Soundcheck: Bandas que mandam bem até na passagem de som

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Carol Manzatti
Enviar correções  |  Comentários  | 

Quem faz parte da equipe de alguma banda, que trabalha nos bastidores dos eventos, algumas vezes tem a oportunidade de presenciar um "show vip", graças às habilidades dos músicos na hora da checagem de som. Enquanto alguns apenas ajustam o volume, afinam os instrumentos e verificam o palco, outros transformam o momento de acertar os detalhes em um espetáculo, capaz de encher o ambiente mesmo sem plateia. Óbvio que essa sorte de presenciar esses momentos não é para qualquer reles mortal, porém, aqui temos algumas amostras da perícia de alguns artistas antes dos shows:

219 acessosMetal Hammer: As 22 melhores músicas old-school do Thrash Metal5000 acessosRob Halford: 11 coisas que você não sabia sobre ele

RUSH: Passagem de som com a música Limelight (Clockwork Angels Tour, 2013) olhando esse vídeo, parece que é um trecho do show e não um simples aquecimento (embora a qualidade do vídeo seja profissional pois pertence ao DVD, é apenas um aquecimento "comum" da banda)

STEVIE RAY VAUGHAN: Durante uma passagem de som em Janeiro de 1986, Stevie tocou "Scuttle Buttin", "Ain't Gone'n'Give Up On Love" e "Say What". A descrição desse vídeo no Youtube diz: "Stevie apenas acordando e em seguida, aquecendo". Se isso é aquecimento após acordar, imagina ele totalmente desperto!

QUEEN: Um grande clássico, Crazy Little Thing Called Love, durante um ensaio no Bristol Hippodrome, em 1979. Mais um breve aquecimento que mais parece o show

GUNS N' ROSES: Durante a turnê Not in This Lifetime, esse vídeo foi gravado em Perth, na Austrália em Fevereiro de 2017 enquanto a banda checava os detalhes antes do show

AC/DC: Ainda com Brian Johnson no vocal, passagem de som com Dirty Deeds Done Dirt Cheap em Sydney, Austrália, em 2015

MEGADETH: Em Birmingham, Inglaterra, Five Magics foi utilizada para a checagem de som, em Outubro de 1990, época em que os cortes de cabelo eram feios e a música era incrível.

METALLICA: óbvio que eles estariam aqui, todos amam qualquer coisa que venha de Hetfield e companhia, até mesmo um simples aquecimento. Essa foi em Setembro de 2015, em Quebec. Unforgiven II e Fade to Black, arrepia tanto quanto durante o show!

KISS: Em Setembro de 1996, durante o aquecimento para o MTV Video Music Awards, em Nova York, um trecho de Love Gun. Esse ano marcou o retorno da banda aos shows, devidamente maquiados e na formação original.

MOTORHEAD: Detroit, 1987, tocando Iron Fist para checar a potência e afinação dos instrumentos (como se eles precisassem disso...)

PANTERA: A qualidade da gravação não é das melhores mas o talento dos caras compensa. Difícil identificar Dimebag em um show ou em uma mera passagem de som, ele castiga a guitarra em qualquer situação. Não há data especificada sobre esse vídeo.

DEEP PURPLE: Passagem de som da turnê em comemoração aos 25 anos de carreira (conhecida como The Battle Rages On Tour) de 1993, quando o "esquentado" guitarrista Ritchie Blackmore deixou a banda durante o mesmo ano. Esse vídeo fala mais do que qualquer comentário sobre.

PAGE & PLANT: Em Fevereiro de 1995, dois dias antes de iniciar a turnê, Jimmy Page esquenta os motores ao lado da banda que o acompanhou durante seu projeto com Robert Plant. Isso parece apenas uma simples checagem de som?! (Michael Lee, o baterista que esteve nessa banda, faleceu em 2008 devido a um ataque epilético. Foi sem dúvida um músico brilhante). Confira:

Claro que esses são apenas trechos resumidos de ensaios antes dos shows, checagem de afinação, equalização e é normal qualquer músico dar aquela improvisada, etc. Esses exemplos mostram que alguns vão além disso e transformam um momento comum em algo fascinante (e digno de assistir várias vezes né!).

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Lars UlrichLars Ulrich
Com qual banda ele adoraria que o Metallica saísse em turnê?

219 acessosMetal Hammer: As 22 melhores músicas old-school do Thrash Metal1417 acessosMetallica: reveja performance completa em São Francisco0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Metallica"

NoiseCreepNoiseCreep
As 10 músicas mais subestimadas do Metallica

RoadrunnerRoadrunner
Os melhores frontmen de todos os tempos

MetallicaMetallica
Banda improvisa "Enter Sandman" em supermercado

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Rush"0 acessosTodas as matérias sobre "Metallica"0 acessosTodas as matérias sobre "Megadeth"0 acessosTodas as matérias sobre "Pantera"0 acessosTodas as matérias sobre "Motorhead"


Rob HalfordRob Halford
11 coisas que você não sabia sobre ele

Por poucoPor pouco
15 rockstars que quase partiram dessa para uma melhor

Green DayGreen Day
10 coisas que você não sabe sobre a banda

5000 acessosOlavo de Carvalho: Segundo ele, o Heavy Metal emburrece5000 acessosFutebol: conheça os times do coração de alguns rockstars5000 acessosAerosmith: As 20 frases mais ultrajantes de Steven Tyler5000 acessosNoisecreep: as 10 músicas mais subestimadas do Iron Maiden5000 acessosHailMetal.com: Os cinqüenta melhores álbuns de Death Metal5000 acessosPink Floyd: as músicas deles são difíceis de entender?

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 29 de março de 2017
Post de 23 de abril de 2017
Post de 14 de maio de 2017


Sobre Carol Manzatti

Ex-baterista, cozinheira, apaixonada por rock'n'roll. Viveria da música se possível, mas ainda não foi aceita no Iron Maiden, então seguirá só escrevendo sobre bandas. Fã do Darth Vader.

Mais matérias de Carol Manzatti no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online