RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

John Dolmayan, baterista do System Of A Down, quer ajudar fãs que não puderem ir aos shows

Dave Mustaine não tinha planos de se tornar vocalista do Megadeth

The Beatles, agora e então: Como assim ainda se fala de Beatles?

Produtor de longa data do Black Sabbath revela os segredos do timbre da guitarra de Tony Iommi

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

A reação de seu advogado após guitarrista recusar cargo de guitarrista de Ozzy Osbourne

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

Primeira música escrita por Steve Harris tinha título "horrível" e virou faixa de "Killers"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis


Comitiva
Stamp

Oasis e Blur: A Batalha do Britpop

Por André Garcia
Fonte: Camarada Garcia em Medium.com
Postado em 25 de agosto de 2017

A cena musical britânica no começo dos anos 90 era dominada por bandas de rock americanas e parecia estagnada até 1994. Nesse ano a Inglaterra foi virada do acesso quando o Britpop, que até então era underground, se tornou mainstream com Blur e Oasis subitamente atingindo o estrelato com os instantaneamente aclamados álbuns Parklife e Definitely Maybe.

Oasis - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Durante meses as duas bandas esbanjaram confiança e parecia que nada seria capaz de detê-las. O clima era de celebração e Oasis e Blur exaltavam um ao outro como aliados vitoriosos numa batalha impossível. Mas ao longo de 1995 a competitividade por prêmios, atenção da mídia e paradas de sucesso azedou a relação e, assim, de aliados se tornaram adversários.

A mídia inglesa, famosa por tabloides e paparazzi inescrupulosos, percebeu a oportunidade e jogou lenha na fogueira, transformando tudo em competição e ressaltando e inflamando o antagonismo entre as bandas: os roqueiros contra os intelectuais; os baderneiros contra os bons moços; Manchester City contra Chelsea; Manchester contra Londres; norte contra sul; classe trabalhadora contra classe média. Tanto Oasis quanto Blur morderam a isca e, assim, de adversários se tornaram inimigos. Os dois lados entraram de cabeça numa verdadeira guerra verbal travada através da mídia, que adorava aquilo e lucrava uma nota preta estampando tudo nas manchetes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

No entanto, o circo realmente pegou fogo mesmo quando o Blur anunciou a data de lançamento do single Country House e, logo depois, o Oasis anunciou que lançaria o single Roll With It uma semana antes. O Blur, convencido de que aquilo era um golpe baixo para impedir a banda de chegar ao topo das paradas, passou a data de lançamento para o mesmo dia do Oasis. Assim o dia 14 de agosto foi chamado de A Batalha do Britpop.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Para as bandas (e suas equipes de marketing) aquilo gerou uma enorme pressão e um grande desgaste. Já para a mídia aquilo foi maravilhoso: um duelo de titãs (cada um com uma legião de fãs) a ser diariamente explorado. Os tabloides simplesmente piraram e durante semanas os telejornais focavam tanto naquela disputa que deixavam em segundo plano notícias como a volta de Mike Tyson aos ringues e Saddam Hussein e produção de armas nucleares. E assim foi até a chegada do Dia D, quando o clima nas ruas era de guerra e para os fãs ir até a loja comprar um dos singles foi como votar.

O resultado foi uma vitória por 274 mil cópias a 216 mil para o Blur. O Oasis, nada contente com a derrota, considerou uma trapaça o Blur ter lançado, sem qualquer aviso, o single em duas versões diferentes e custando metade do preço tradicional. No mês seguinte Noel Gallagher declarou numa entrevista que desejava que o vocalista e o baixista do Blur pegassem AIDS e morressem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

No entanto, embora o Blur tenha vencido a batalha, perdeu a guerra. 1996 foi dominado pelo Oasis, que não só arrasou com o lançamento de (What’s the Story) Morning Glory, seu segundo álbum, como ainda conquistou sucesso mundial com Wonderwall e realizou o maior show já feito (até então) em Knebworth, onde tocou para 250 mil pessoas em dois dias.

Já em 1997 o aguardadíssimo novo disco do Oasis, Be Here Now, foi considerado uma decepção e o do Blur, auto intitulado, se afastou da esperada sonoridade Britpop. Depois dali tudo mudou, já que o público inglês e a mídia já estavam mais interessados em outras coisas, como Radiohead e Spice Girls. Na década seguinte o Blur seria deixado de lado em função do Gorillaz enquanto o Oasis jamais recuperaria a popularidade de sua era de ouro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Nos últimos anos a paz foi declarada com os irmãos Gallagher e Albarn trocando declarações elogiosas e selada com Noel e Damon, os cabeças do Oasis e do Blur, realizando colaborações musicais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air
Pierce The Veil


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre André Garcia

Sou redator e tradutor freelancer e escritor, autor do livro de contos Liber IMP. Ouço rock desde pequeno, leio coisas sobre bandas desde sempre e escrevo sobre ela já tem anos. Cresci como fã de Iron Maiden e paladino do rock, mas já me tratei. Hoje sou fã de nomes como Beatles, David Bowie, The Cure, Kraftwerk e Velvet Underground, e de cenas como a Londres psicodélica, a Nova Iorque proto-punk e a Manchester pós-punk. Escrevo notas e notícias rápidas para o Whiplash.Net visando compartilhar conteúdo relevante sobre música e cultura pop.
Mais matérias de André Garcia.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS