Sebastian Bach: jam com rockstars o colocou no Skid Row
Por Igor Miranda
Postado em 19 de abril de 2017
O Skid Row foi projetado, desde o início, para ser grande. Sempre foi este o objetivo do baixista Rachel Bolan e do guitarrista Dave "The Snake" Sabo, que formaram a banda em 1986, na cidade de Toms River, Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Para chegar a este objetivo, Bolan e Sabo precisavam de um grupo ideal. Logo encontraram o também guitarrista Scotti Hill e o baterista Rob Affuso, por meio de anúncios em jornais.
Antes mesmo de ter se formado, o Skid Row já sabia que poderia contar com um "empurrãozinho" e tanto para chegar ao estrelato. A ajuda seria de Jon Bon Jovi, já consagrado, naquela época, pelo trabalho com o Bon Jovi.
Por que o grupo contava com a ajuda de Jon? Durante a adolescência, ele havia feito uma espécie de pacto com Dave "The Snake" Sabo. O trato era: ambos seriam estrelas do rock, não importava como chegariam a este objetivo. E quem conseguisse primeiro, deveria ajudar o segundo.
Jon conseguiu. E recebeu a tarefa de ajudar o amigo, Dave, a atingir esse status. Mas, para chegar ao objetivo traçado desde a adolescência, "The Snake" precisava de um vocalista.
Por pouco, não foi Matt Fallon. O cantor integrou o grupo entre 1986 e 1987, após ter integrado o Anthrax por alguns meses e ter tocado com Dave Sabo em uma banda chamada Steel Fortune. Fallon chegou a gravar uma demo com o Skid Row, no estúdio que Jon Bon Jovi havia construído na Filadélfia. Só que não deu certo e Matt deixou o grupo.
Portanto, não foi John Corabi. Houve um contato para que Corabi integrasse o Skid Row, antes mesmo de fazer parte do The Scream, banda que o projetou o bastante para ser convidado a substituir Vince Neil no Mötley Crüe. Não vingou.
A solução para os vocais do Skid Row veio de onde ninguém esperava. No início de 1987, o fotógrafo Mark Weiss deu uma festa de casamento e, entre os presentes, estava Sebastian Philip Bierk, conhecido como Sebastian Bach, um jovem cantor de apenas 18 anos.
Nascido nos Bahamas e criado no Canadá, Sebastian Bach não era nenhum novato. Ele teve uma banda, chamada Kid Wikkid, durante a sua adolescência. Depois, substituiu Bret Kaiser no Madam X.
Por acaso, Sebastian Bach estava na festa de casamento de Mark Weiss. Ele se destacou após uma jam com diversos rockstars que estavam, conforme relatou uma edição de 1989 da revista "Spin", "bêbados". Entre os nomes com quem Bach tocou, estavam o guitarrista Zakk Wylde (Ozzy Osbourne), integrantes do Twisted Sister e o vocalista Kevin DuBrow (na ocasião, ex-Quiet Riot).
A jam foi marcada pela descontração. Os rockstars - e Bach - tocaram, basicamente, músicas do Led Zeppelin no equipamento da banda-baile que animava a festa.
De acordo com o relato do próprio Sebastian Bach em sua autobiografia, sua performance durante a festa de casamento, mesmo que durante um momento de descontração, deixou algumas pessoas impressionadas - entre eles, o pai de Jon Bon Jovi, que comentou sobre o cantor ao filho. Foi assim que Scotti Hill, que sequer estava na confraternização, soube de Bach.
Rapidamente, Sebastian Bach conseguiu uma audição com o Skid Row. Conforme relatou Rachel Bolan, em entrevista à revista Classic Rock: "Ele (Bach) cantava as músicas tão alto que tínhamos que controlá-lo, mas depois de trabalharem sua voz, tudo se encaixou. Sebastian era muito obnóxio e alto, mas precisávamos de um cantor".
Apesar das observações de Rachel Bolan, Sebastian Bach agradou a todos. Com Bach, o Skid Row conseguiu um contrato com a Underground, editora de Jon Bon Jovi e do guitarrista Richie Sambora. Também assinaram com a gravadora Atlantic e conseguiram orçamento para seu primeiro disco, gravado no estúdio Royal Recorders, em Lake Geneva, Wisconsin.
O resto é história.
Comente: Você prefere Sebastian Bach no Skid Row ou em carreira solo?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Sharon lembra primeira reação ao ver Ozzy Osbourne morto
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Alírio Netto quebra silêncio sobre Angra e fala se há planos futuros
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Lemmy Kilmister sobre saída de Dee Dee dos Ramones: "Aquilo acabou com Joey"
A diferença entre discurso do rock e sertanejos como Gusttavo Lima, segundo Samuel Rosa
AC/DC - Perguntas e respostas e curiosidades


Os 3 clássicos dos anos 1980 que você não precisa sentir culpa por amar
Loudwire: melhores músicas Grunge compostas por 5 bandas de Hair Metal
6 bandas que são chamadas de metal farofa mas não deveriam, de acordo com a Loudwire
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"



