Guitarpedia: A Pentatônica "Fusion" de Scott Henderson

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Thiago Mingues da Silva, Fonte: Blog Guitarpedia
Enviar correções  |  Ver Acessos

Um dos maiores guitarristas de nosso tempo, e um dos músicos de maior respeito entre os praticantes do instrumento, profissionais ou não, é o americano Scott Henderson.

Uruca: Os 9 mais azarados da história do RockSupergrupos: Os melhores e piores na opinião da Metal Hammer

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Segundo Pat Metheny, o guitarrista mais aclamado pelo Grammy (para saber mais sobre Metheny clique AQUI), Scott Henderson pode ser considerado um dos guitarristas mais injustiçados da história.

Clique no link abaixo e leia o que o próprio Metheny disse sobre Henderson.

http://www.patmetheny.com/qa/questionView.cfm?queID=156

Conheça o Guitarpedia, assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada, ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

O Mestre na Improvisação

Henderson é reconhecido mundialmente por ter criado uma carreira sólida mesclando, jazz, rock, blues e até country music em seu estilo único. Seria um daqueles guitarristas que tem seu nome associado à música chamada de Fusion.

Mas o que existe de mais impressionante e original em sua música com certeza são seus improvisos. Henderson para muitos é um dos principais improvisadores das seis cordas.

O Começo de Tudo

Nascido em 1954, Scott Henderson cresceu em uma época onde o blues-rock estava no seu auge. Seus anos musicais formativos tiveram lugar no sul da Flórida, onde ele tocou em diferentes clubes com várias bandas, tocando um pouco de tudo, desde Led Zeppelin até James Brown.

No início do seu aprendizado, Henderson foi influenciado por Jimmy Page, Jeff Beck, Hendrix Jimi, Ritchie Blackmore, e seu bluseiro favorito, Albert King.

Por mais que Henderson afirme ser um guitarrista de blues-rock, foi a influência do jazz que o levou a criar o estilo que hoje o identifica e lhe rende tantos frutos.

A Carreira Profissional

Scott estudou arranjo e composição na Florida Atlantic University, depois se mudou para Los Angeles em 1980, onde estudou no renomado Musician's Institute.

Nos anos seguintes Henderson excursionou e gravou com a Elektric Band de Chick Corea, o violinista Jean-Luc Ponty, e ficou feliz por ter a oportunidade de trabalhar por quatro anos com um de seus músicos favoritos, Joe Zawinul formador do grupo Weather Report. Scott gravou dois álbuns com o Zawinul Syndicate, "The Immigrants" e "Black Water".

Em 1984 Henderson formou a lendária banda Tribal Tech em parceria com o baixista Gary Willis, no qual gravaram dez álbuns aclamados pela crítica. A gravação mais recente é "Tribal Tech X" lançado em março de 2012.

Em 1991, Scott foi nomeado pela revista Guitar World como o principal guitarrista de jazz daquele ano, e em janeiro de 1992, ele foi novamente eleito o guitarrista de jazz número 1 na preferência popular, agora pela revista Guitar Player.

Utilize a Escala Pentatônica como Scott Henderson

Você que já não é mais um iniciante no mundo da guitarra, e já esta familiarizado com o Campo Harmônico Maior, irá entender o que está por trás do pensamento do mestre, que consegue transformar uma simples pentatônica menor, em licks que soam totalmente outside, dando uma cara "Fusion" para o seu improviso.

Repare no vídeo abaixo, que a idéia fundamental na abordagem de Henderson sobre os formatos da pentatônica menor, é trabalhar as suas sobreposições, baseadas nos acordes do campo harmônico maior.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Conheça o Guitarpedia, assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada, ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Scott Henderson"


Uruca: Os 9 mais azarados da história do RockUruca
Os 9 mais azarados da história do Rock

Supergrupos: Os melhores e piores na opinião da Metal HammerSupergrupos
Os melhores e piores na opinião da Metal Hammer


Sobre Thiago Mingues da Silva

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Cli336x280 CliIL Cli336x280