Bandas que mandam bem até na passagem de som
Por Carol Maiden
Postado em 28 de março de 2017
Quem faz parte da equipe de alguma banda, que trabalha nos bastidores dos eventos, algumas vezes tem a oportunidade de presenciar um "show vip", graças às habilidades dos músicos na hora da checagem de som. Enquanto alguns apenas ajustam o volume, afinam os instrumentos e verificam o palco, outros transformam o momento de acertar os detalhes em um espetáculo, capaz de encher o ambiente mesmo sem plateia. Óbvio que essa sorte de presenciar esses momentos não é para qualquer reles mortal, porém, aqui temos algumas amostras da perícia de alguns artistas antes dos shows:
RUSH: Passagem de som com a música Limelight (Clockwork Angels Tour, 2013) olhando esse vídeo, parece que é um trecho do show e não um simples aquecimento (embora a qualidade do vídeo seja profissional pois pertence ao DVD, é apenas um aquecimento "comum" da banda)
STEVIE RAY VAUGHAN: Durante uma passagem de som em Janeiro de 1986, Stevie tocou "Scuttle Buttin", "Ain't Gone'n'Give Up On Love" e "Say What". A descrição desse vídeo no Youtube diz: "Stevie apenas acordando e em seguida, aquecendo". Se isso é aquecimento após acordar, imagina ele totalmente desperto!
QUEEN: Um grande clássico, Crazy Little Thing Called Love, durante um ensaio no Bristol Hippodrome, em 1979. Mais um breve aquecimento que mais parece o show
GUNS N' ROSES: Durante a turnê Not in This Lifetime, esse vídeo foi gravado em Perth, na Austrália em Fevereiro de 2017 enquanto a banda checava os detalhes antes do show
AC/DC: Ainda com Brian Johnson no vocal, passagem de som com Dirty Deeds Done Dirt Cheap em Sydney, Austrália, em 2015
MEGADETH: Em Birmingham, Inglaterra, Five Magics foi utilizada para a checagem de som, em Outubro de 1990, época em que os cortes de cabelo eram feios e a música era incrível.
METALLICA: óbvio que eles estariam aqui, todos amam qualquer coisa que venha de Hetfield e companhia, até mesmo um simples aquecimento. Essa foi em Setembro de 2015, em Quebec. Unforgiven II e Fade to Black, arrepia tanto quanto durante o show!
KISS: Em Setembro de 1996, durante o aquecimento para o MTV Video Music Awards, em Nova York, um trecho de Love Gun. Esse ano marcou o retorno da banda aos shows, devidamente maquiados e na formação original.
MOTORHEAD: Detroit, 1987, tocando Iron Fist para checar a potência e afinação dos instrumentos (como se eles precisassem disso...)
PANTERA: A qualidade da gravação não é das melhores mas o talento dos caras compensa. Difícil identificar Dimebag em um show ou em uma mera passagem de som, ele castiga a guitarra em qualquer situação. Não há data especificada sobre esse vídeo.
DEEP PURPLE: Passagem de som da turnê em comemoração aos 25 anos de carreira (conhecida como The Battle Rages On Tour) de 1993, quando o "esquentado" guitarrista Ritchie Blackmore deixou a banda durante o mesmo ano. Esse vídeo fala mais do que qualquer comentário sobre.
PAGE & PLANT: Em Fevereiro de 1995, dois dias antes de iniciar a turnê, Jimmy Page esquenta os motores ao lado da banda que o acompanhou durante seu projeto com Robert Plant. Isso parece apenas uma simples checagem de som?! (Michael Lee, o baterista que esteve nessa banda, faleceu em 2008 devido a um ataque epilético. Foi sem dúvida um músico brilhante). Confira:
Claro que esses são apenas trechos resumidos de ensaios antes dos shows, checagem de afinação, equalização e é normal qualquer músico dar aquela improvisada, etc. Esses exemplos mostram que alguns vão além disso e transformam um momento comum em algo fascinante (e digno de assistir várias vezes né!).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nevermore anuncia sua nova formação
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
A pior música do pior disco de Ozzy Osbourne, segundo o Heavy Consequence
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
Dave Mustaine afirma mais uma vez que não é de direita; "Sou independente"
Eddie Van Halen admitiu: esse hino foi criado para tirar sarro de um movimento inteiro
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade
"Quem vai me matar?": Dave Mustaine lembra briga junto com James Hetfield em boate


A música épica do Rush que mexeu com a cabeça de Dave Mustaine
Substituir Neil Peart é impossível, segundo Mike Portnoy
As 10 "maiores" do Rush segundo Neil Peart, com as explicações dele
A condição de Geddy Lee para Rush voltar a compor e lançar músicas inéditas
Geddy Lee fala em material novo do Rush; "suspeito que alguma música vai acabar saindo"
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O desconhecido baterista que jamais será esquecido, segundo Neil Peart do Rush
A música do Rush que mudou a forma como Kirk Hammett toca guitarra
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


