Dire Straits: a história por trás de "Sultans Of Swing"
Por Ivison Poleto dos Santos
Fonte: ultimateGuitar.com
Postado em 04 de junho de 2017
"Sultans of Swing" foi composta por Mark Knopfler e faz parte do primeiro álbum da banda. Embora tenha sido lançado em 1978, o álbum foi relançado em 1979, e estourou nas paradas norte-americanas e inglesas.
A história
Mark Knopfler tirou o conceito da música ao assistir um show horrível de uma banda em Ipswich em uma noite muito chuvosa. Ele entrou no pub onde uma banda horrorosa estava fechando o seu ato para uma plateia de bêbados que nem percebia o que estava acontecendo ao seu redor. A infeliz banda terminou seu show com o cantor falando sem uma certa ironia: "Goodnight and thank you. We are the Sultans of Swing."
Era comum para Mark Knopfler se inspirar em fatos do cotidiano para escrever as suas letras, mas isso foi se tornando cada vez mais difícil com a fama.
O instrumental de "Sultans of Swing" foi composto em um violão de aço com uma afinação aberta, porém Mark não achou que tinha ficado bom logo de início.
"Eu achei que tinha ficado infantil, mas logo quando comprei minha primeira Strat (Fender Stratocaster) em 1977, as coisas mudaram de figura, mesmo mantendo a letra inicial".
Há muitas referências interessantes na letra da música.
A parte "The band was playing Dixie double four time" se refere a um estilo popularizado por Django Reinhardt (e por Les Paul) onde a guitarra corre rápido seguida pelo baixo.
"Guitar George" e "Harry" são George Young e Harry Vander, guitarristas da banda The Easybeats.
Como geralmente acontece com músicas bastante populares, Mark Knopfler admite estar cansado dela pela sua massiva execução.
A música foi adicionada à lista 500 Songs that Shaped Rock and Roll (as 500 músicas que deram forma ao rock and roll) do The Rock and Roll Hall of Fame.
Ouça a música na versão de estúdio e na sua versão ao vivo mais conhecida contida no LP ao vivo 'Alchemy':
Comente: Conhecia a história?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Phil Collins revela estar sob cuidado de equipe de enfermeiros 24 horas por dia
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas


O álbum do Dire Straits que Mark Knopfler diz ter estourado por acidente
O álbum dos anos 80 que George Harrison disse estar acima dos outros; "boa música bem tocada"
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


