Mercado: 4 dicas valiosas que podemos aprender com o funk
Por Douglas Baungratz
Postado em 03 de maio de 2017
Como as pessoas conseguem ouvir funk? As letras são ruins, o Brasil está assim porque ouvem só lixo.
Quem nunca ouviu algo parecido? Nesse artigo irei falar sobre o cenário do funk (isso mesmo!), e o que podemos aprender com eles.
1 - Invista na sua qualidade visual:
Falar disso é chover no molhado, é difícil você pegar um clipe do gênero e ser ruim, diferente da maioria dos artistas do Rock/Metal que ás vezes prefere gravar seu clipe em 144p.
E aqui não entra o quesito dinheiro, porque música é investimento e se você entrou no mercado deveria estar ciente disso, a diferença é que no funk existem pessoas que se arriscam e empreendem em artistas, como o caso do Kondzilla que é um produtor famoso no circuito, falta coragem em querer empreender.
Hoje para conseguir uma produção de qualidade é muito mais viável, a internet está aqui para nos ajudarmos nessa busca e precisamos nos unir e fazer parcerias com profissionais audiovisuais para alavancar essa qualidade em nosso mercado.
Não é a falta de dinheiro, e sim saber organizar suas finanças e saber investir em qualidade, enquanto alguns choram por migalhas, outros não hesitam em valorizar o profissional que vai cuidar de sua imagem e colocam a mão no bolso.
2 - Porque vocês investem tão pouco em seus sonhos?
Uma pergunta rápida, quanto você gasta por mês em publicidade?
Acredito que muitos nem sabem impulsionar um post no facebook devidamente, e eu falo de filtrar pela sua persona ou usar corretamente o Power editor.
A maior parte dos artistas do sertanejo/funk procura trabalhar com os melhores profissionais do ramo de business, eles sabem que precisam investir em fotografia, marketing e na produção musical, em relação a isso estamos muito atrasados e não sabemos nem ao menos como retirar os nossos próprios royalties.
Sobre a frase do tópico, porque vocês investem tão pouco em seus sonhos? A maioria de vocês não sonha em viver de música? Então comecem a se interessar pelo assunto de music business, converse com outras pessoas, começam a investir e não mendigar por serviço para sua banda, só assim podemos construir um cenário próspero.
3 - Você valoriza a sua arte?
É uma pergunta muito subjetiva mas pense comigo, você gastou bastante dinheiro em um estúdio, e depois disso não sabe o que fazer com sua música e o que sabe é que precisa lançar, mas acaba largando na internet sem atiçar seus fãs, sem falar nada para ninguém ou fazer upload no youtube com uma imagem estática no fundo e de baixa qualidade.
Querendo ou não os artistas do funk/sertanejo são bastante detalhistas e tem ao lado profissionais competentes, eles sabem o que o seu público espera deles, eles interagem com seus fãs, fazem grupos próprios, estão sempre analisando estatísticas para fazer o próximo trabalho melhor.
Mas eu não posso pagar para cuidar da minha banda... Gene Simmons falou o seguinte no livro dele (EU. SA), ‘’Se você não tiver os melhores profissionais do seu lado, vá em busca, se tiver e não valorizar, desista de ser músico’’.
O conhecimento está aqui para todos, se não tiver dinheiro, seja esse profissional, invista no seu tempo, que é o bem mais precioso que temos.
4 - Faça participações (.Feat):
Aqui é um grande segredo do sucesso desses gêneros, e do rap, os artistas sabem que precisam se unir a outros para crescerem juntos, ninguém cresce sozinho e para isso cada vez se vê mais participações nas músicas desses artistas.
E no Rock/Metal? Infelizmente se encontra muito pouco dessas parcerias, no cenário do Core (Metalcore,Deathcore,Post-Hardcore), eu encontro muito desses exemplos, a questão é, estamos todos no mesmo barco e ao invés de todos remarem na mesma direção, alguns ainda acham que podem passar por cima e chegar ao topo.
E além de trazer uma novidade diferente, ambos artistas compartilham a músicas em suas redes, os amigos deles também, e isso se propaga, temos que eliminar esse pensamento oitentista em nossas cabeças, ou evoluímos ou afundamos ainda mais.
Conclusão:
O grande insight dessa matéria foi tirar coisas boas de gêneros que muitos depreciam, esse não é o caminho, se você for músico tem que estar sempre estudando o mercado e analisando o business de outros artistas.
Se o funk/sertanejo está bombando, uma parcela de isso acontecer são esses motivos que citei acima e tenho certeza se começarmos a adotar isso como algo positivo irá dar um passo gigantesco em nosso cenário.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps