Metal e quadrinhos: em Xampu 2, Roger Cruz segue chutando bundas
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 16 de fevereiro de 2017
Dando sequência à história contada no primeiro volume de Xampu, lançado no segundo semestre de 2016 pela Panini em parceria com o Stout Club, chegou às bancas de todo o Brasil nas últimas semanas Xampu Volume 2. Na história, escrita e desenhada por Roger Cruz, seguimos acompanhando as aventuras de uma turma de amigos na São Paulo da virada dos anos 1980 para os 1990, todos apaixonados por rock e vivendo as experiências marcantes daquela época em que a gente não sabe direito se ainda é adolescente ou já pode ser considerado um adulto.
Cruz já fez trabalhos para as grandes editoras norte-americanas como Marvel, DC e Image, e na série Xampu (que deve ter mais um volume, ainda sem data de lançamento) conta uma história meio autobiográfica, colocando nas páginas da HQ os causos vividos por ele e sua turma de amigos. As referências à música são onipresentes, bem como à cultura pop. Todos são apaixonados por metal e vivem essa paixão de maneira intensa. Isso faz com que a HQ caia no gosto de fãs de música de maneira quase instantânea.
Neste segundo volume, o arco principal conta a viagem de dois integrantes da turma para assistirem ao Rock in Rio 2, que rolou em 1991 e teve shows de bandas como Guns N’ Roses, Judas Priest, Queensryche, Megadeth e Sepultura. A arte primorosa e com estilo próprio de Roger Cruz deixa tudo ainda mais vívido, enquanto o texto é direto ao ponto e usa uma linguagem fácil e autêntica.
Xampu Volume 2 é, assim o primeiro volume da série, uma declaração de amor ao rock, ao metal e aos quadrinhos, com relatos transparentes e que transbordam autenticidade sobre uma época que marcou as vidas de quem hoje está na casa dos 40 anos.
Pra ler em alto e bom som!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Por que Roger Waters cortou Paul McCartney em "Dark Side of the Moon"?
As três músicas do AC/DC escolhidas por Brian Johnson entre as suas favoritas
Padre ouve Metallica pela primeira vez e diz que usaria música pra preparar homilias
O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Troy Sanders comenta participação de Geezer Butler no novo álbum do Mastodon
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
O clássico do Queen em que Freddie Mercury alcançou a nota mais alta de sua carreira
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
Guns N' Roses: a verdadeira história de "Rocket Queen"
O guitarrista que recusou tocar em um dos grandes álbuns do rock Brasil dos anos 80
Cinco álbuns dos anos 2000 que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez



Dave Grohl comenta sobre o funeral de Kurt Cobain, do Nirvana
O clássico dos Beatles que John Lennon queria ter cantado: "Paul McCartney não cantou bem"
O clássico do Journey que é "presente de Deus" e foi escrito em meia hora
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?
Paulo Ricardo diz que sofre boicote de rádios por questões políticas
História do Rock: dos primórdios aos anos 70



