Sebastian Bach: jam com rockstars o colocou no Skid Row
Por Igor Miranda
Postado em 19 de abril de 2017
O Skid Row foi projetado, desde o início, para ser grande. Sempre foi este o objetivo do baixista Rachel Bolan e do guitarrista Dave "The Snake" Sabo, que formaram a banda em 1986, na cidade de Toms River, Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Para chegar a este objetivo, Bolan e Sabo precisavam de um grupo ideal. Logo encontraram o também guitarrista Scotti Hill e o baterista Rob Affuso, por meio de anúncios em jornais.
Antes mesmo de ter se formado, o Skid Row já sabia que poderia contar com um "empurrãozinho" e tanto para chegar ao estrelato. A ajuda seria de Jon Bon Jovi, já consagrado, naquela época, pelo trabalho com o Bon Jovi.
Por que o grupo contava com a ajuda de Jon? Durante a adolescência, ele havia feito uma espécie de pacto com Dave "The Snake" Sabo. O trato era: ambos seriam estrelas do rock, não importava como chegariam a este objetivo. E quem conseguisse primeiro, deveria ajudar o segundo.
Jon conseguiu. E recebeu a tarefa de ajudar o amigo, Dave, a atingir esse status. Mas, para chegar ao objetivo traçado desde a adolescência, "The Snake" precisava de um vocalista.
Por pouco, não foi Matt Fallon. O cantor integrou o grupo entre 1986 e 1987, após ter integrado o Anthrax por alguns meses e ter tocado com Dave Sabo em uma banda chamada Steel Fortune. Fallon chegou a gravar uma demo com o Skid Row, no estúdio que Jon Bon Jovi havia construído na Filadélfia. Só que não deu certo e Matt deixou o grupo.
Portanto, não foi John Corabi. Houve um contato para que Corabi integrasse o Skid Row, antes mesmo de fazer parte do The Scream, banda que o projetou o bastante para ser convidado a substituir Vince Neil no Mötley Crüe. Não vingou.
A solução para os vocais do Skid Row veio de onde ninguém esperava. No início de 1987, o fotógrafo Mark Weiss deu uma festa de casamento e, entre os presentes, estava Sebastian Philip Bierk, conhecido como Sebastian Bach, um jovem cantor de apenas 18 anos.
Nascido nos Bahamas e criado no Canadá, Sebastian Bach não era nenhum novato. Ele teve uma banda, chamada Kid Wikkid, durante a sua adolescência. Depois, substituiu Bret Kaiser no Madam X.
Por acaso, Sebastian Bach estava na festa de casamento de Mark Weiss. Ele se destacou após uma jam com diversos rockstars que estavam, conforme relatou uma edição de 1989 da revista "Spin", "bêbados". Entre os nomes com quem Bach tocou, estavam o guitarrista Zakk Wylde (Ozzy Osbourne), integrantes do Twisted Sister e o vocalista Kevin DuBrow (na ocasião, ex-Quiet Riot).
A jam foi marcada pela descontração. Os rockstars - e Bach - tocaram, basicamente, músicas do Led Zeppelin no equipamento da banda-baile que animava a festa.
De acordo com o relato do próprio Sebastian Bach em sua autobiografia, sua performance durante a festa de casamento, mesmo que durante um momento de descontração, deixou algumas pessoas impressionadas - entre eles, o pai de Jon Bon Jovi, que comentou sobre o cantor ao filho. Foi assim que Scotti Hill, que sequer estava na confraternização, soube de Bach.
Rapidamente, Sebastian Bach conseguiu uma audição com o Skid Row. Conforme relatou Rachel Bolan, em entrevista à revista Classic Rock: "Ele (Bach) cantava as músicas tão alto que tínhamos que controlá-lo, mas depois de trabalharem sua voz, tudo se encaixou. Sebastian era muito obnóxio e alto, mas precisávamos de um cantor".
Apesar das observações de Rachel Bolan, Sebastian Bach agradou a todos. Com Bach, o Skid Row conseguiu um contrato com a Underground, editora de Jon Bon Jovi e do guitarrista Richie Sambora. Também assinaram com a gravadora Atlantic e conseguiram orçamento para seu primeiro disco, gravado no estúdio Royal Recorders, em Lake Geneva, Wisconsin.
O resto é história.
Comente: Você prefere Sebastian Bach no Skid Row ou em carreira solo?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
A banda de rock gospel brasileira que furou a bolha e foi cancelada após fake news
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
O hit que fez Jimmy Page e Jeff Beck esfriarem amizade: "Falta de comunicação"
Aerosmith: Como Steven Tyler conheceu a filha Liv Tyler
"Já fui chamada de Barbie do metal, mas não dou a mínima", diz Simone Simons
O dia que músico expulso dos Beatles desabafou com João Barone: "Ele ficou triste"
Loudwire: melhores músicas Grunge compostas por 5 bandas de Hair Metal
6 bandas que são chamadas de metal farofa mas não deveriam, de acordo com a Loudwire
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro



