Jimi Hendrix: um dos pais do Heavy Metal (?)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ivison Poleto dos Santos
Enviar correções  |  Comentários  | 

Quem está começando a ouvir Metal agora pode se perguntar o que raios Jimi Hendrix tem a ver com o estilo. Uma pergunta muito válida por sinal, pois eu mesmo a fiz há alguns anos. Depois de ouvir guitarristas como Eddie Van Hallen, Yngwie Malmsteen, Joe Satriani e tantos outros, o legado do grande mestre pode parecer um pouco obscurecido. Mas é um ledo engano. Jimi Hendrix foi, e continua sendo, um dos grandes mestres da guitarra e, principalmente no que nos interessa, um dos pioneiros do gênero. É óbvio que não estou afirmando que Jimi Hendrix inventou o Metal, mas grande parte da sua sonoridade se deve a ele.

120 acessosJimi Hendrix: O Som da Guitarra no Are You Experienced Pt.45000 acessosGaleria de fotos: 13 motivos para gostar de Rock N Roll

Jimi foi basicamente, na sua própria opinião, um músico de Blues. Foi este gênero que ele começou a tocar e com os seus grandes mestres ele aprendeu. Nada muito diferente dos outros guitarristas de rock de sua época. Mas a grande diferença estava no gosto de Jimi por tentar aliar novas sonoridades e novas tecnologias à sua música. Jimi era capaz de passar horas em estúdio percebendo as sonoridades. Foi, afinal de contas, um grande estudioso do instrumento que não largava. Os amigos dizem que sempre o viam com uma guitarra a tiracolo.

Levado por Chas Chandler, ex-baixista do "The Animals", a sua ida à Inglaterra foi um grande divisor de águas para ele. Deixou de ser o músico convidado para ser protagonista de uma banda. Chandler foi uma espécie de guia musical para Jimi. Foi ele que o apoiou, que conseguiu os primeiros trabalhos, e principalmente, quem conseguiu reunir os músicos que o acompanhariam. E esta não foi uma tarefa fácil. Jimi conta que queria músicos que vissem a música como ele mesmo via. Conta a lenda que Noel Redding, seu futuro baixista, foi à audição achando que seria convidado para tocar guitarra para o "The Animals". Foi com a banda montada, a "The Jimi Hendrix Experience" que ele deu os primeiros, e mais importantes passos, para a fama. Na swinging London da época, Jimi conheceu a efervescente cena musical que o cativaria e o acolheria. Digamos que Jimi deu um toque do Blues americano ao Blues tocado na Inglaterra e um toque inglês ao Blues americano.

Confira as três músicas executadas ao vivo abaixo prestando muita atenção às linhas de guitarra.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Escolhi estas três músicas ao vivo porque elas dão uma percepção maior do estilo de Hendrix. É ao vivo que se nota com mais precisão as características que queremos realçar.

Notou várias características das guitarras de Metal, não?

Pois é, Jimi não foi o primeiro a usar e abusar da distorção obtida pela saturação das válvulas dos amplificadores Marshall antigos. E Jimi tocava muito alto, mas muito alto como você pôde perceber. Uma outra característica marcante foi o gosto de Jimi pelas inovações em efeitos que estavam aparecendo. E ele usava muitos efeitos tais como o Wah, o Phaser, o Chorus e outros. Como estudioso da guitarra, Jimi usava técnicas que mais tarde se tornariam muito comuns nos guitarristas de Metal: as ligaduras, as alavancadas, os solos longos, os ecos e as microfonias. Além disso, Jimi era um guitarrista rápido para a época, bastante rápido. Isso para um cara que só usava escalas pentatônicas. Junte a tudo isso um baixo marcante e uma bateria pesada e temos os ingredientes de uma música de Metal.Perceba que na terceira música, Fire, ela apresenta um elemento marcante e que define as músicas de Metal. O riff de guitarra! Talvez a característica musical mais marcante do estilo!

Jimi Hendrix pode não ter inventado o Metal, mas que ajudou a defini-lo, isso sim eu não tenho a menor dúvida!

Comente: Na sua opinião, quem são os pais e avôs do Heavy Metal?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

WoodstockWoodstock
Local do festival se torna lugar histórico dos EUA

120 acessosJimi Hendrix: O Som da Guitarra no Are You Experienced Pt.4231 acessosJimi Hendrix: parque em sua homenagem em Seattle abre este sábado99 acessosJimi Hendrix: O Som da Guitarra no "Are You Experienced" Pt.3179 acessosJimi Hendrix: O Som da Guitarra no Are You Experienced Pt.2174 acessosJimi Hendrix: em vídeo, a carta do seu pai após sair do exército0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Jimi Hendrix"

Lemmy KilmisterLemmy Kilmister
"Van Halen nunca chegará aos pés de Hendrix!"

Ultimate Classic RockUltimate Classic Rock
Os 100 maiores clássicos do rock

RecordeRecorde
7 mil guitarristas fazem homenagem a Hendrix

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Jimi Hendrix"

Galeria de fotosGaleria de fotos
13 motivos para gostar de Rock N Roll

Frances BeanFrances Bean
Filha de Kurt Cobain assustada com tatuagem de fã

DepressãoDepressão
10 músicas que devem ser evitadas

5000 acessosMick Jagger: em cerimônia na escola do filho em São Paulo5000 acessosCristina Scabbia: cantora fala sobre seus seios e Playboy5000 acessosGuns N' Roses: os 10 melhores não-clássicos da banda5000 acessosDave Navarro: carta aberta para adolescentes LGBT5000 acessosMônica Guedes: "seus heróis morreram de overdose, os meus morrem na estrada, trabalhando"5000 acessosIron Maiden: Steve Harris fala da influência do Jethro Tull

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 09 de maio de 2017

Sobre Ivison Poleto dos Santos

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Ivison Poleto dos Santos no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online