CBGB: os primórdios do bar de rock mais famoso do mundo
Por Mário Pescada
Fonte: Hypeness
Postado em 03 de maio de 2017
É muito provável que você já conheça o CBGB ou no mínimo já tenha visto alguém, incluindo diversos rockstars, usando uma camisa em homenagem ao bar de rock mais famoso do mundo.
O CBGB & OMFUG (Country Bluegrass Blues and Other Music For Uplifting Gormandizers) foi inaugurado em 1973 e ficava situado no bairro East Village, em Nova York. Inicialmente, seu público-alvo eram os fãs de country e blues, porém, quando mudou o foco para bandas mais alternativas é que a história mudou.
Nesse pequeno bar sujo, escuro, com cheiro de cerveja, cigarro e urina no ar, um bar enorme iluminado por neons de propaganda de cerveja, um chão irregular, teto descascado, um palco levemente inclinado e os famosos banheiros com paredes pichadas (cá entre nós, o tipo de lugar mais legal para bares de rock que já fui até hoje eram bem assim) é que o movimento punk norte-americano começou. Tudo graças ao seu antigo proprietário, Hilly Kristal, que decidiu abrir as portas para diversos grupos que começavam a surgir e precisavam de um lugar para mostrar seu trabalho.
Ali, RAMONES, TELEVISION, TALKING HEADS, BLONDIE, PATTI SMITH, THE DEAD BOYS, THE CRAMPS, B´52´s, RICHARD HELL AND THE VOIVODS, MISFITS, SEX PISTOLS, THE DAMMED, BLACK FLAG, BAD BRAINS, SHAM 69, e uma infinidade de outras bandas que ajudaram a criar e posteriormente renovar o punk/hardcore norte- americano, tiveram suas primeiras oportunidades nos palcos. E o que essas bandas fizeram, você já sabe: mudaram a cara da música, graças a uma pequena chance dada num lugar que muitos músicos se negariam a tocar. Por conta desse "empurrãozinho", cresceram, angariaram fãs e lançaram discos que mudaram gerações, fazendo com que essas muitas outras pessoas quisessem montar suas próprias bandas, fazendo assim, a roda girar. Percebeu a importância desse legendário lugar?
Muitas dessas bandas foram registradas pelo fotógrafo David Godlis, conhecido pelos seus trabalhos na noite da Big Apple. Graças a Godlis, que enxergou naquele lugar ignorado por muitos uma cena musical surgindo, foi possível registrar momentos importantes para a música do século XX. As fotos dessa matéria e muitas outras estão em seu livro "History Is Made At Night" que pode ser adquirido em seu site a partir de US$ 40,00.
A fama do bar não ficou só nas bandas que tocaram ali no passado. No palco do CBGB também tocou a nova geração, bandas que foram diretamente inspiradas pelas anteriormente citadas, como: THE EXPLOITED, SONIC YOUTH, LIVING COLOR, AGNOSTIC FRONT, MADBALL, VISION OF DISORDER, BIOHAZARD, GORILLA BISCUITS, SICK OF IT ALL, BEASTIE BOYS e uma infinidade de bandas impossível de citar aqui. Até mesmo a maior banda de hardcore/punk brasileira, o RATOS DE PORÃO, deixou sua marca ali, gravando a pedrada "Ao Vivo no CBGB", com sua irônica capa das Havainas (as brazucas PLANET HEMP e CHICO SCIENCE E NAÇÃO ZUMBI também pisaram no palco de lá).
Mas em 2006, depois de 40 anos de belos e inestimáveis serviços prestados ao rock n´roll, o CBGB fechou as portas. Devido ao crescente custo de se manter a casa graças a especulação imobiliária local, o bar encerrou suas atividade na madrugada do dia 16 de outubro de 2006 com a voz de PATTI SMITH cantando a melancólica balada "Elegie". Hoje, o lugar abriga uma caríssima loja de roupas, onde uma jaqueta de couro - talvez o maior símbolo do punk - chega a custar US$ 2 mil.
Há alguns anos o CBGB "reabriu", mas...como um restaurante limpo e bem localizado dentro do aeroporto de Newmark, em Nova Jersey.
Mais fotos em:
http://www.hypeness.com.br/2017/03/incriveis-fotos-dos-primordios-da-cena-punk-de-nova-york-no-cbgb-nos-anos-1970/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps