Oasis e Blur: A Batalha do Britpop

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por André Garcia, Fonte: Camarada Garcia em Medium.com
Enviar correções  |  Ver Acessos

A cena musical britânica no começo dos anos 90 era dominada por bandas de rock americanas e parecia estagnada até 1994. Nesse ano a Inglaterra foi virada do acesso quando o Britpop, que até então era underground, se tornou mainstream com Blur e Oasis subitamente atingindo o estrelato com os instantaneamente aclamados álbuns Parklife e Definitely Maybe.

Resenha - Why Me? Why Not - Liam GallagherKeith Richards: colocando Justin Bieber em seu devido lugar

Durante meses as duas bandas esbanjaram confiança e parecia que nada seria capaz de detê-las. O clima era de celebração e Oasis e Blur exaltavam um ao outro como aliados vitoriosos numa batalha impossível. Mas ao longo de 1995 a competitividade por prêmios, atenção da mídia e paradas de sucesso azedou a relação e, assim, de aliados se tornaram adversários.

A mídia inglesa, famosa por tabloides e paparazzi inescrupulosos, percebeu a oportunidade e jogou lenha na fogueira, transformando tudo em competição e ressaltando e inflamando o antagonismo entre as bandas: os roqueiros contra os intelectuais; os baderneiros contra os bons moços; Manchester City contra Chelsea; Manchester contra Londres; norte contra sul; classe trabalhadora contra classe média. Tanto Oasis quanto Blur morderam a isca e, assim, de adversários se tornaram inimigos. Os dois lados entraram de cabeça numa verdadeira guerra verbal travada através da mídia, que adorava aquilo e lucrava uma nota preta estampando tudo nas manchetes.

No entanto, o circo realmente pegou fogo mesmo quando o Blur anunciou a data de lançamento do single Country House e, logo depois, o Oasis anunciou que lançaria o single Roll With It uma semana antes. O Blur, convencido de que aquilo era um golpe baixo para impedir a banda de chegar ao topo das paradas, passou a data de lançamento para o mesmo dia do Oasis. Assim o dia 14 de agosto foi chamado de A Batalha do Britpop.

Para as bandas (e suas equipes de marketing) aquilo gerou uma enorme pressão e um grande desgaste. Já para a mídia aquilo foi maravilhoso: um duelo de titãs (cada um com uma legião de fãs) a ser diariamente explorado. Os tabloides simplesmente piraram e durante semanas os telejornais focavam tanto naquela disputa que deixavam em segundo plano notícias como a volta de Mike Tyson aos ringues e Saddam Hussein e produção de armas nucleares. E assim foi até a chegada do Dia D, quando o clima nas ruas era de guerra e para os fãs ir até a loja comprar um dos singles foi como votar.

O resultado foi uma vitória por 274 mil cópias a 216 mil para o Blur. O Oasis, nada contente com a derrota, considerou uma trapaça o Blur ter lançado, sem qualquer aviso, o single em duas versões diferentes e custando metade do preço tradicional. No mês seguinte Noel Gallagher declarou numa entrevista que desejava que o vocalista e o baixista do Blur pegassem AIDS e morressem.

No entanto, embora o Blur tenha vencido a batalha, perdeu a guerra. 1996 foi dominado pelo Oasis, que não só arrasou com o lançamento de (What's the Story) Morning Glory, seu segundo álbum, como ainda conquistou sucesso mundial com Wonderwall e realizou o maior show já feito (até então) em Knebworth, onde tocou para 250 mil pessoas em dois dias.

Já em 1997 o aguardadíssimo novo disco do Oasis, Be Here Now, foi considerado uma decepção e o do Blur, auto intitulado, se afastou da esperada sonoridade Britpop. Depois dali tudo mudou, já que o público inglês e a mídia já estavam mais interessados em outras coisas, como Radiohead e Spice Girls. Na década seguinte o Blur seria deixado de lado em função do Gorillaz enquanto o Oasis jamais recuperaria a popularidade de sua era de ouro.

Nos últimos anos a paz foi declarada com os irmãos Gallagher e Albarn trocando declarações elogiosas e selada com Noel e Damon, os cabeças do Oasis e do Blur, realizando colaborações musicais.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Oasis"Todas as matérias sobre "Blur"


Resenha - Why Me? Why Not - Liam Gallagher

Rock in Rio: Foo Fighters usa foto de Noel Gallagher em bumbo da bateriaRock in Rio
Foo Fighters usa foto de Noel Gallagher em bumbo da bateria

Pop Reverso: crítica do novo álbum de Liam Gallagher (vídeo)Em 21/09/1972: nascia Liam Gallagher, vocalista do OasisLiam Gallagher: ex-vocal do Oasis lança segundo álbum solo, Why Me? Why NotResenha - Why Me? Why Not - Liam GallagherLiam Gallagher: novo single "One of Us" é sobre ''família''

Oasis: Noel Gallagher se vinga e pede o fim do Foo Fighters em showOasis
Noel Gallagher se "vinga" e pede o fim do Foo Fighters em show

Foo Fighters: banda faz campanha para volta do Oasis e diz estar tentando reuniãoFoo Fighters
Banda faz campanha para volta do Oasis e diz estar "tentando" reunião

Metallica: Lars Ulrich conta como trabalhou para o Oasis uma vezMetallica
Lars Ulrich conta como trabalhou para o Oasis uma vez

Capas clássicas: os locais onde foram feitas nos dias de hojeCapas clássicas
Os locais onde foram feitas nos dias de hoje

Anos 90: em vídeo, 10 músicas de Rock que marcaram a décadaAnos 90
Em vídeo, 10 músicas de Rock que marcaram a década


Keith Richards: colocando Justin Bieber em seu devido lugarKeith Richards
Colocando Justin Bieber em seu devido lugar

Musas do Metal: confira as 10 mais lindas atualmenteMusas do Metal
Confira as 10 mais lindas atualmente

Steve Perry: 5 fatos curiosos sobre o ex-vocalista do JourneySteve Perry
5 fatos curiosos sobre o ex-vocalista do Journey

Metal Sucks: Top 25 vocalistas do metal modernoMetal Sucks
Top 25 vocalistas do metal moderno

Edu Falaschi: os dez vocalistas brasileiros preferidos deleEdu Falaschi
Os dez vocalistas brasileiros preferidos dele

Metallica: várias releituras diferentes de Master of PuppetsMetallica
Várias releituras diferentes de "Master of Puppets"

Twitter: Alice Cooper, Blink-182 e Green Day reagem a mensagens de hatersTwitter
Alice Cooper, Blink-182 e Green Day reagem a mensagens de haters


Sobre André Garcia

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336|adClio336