Marty Friedman reconhece que pisou na bola quando saiu do Megadeth
Por João Renato Alves
Postado em 02 de fevereiro de 2025
Quando Marty Friedman deixou o Megadeth, na virada do século, foi o golpe definitivo na formação mais bem-sucedida na banda – que já havia perdido o baterista Nick Menza pouco tempo antes. Por muitos anos, embora Dave Mustaine negue atualmente, uma mágoa foi cultivada.
Em entrevista à rádio WRIF, de Detroit (EUA), o guitarrista explicou o motivo de falar sobre o rompimento em sua biografia, "Dreaming Japanese", lançada ano passado. Ele declarou, conforme repercussão do Blabbermouth:
Megadeth - Mais Novidades
"Nunca realmente falei sobre isso porque uma vez que deixei o Megadeth, parei de dar entrevistas sobre a banda completamente. Fiz uma cláusula em qualquer contrato tendo a ver com uma aparição ao vivo dizendo: 'Você não pode mencionar o Megadeth no letreiro ou no anúncio ou na manchete ou em qualquer coisa.' Fiz isso por 23 anos. Mas em uma autobiografia, essa é uma grande parte da minha história. Então, agora é hora de falar sobre as coisas que realmente aconteceram em detalhes, com honestidade, com respeito àquele período de tempo, às pessoas na banda e ao redor dela. Falo sobre nossos empresários, nossa equipe e, claro, os membros e meus relacionamentos com eles."
A seguir, Marty reconheceu que pisou na bola quando deixou o grupo, embora mantenha que foi uma atitude necessária. "Eu não deixei a banda nos melhores termos e meio que... eu não quero dizer 'ferrei a banda', mas não foi uma coisa muito legal o que fiz. Claro, não tive absolutamente nenhuma escolha, e você verá o porquê no livro. Mas me sinto muito mal pela maneira como deixei a banda e a situação em que os deixei. Não há desculpas para o que fiz, mas não tinha como acontecer de outra forma. As coisas acontecem e foi isso que aconteceu."
Passado o tempo e tendo se tornado uma superestrela no Japão, Friedman fica feliz que o episódio tenha sido superado, como as recentes reuniões nos palcos do Budokan (Tóquio) e Wacken Open Air demonstraram. "Definitivamente não é algo que me deixa feliz. Mas, claro, estou muito feliz por ter deixado a banda e ter conseguido fazer coisas que superaram em muito meu tempo com eles, assim como o grupo fez coisas maravilhosas na minha ausência. Acho que todo mundo saiu ganhando. Mas naquele período, não foi legal para ninguém, e acho que é isso que torna a leitura interessante. Acho que as pessoas vão ter uma versão definitiva do tema, vão saber os porquês, os quem e todo o resto."
Marty Friedman vem ao Brasil na metade do ano para uma série de shows ao lado de Kiko Loureiro. Eis as datas confirmadas:
30/05 - Recife/PE (Clube Internacional)
31/05 - Fortaleza/CE (Armazém)
01/06 - Belém/PA (Music Park)
04/06 - Belo Horizonte/MG (Mister Rock)
06/06 - Rio de Janeiro/RJ (Sacadura 154)
07/06 - São Paulo/SP (Tokio Marine Hall)
08/06 - Curitiba/PR (Ópera de Arame)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jessica Falchi critica sexualização da mulher na guitarra: "Não me verão tocando de biquíni"
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Fãs de Angra reagem ao anúncio de fim da pausa; "Foi um sabor hiato"
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
Aquiles Priester quebra silêncio e revela por que aceitou reunião com Angra
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
G1 coloca banda de rock entre piores do Lollapalooza 2026: "Engatou a segunda e ficou"
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
Fabio Lione detona versão original de música do Angra: "Seria legal dizer que fiz 75% dessa"
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados


A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
A melhor música de "Peace Sells… But Who's Buying?", do Megadeth, segundo o Loudwire
Dave Mustaine homenageia o ator Chuck Norris, falecido nesta sexta-feira
"In My Darkest Hour", novo livro de Dave Mustaine, será lançado em setembro
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
A banda que mudou a história do Rock, mas bangers não podiam dizer que ouviam
Lars Ulrich: O motivo pelo qual o Big Four tocou "Am I Evil"


