Punky Meadows: o guitarrista que recusou Kiss, Aerosmith e NY Dolls
Por Igor Miranda
Postado em 30 de maio de 2017
Nem todos conhecem o nome Punky Meadows. O guitarrista integrou a banda Angel, relativamente popular na década de 1970 por seu glam rock de pegada levemente progressiva e por todos os integrantes se vestirem de branco.
Além de seu trabalho com o Angel, Punky Meadows se destacou na mídia por ter dito que, entre as décadas de 1970 e 1980, foi convidado para integrar o Kiss, o Aerosmith e o New York Dolls. Ou seja: o músico é quase uma lenda do rock. Quase.
Em recentes entrevistas, Punky Meadows contou como quase se juntou a essas bandas. São histórias curiosas e não confirmadas pelo outro lado, mas que têm grandes chances de serem reais.
Punky Meadows no New York Dolls
A primeira proposta que Punky Meadows recusou foi a do New York Dolls. O músico conta que o empresário David Krebs (Aerosmith, Ted Nugent, AC/DC, Scorpions) o conheceu após ter gravado um disco com Mickie Jones (baixista do Angel) e Ralph Morman (que viria a ser o vocalista do Joe Perry Project).
O empresário gostava de Punky Meadows e disse que gostaria de contar com Mickie e ele no New York Dolls. O guitarrista, por sua vez, disse que recusou o convite porque estava com o Angel. Ele não especifica o ano do convite, mas pode ter sido em meados de 1975, quando teve início a derrocada dos Dolls.
Punky Meadows no Aerosmith
O convite para o Aerosmith também passa por David Krebs. O empresário trabalhava para os bad boys de Boston e, em 1979, convidou Punky para trabalhar com a banda após as saídas de Joe Perry e Brad Whitford.
Outra vez, Punky disse que recusou a proposta devido ao Angel. Na época, a banda estava próxima do fim de suas atividades - encerradas em definitivo no ano de 1980 -, mas o guitarrista planejava um retorno do grupo, com outra formação, ao lado do tecladista Gregg Giuffria.
No fim das contas, a retomada do Angel não deu certo e Perry e Whitford foram substituídos por Jimmy Crespo e Rick Dufay, respectivamente.
Punky Meadows no Kiss
O convite do Kiss tem um tom mais curioso. O Angel integrava o cast da Casablanca Records, mesma gravadora dos mascarados. E a ideia de seu dono, Neil Bogart, era que o Angel se tornasse uma "versão boazinha" do Kiss, em especial pelas roupas brancas em contraste com os trajes pretos do outro grupo.
Em outro momento da década de 1970, o baixista do Kiss, Gene Simmons, chegou a negar que o Angel pudesse abrir shows da banda. O motivo nunca foi revelado, mas Punky Meadows acredita que Simmons via potencial na banda a ponto de ofuscar o quarteto mascarado.
Os destinos acabaram se cruzando após o guitarrista Ace Frehley ter deixado o Kiss, no início da década de 1980. Sabe-se que a banda fez audições com dezenas de guitarristas que foram de Richie Sambora (Bon Jovi) a Steve Farris (Mr. Mister).
Com o Angel em banho-maria, Punky Meadows foi indicado para fazer um teste para o Kiss. A ideia teria sido dada pelo fotógrafo Barry Levine, que trabalhava para a Casablanca. Gene Simmons teria gostado da proposta e pediu para Meadows aprender a tocar qualquer um dos lados do LP "Alive!" (1975).
Punky Meadows conta que fez o teste e foi aprovado pela banda. Quando Gene disse que ele estava dentro, o guitarrista afirmou que ainda estava com Gregg Giuffria em busca de um contrato para o Angel.
O músico afirma que Gene Simmons se sentiu tão ofendido que ele apenas disse para que Paul Stanley fosse embora com ele. Punky contou, ainda, que conversou com Eric Carr por meia hora após a audição.
Em conversa posterior, Barry Levine perguntou o que havia acontecido, pois Gene Simmons dizia, furioso, que nunca alguém havia recusado o Kiss. O fotógrafo ainda mencionou que Punky receberia US$ 160 mil por ano, além de bônus. Meadows, por sua vez, afirmou que só não aceitou o convite de imediato porque precisava verificar com Gregg Giuffria antes. A vaga acabou ficando com Vinnie Vincent.
Futuro
Ainda na década de 1980, Punky Meadows deixou a indústria musical e se dedicou a outras atividades, como gerenciar seu centro estético, que oferece bronzeamento artificial, em Oakton, nos Estados Unidos. Só em 2015, ele voltou à ativa na música - no ano seguinte, divulgou o disco "Fallen Angel" e, desde então, faz shows esporádicos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
AC/DC, Maiden e festivais de R$ 3 mil: 1 em cada 4 brasileiros já se endividou por shows
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A banda que "nocauteou" Ray Manzarek, do The Doors; "Acho que era minha favorita"
Gene Simmons diz que Kiss não teria existido sem Ace Frehley e Peter Criss
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
Gene Simmons relembra velório de Ace Frehley e diz que não conseguiu encarar o caixão
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
Esposa de Gene Simmons mostra "suspeito" levando presentes de Natal na porta de casa
Bruce Kulick não ficou magoado por não ser chamado de volta pelo Kiss
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
Kiss decidirá sobre músicas novas "em um ou dois anos", diz Tommy Thayer
Dee Snider defende o Kiss por ter aceitado homenagem de Donald Trump
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso


