Punky Meadows: o guitarrista que recusou Kiss, Aerosmith e NY Dolls
Por Igor Miranda
Postado em 30 de maio de 2017
Nem todos conhecem o nome Punky Meadows. O guitarrista integrou a banda Angel, relativamente popular na década de 1970 por seu glam rock de pegada levemente progressiva e por todos os integrantes se vestirem de branco.
Além de seu trabalho com o Angel, Punky Meadows se destacou na mídia por ter dito que, entre as décadas de 1970 e 1980, foi convidado para integrar o Kiss, o Aerosmith e o New York Dolls. Ou seja: o músico é quase uma lenda do rock. Quase.
Em recentes entrevistas, Punky Meadows contou como quase se juntou a essas bandas. São histórias curiosas e não confirmadas pelo outro lado, mas que têm grandes chances de serem reais.
Punky Meadows no New York Dolls
A primeira proposta que Punky Meadows recusou foi a do New York Dolls. O músico conta que o empresário David Krebs (Aerosmith, Ted Nugent, AC/DC, Scorpions) o conheceu após ter gravado um disco com Mickie Jones (baixista do Angel) e Ralph Morman (que viria a ser o vocalista do Joe Perry Project).
O empresário gostava de Punky Meadows e disse que gostaria de contar com Mickie e ele no New York Dolls. O guitarrista, por sua vez, disse que recusou o convite porque estava com o Angel. Ele não especifica o ano do convite, mas pode ter sido em meados de 1975, quando teve início a derrocada dos Dolls.
Punky Meadows no Aerosmith
O convite para o Aerosmith também passa por David Krebs. O empresário trabalhava para os bad boys de Boston e, em 1979, convidou Punky para trabalhar com a banda após as saídas de Joe Perry e Brad Whitford.
Outra vez, Punky disse que recusou a proposta devido ao Angel. Na época, a banda estava próxima do fim de suas atividades - encerradas em definitivo no ano de 1980 -, mas o guitarrista planejava um retorno do grupo, com outra formação, ao lado do tecladista Gregg Giuffria.
No fim das contas, a retomada do Angel não deu certo e Perry e Whitford foram substituídos por Jimmy Crespo e Rick Dufay, respectivamente.
Punky Meadows no Kiss
O convite do Kiss tem um tom mais curioso. O Angel integrava o cast da Casablanca Records, mesma gravadora dos mascarados. E a ideia de seu dono, Neil Bogart, era que o Angel se tornasse uma "versão boazinha" do Kiss, em especial pelas roupas brancas em contraste com os trajes pretos do outro grupo.
Em outro momento da década de 1970, o baixista do Kiss, Gene Simmons, chegou a negar que o Angel pudesse abrir shows da banda. O motivo nunca foi revelado, mas Punky Meadows acredita que Simmons via potencial na banda a ponto de ofuscar o quarteto mascarado.
Os destinos acabaram se cruzando após o guitarrista Ace Frehley ter deixado o Kiss, no início da década de 1980. Sabe-se que a banda fez audições com dezenas de guitarristas que foram de Richie Sambora (Bon Jovi) a Steve Farris (Mr. Mister).
Com o Angel em banho-maria, Punky Meadows foi indicado para fazer um teste para o Kiss. A ideia teria sido dada pelo fotógrafo Barry Levine, que trabalhava para a Casablanca. Gene Simmons teria gostado da proposta e pediu para Meadows aprender a tocar qualquer um dos lados do LP "Alive!" (1975).
Punky Meadows conta que fez o teste e foi aprovado pela banda. Quando Gene disse que ele estava dentro, o guitarrista afirmou que ainda estava com Gregg Giuffria em busca de um contrato para o Angel.
O músico afirma que Gene Simmons se sentiu tão ofendido que ele apenas disse para que Paul Stanley fosse embora com ele. Punky contou, ainda, que conversou com Eric Carr por meia hora após a audição.
Em conversa posterior, Barry Levine perguntou o que havia acontecido, pois Gene Simmons dizia, furioso, que nunca alguém havia recusado o Kiss. O fotógrafo ainda mencionou que Punky receberia US$ 160 mil por ano, além de bônus. Meadows, por sua vez, afirmou que só não aceitou o convite de imediato porque precisava verificar com Gregg Giuffria antes. A vaga acabou ficando com Vinnie Vincent.
Futuro
Ainda na década de 1980, Punky Meadows deixou a indústria musical e se dedicou a outras atividades, como gerenciar seu centro estético, que oferece bronzeamento artificial, em Oakton, nos Estados Unidos. Só em 2015, ele voltou à ativa na música - no ano seguinte, divulgou o disco "Fallen Angel" e, desde então, faz shows esporádicos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Como o Queen se virou nos trinta e ganhou o jogo que o AC/DC sequer tentaria, admite Angus
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
O disco obscuro que Roger Waters acha que o mundo precisa ouvir; "Um álbum muito importante"
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame



10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O artista que influenciou o Kiss e quase fechou banda com o Jimi Hendrix Experience
Blackie Lawless puxa a orelha de Gene Simmons por comentário desnecessário sobre Ace Frehley
Membros do Public Enemy e Red Hot Chili Peppers discordam de Gene Simmons
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
Gene Simmons explica por que o rap não diz nada pra ele como o rock'n'roll
A introdução de rock que Dave Grohl chama de "a maior de todas"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte


