Marty Friedman: "Eu odeio profundamente ser chamado de fritador"
Por Carol Maiden
Fonte: BraveWords
Postado em 02 de agosto de 2017
Shredding é o termo utilizado para o estilo de tocar guitarra que da ênfase à velocidade e técnica, principalmente no uso frequente das técnicas de fast picking, legatos, sweep-picking e tapping.
O guitarrista Marty Friedman, falou recentemente com a Guitar World (entre várias perguntas) sobre seu ódio pelo termo "shredder" (ou em bom português, fritador). Perguntado se ele se importava em ser chamado disso, ele respondeu: "Eu não sou um fritador. Esse é um termo bosta e eu odeio ter sido chamado disso. Um fritador, pelo menos na minha opinião, é um cara que toca uma merda sem sentido o tempo todo. São os caras que ficam na garagem da casa do amigo tocando insanamente rápido. Olhando, isso parece tão incrivelmente legal, com os dedos flutuando no braço da guitarra, mas escutando, se você fechar os olhos e realmente escutar, o que você ouve é uma pilha de merda. Vocês sabem do que estou falando."
Marty Friedman - Mais Novidades
Ele segue: "Eu imploro a todos vocês que, não percam tempo ficando impressionados com dedos e sim com a forma como a música que você está ouvindo faz você se sentir. Ouça e interprete os diferentes significados da música, porque ela soa diferente para cada pessoa que toca. Eu não tenho o direito de dizer que o termo "fritador" é bom ou ruim. Se você gosta de fazer isso e você pensa 'Eu sou uma máquina, sou foda' então ta ótimo! Aparentemente desde que estive fora dos EUA, esse termo assumiu diferentes significados e não tenho mais certeza do que isso representa hoje em dia (se a referência é apenas ao pessoal que fica la fazendo mil notas por minuto ou se isso virou elogio a quem tem técnica apurada). Eu só sei que o termo e ao que ele me remete, me deixa puto. De verdade."
O novo álbum de Marty, Wall Of Sound, será lançado nessa sexta feira, dia 4 de agosto. Confira uma das faixas do álbum chamada "Sorrow And Madness" com a participação do guitarrista Jinxx da banda Black Veil Brides:
No vídeo abaixo, Friedman mostra seu novo modelo signature Jackson MF-1. Entre cenas em que ele demonstra sua guitarra, ele fala sobre sua decisão de retornar a Jackson. Além disso, o vídeo possui clipes de músicas do disco Wall Of Sound e trechos de shows. (O vídeo esta em inglês):
Comente: Você considera Marty um fritador?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Para Marty Friedman, Nick Menza foi uma das razões para o sucesso do Megadeth
As 10 melhores músicas do Anthrax com John Bush nos vocais, segundo o Metal Sucks
A divergência entre Max Cavalera, Jack Black e Michael Sweet sobre o grunge
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
As últimas músicas tocadas por 15 bandas de rock e metal que não fazem mais shows
Como AC/DC e Angus Young ajudaram Dave Mustaine a criar solo de "Holy Wars"
Por que o Led Zeppelin nunca alcançou a popularidade dos Beatles, segundo John Paul Jones
"Blackstar", de David Bowie, é incluída em lista das músicas mais tristes do século XXI
Ringo Starr teve sua carreira arruinada após os Beatles lhe darem uma música
A banda influenciada pelo Iron Maiden que Bruce Dickinson elegeu como sua favorita

O que "Tornado of Souls" tem em comum com "Stairway to Heaven", segundo Friedman
Marty Friedman admite ter pisado na bola em saída do Megadeth
Como "Leave Home", dos Ramones, mudou a vida do guitarrista Marty Friedman
Para Marty Friedman, Elvis Presley é uma "figura divina"


