dá nome a uma praça localizada no polo industrial a Pavuna, bairro do subúrbio carioca. Nessa praça havia um baile de carnaval e quando ela começou a ser executada pela primeira vez em 89 os foliões adoraram e pediam pro DJ toca-la sem parar. O citado DJ resolveu gravar por três vezes seguidas Pipi Popô em uma fita K7 para executa-la, ai depois partia para outras canções e meia hora depois voltava a executar a trinca do Pipi Popô. Por conta disso a praça antes sem nome passou a ser chamada simbolicamente de Pipi Popô pelos moradores da Pavuna, mesmo não tendo mais baile de carnaval desde 2002.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
A pior faixa de encerramento de um disco do Metallica, segundo o Loudwire
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O "pior músico" que Paul McCartney disse que os Beatles já tiveram
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
O disco do Rush que Geddy Lee diz ter sido o momento mais frustrante da banda
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
O disco gravado por banda de metal extremo que decepcionou Max Cavalera
Paulo Baron revela bastidores da volta do Twisted Sister com Sebastian Bach
Com 142 atrações, Aftershock Festival confirma cast para 2026

O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince adorou quando ouviu
O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
Titãs - a boa música de uma frase só
Nando Reis é fã de aniversários, mas não curte cantar "Parabéns a Você"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte


