Rock: dez grandes documentários do gênero

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por André Garcia, Fonte: André Garcia no Medium
Enviar correções  |  Ver Acessos

Existem muitos grandes documentários que contam partes da história do rock. Apesar do título, esse Top 10 não é uma lista dos melhores ou mais importantes e sim uma de alguns dos inúmeros que vale muito a pena assistir.

Brian May: "eu não sabia que Freddie era Gay"Metallica: Perguntas, respostas e curiosidades diversas

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No Direction Home: Bob Dylan - Martin Scorcese (2005)
Uma trajetória que foi de músico promissor de Nova Iorque até o estrelato interrompido por um acidente motociclístico quase fatal, passando por dias de herói da contracultura, ícone da música folk e vaias de fãs que se sentiam traídos. Isso tudo foi apenas os cinco primeiros anos da carreira do Bob Dylan e é justamente esse tumultuado período que o documentário cobre.

The Beatles: Eight Days A Week - The Touring Years - Ron Howard (2016)
Diferentemente dos outros documentários já existentes sobre os quarto rapazes de Liverpool, esse foca na insanidade que eram as turnês da banda. Com shows que se tornavam cada vez maiores e mais absurdos e caóticos a cada ano, a vida da banda na estrada chegou ao limite em 1966, quando eles decidiram abandonar os palcos para se dedicar apenas a gravar discos.

David Bowie: The Last Five Years - Francis Whately (2017)
Após ter um ataque cardíaco durante um show, em 2004, David Bowie abandonou os palcos e viveu o resto de sua vida de forma discreta e reclusa, raramente fazendo aparições públicas ou dando entrevistas. O documentário joga luz sobre essa fase obscura, principalmente os seus últimos cinco anos, período de criação de seus dois últimos álbuns (The Next Day e Blackstar) e um musical para a Broadway (Lazarus).

Titãs - A Vida até Parece uma Festa - Branco Melo e Oscar Rodrigues (2009)
Branco Melo, vocalista do Titãs, desde a década de 80 filmou a rotina de shows, gravações, viagens e farra da banda. Na década passada ele compilou todo aquele material e o resultado foi esse filme, que é um retrato, de dentro para fora, de um grupo de amigos vivendo um sonho juntos.

The Pink Floyd and Syd Barrett Story - John Edginton (2003)
Todo mundo conhece Pink Floyd, mas muitos desconhecem a trágica história de Syd Barrett, guitarrista, vocalista e líder visionário nos primórdios da banda. Um jovem promissor que teve sua trajetória interrompida pela manifestação de um quadro esquizofrênico, que o levou a ser retirado do Pink Floyd num momento de ascensão e, poucos anos depois, abandonar a carreira musical.

Danny Says - Brendan Toller (2015)
Danny Fields é uma figura de grande importância na cena proto punk americana por ter ajudado a revelar bandas seminais, como Velvet Underground, The Doors, MC5, Stooges e Ramones. Esse documentário fala de sua vida em meio a essas bandas e é repleto de histórias inacreditáveis testemunhadas pelo próprio.

Keith Richards: Under the Influence - Morgan Neville (2015)
A carreira e a vida pessoal do lendário guitarrista do Rolling Stones são postas de lado nesse documentário, que se restringe à música. Keith Richards recorda sua relação com o blues, seus mergulhos pelo folk, country e reggae, encontros com seus mestres e tudo aquilo que contribuiu para que ele se tornasse o que é.

Loki - Arnaldo Baptista - Paulo Henrique Fontenelle (2008)
Esse documentário, recheado de material raro e inédito, conta a história do louco e brilhante líder d'Os Mutantes. O filme vai desde a era de ouro da banda até seu retorno, em 2006, passando pelo casamento com Rita Lee (e seu fim), transtornos psiquiátricos, carreira solo irregular, problemas com drogas, internação e tentativa de suicídio.

Neil Young: Don't Be Denied - Ben Whalley (2009)
Faz um resumo da longa, versátil e polêmica carreira do músico canadense. Embora não seja aprofundado, consegue eficientemente dar uma visão geral de seus altos e baixos e mostrar a forma como Neil Young enxerga a música, a arte e sua carreira.

A Todo Volume - Davis Guggenheim (2008)
Aqui os guitarristas Jack White, The Edge e Jimmy Page, do White Stripes, U2 e Led Zeppelin, respectivamente, se encontram para contar suas histórias, falar sobre suas relações com a guitarra e, claro, tocar rock. O documentário mergulha na abstração desses três brilhantes e distintos músicos, cuja soma das trajetórias conta a história do rock.

Menções honrosas

Beware of Mr. Baker - Jay Bulger (2012)
Conta a história de um dos maiores bateristas de todos os tempos, Ginger Baker, do Cream e do Blind Faith. Ele, que viveu com a mesma loucura e fúria com que tocava, deixou um rastro de (auto) destruição por onde passou e acabou vivendo recluso na África.

Supersonic - Mat Whitecross (2016)
Olhar aprofundado sobre a ascensão relâmpago do Oasis, que foi de uma banda desconhecida dos conjuntos habitacionais de Manchester até seu auge em Knebworth, onde tocou para 250 mil pessoas em dois shows. Tudo isso em apenas quatro anos.

Gimme Danger - Jim Jarmusch (2016)
Recheado de imagens raras e inéditas, esse filme mergulha na loucura e selvageria de Iggy Pop e do Stooges, percursores do punk e uma das bandas mais influentes do rock.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Matérias

Brian May: eu não sabia que Freddie era GayBrian May
"eu não sabia que Freddie era Gay"

Metallica: Perguntas, respostas e curiosidades diversasMetallica
Perguntas, respostas e curiosidades diversas


Sobre André Garcia

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280