CBGB: os primórdios do bar de rock mais famoso do mundo
Por Mário Pescada
Fonte: Hypeness
Postado em 03 de maio de 2017
É muito provável que você já conheça o CBGB ou no mínimo já tenha visto alguém, incluindo diversos rockstars, usando uma camisa em homenagem ao bar de rock mais famoso do mundo.
O CBGB & OMFUG (Country Bluegrass Blues and Other Music For Uplifting Gormandizers) foi inaugurado em 1973 e ficava situado no bairro East Village, em Nova York. Inicialmente, seu público-alvo eram os fãs de country e blues, porém, quando mudou o foco para bandas mais alternativas é que a história mudou.
Nesse pequeno bar sujo, escuro, com cheiro de cerveja, cigarro e urina no ar, um bar enorme iluminado por neons de propaganda de cerveja, um chão irregular, teto descascado, um palco levemente inclinado e os famosos banheiros com paredes pichadas (cá entre nós, o tipo de lugar mais legal para bares de rock que já fui até hoje eram bem assim) é que o movimento punk norte-americano começou. Tudo graças ao seu antigo proprietário, Hilly Kristal, que decidiu abrir as portas para diversos grupos que começavam a surgir e precisavam de um lugar para mostrar seu trabalho.
Ali, RAMONES, TELEVISION, TALKING HEADS, BLONDIE, PATTI SMITH, THE DEAD BOYS, THE CRAMPS, B´52´s, RICHARD HELL AND THE VOIVODS, MISFITS, SEX PISTOLS, THE DAMMED, BLACK FLAG, BAD BRAINS, SHAM 69, e uma infinidade de outras bandas que ajudaram a criar e posteriormente renovar o punk/hardcore norte- americano, tiveram suas primeiras oportunidades nos palcos. E o que essas bandas fizeram, você já sabe: mudaram a cara da música, graças a uma pequena chance dada num lugar que muitos músicos se negariam a tocar. Por conta desse "empurrãozinho", cresceram, angariaram fãs e lançaram discos que mudaram gerações, fazendo com que essas muitas outras pessoas quisessem montar suas próprias bandas, fazendo assim, a roda girar. Percebeu a importância desse legendário lugar?
Muitas dessas bandas foram registradas pelo fotógrafo David Godlis, conhecido pelos seus trabalhos na noite da Big Apple. Graças a Godlis, que enxergou naquele lugar ignorado por muitos uma cena musical surgindo, foi possível registrar momentos importantes para a música do século XX. As fotos dessa matéria e muitas outras estão em seu livro "History Is Made At Night" que pode ser adquirido em seu site a partir de US$ 40,00.
A fama do bar não ficou só nas bandas que tocaram ali no passado. No palco do CBGB também tocou a nova geração, bandas que foram diretamente inspiradas pelas anteriormente citadas, como: THE EXPLOITED, SONIC YOUTH, LIVING COLOR, AGNOSTIC FRONT, MADBALL, VISION OF DISORDER, BIOHAZARD, GORILLA BISCUITS, SICK OF IT ALL, BEASTIE BOYS e uma infinidade de bandas impossível de citar aqui. Até mesmo a maior banda de hardcore/punk brasileira, o RATOS DE PORÃO, deixou sua marca ali, gravando a pedrada "Ao Vivo no CBGB", com sua irônica capa das Havainas (as brazucas PLANET HEMP e CHICO SCIENCE E NAÇÃO ZUMBI também pisaram no palco de lá).
Mas em 2006, depois de 40 anos de belos e inestimáveis serviços prestados ao rock n´roll, o CBGB fechou as portas. Devido ao crescente custo de se manter a casa graças a especulação imobiliária local, o bar encerrou suas atividade na madrugada do dia 16 de outubro de 2006 com a voz de PATTI SMITH cantando a melancólica balada "Elegie". Hoje, o lugar abriga uma caríssima loja de roupas, onde uma jaqueta de couro - talvez o maior símbolo do punk - chega a custar US$ 2 mil.
Há alguns anos o CBGB "reabriu", mas...como um restaurante limpo e bem localizado dentro do aeroporto de Newmark, em Nova Jersey.
Mais fotos em:
http://www.hypeness.com.br/2017/03/incriveis-fotos-dos-primordios-da-cena-punk-de-nova-york-no-cbgb-nos-anos-1970/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Nikki Sixx (Mötley Crüe) não gosta de ver artistas de 65 anos agindo como se tivessem 25
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound
Kerry King afirma que admirava Mustaine desde que ele tocava no Metallica
Bruce Dickinson revela qual a sua música favorita do Led Zeppelin

A melhor banda ao vivo que Joey Ramone viu na vida; "explodiu minha cabeça"
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Quando os Ramones viraram arma cultural na Guerra Fria
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro



