Max Cavalera: de onde vem tanta inconveniência?
Por Igor Miranda
Postado em 02 de janeiro de 2017
Sites focados em heavy metal, como o Whiplash, registram dezenas de manchetes com declarações polêmicas de Max Cavalera. O ex-frontman do Sepultura não é do tipo que economiza nas palavras quando fala de sua antiga banda.

Há quem interprete tal postura como "sinceridade em excesso". Existem aqueles que entendem isto como "inconveniência". Eu compreendo de ambas as formas, mas com uma tendência para a segunda opção. Há alguns depoimentos interessantes de Max sobre os antigos bastidores da banda e os seus próprios sentimentos, mas, no geral, cai-se na mesmice em criticar os outros sem propósito aparente.
É evidente que o único responsável por tais declarações polêmicas é o próprio Max Cavalera. É ele quem fala. Entretanto, é legítimo entender a conjuntura que passa pela própria imprensa especializada.
Em tempos de redes sociais, busca por cliques e usuários que só leem manchetes (e ignoram textos), é cômodo cavar um gancho forte em um título. Boa parte dos veículos que produzem material exclusivo, a partir de entrevistas, faz isto - especialmente os portais gringos.

Diante disso, é impressionante a quantidade de entrevistadores que fazem algumas perguntas capciosas a Max Cavalera. Disse e reforço que ele é o único responsável por suas declarações, mas, se ele já tem um perfil "sem papas na língua", qual o propósito jornalístico de provocá-lo a cada entrevista?
Pior ainda é que o reflexo dos depoimentos de Max Cavalera e algumas respostas dadas por Andreas Kisser, por vezes com mais classe. Formam-se "torcidas" relacionadas ao Sepultura. Tem quem demonstre apoio aos Cavaleras xingando o Sepultura atual e vice-versa, como se tomar lado fosse algo necessário. Não dá para curtir o trabalho de ambos? Eu acho que dá. Inclusive, é o que faço.

Muitas críticas de fãs às declarações de Max Cavalera são pesadas. E com certa justiça, afinal, algumas afirmações dele são, mesmo, inconvenientes. Mas deve-se entender que elas acontecem sob determinadas circunstâncias, ancoradas pela imprensa e sob o combustível de fãs-torcedores.

Comente: A culpa é do Max ou da mídia que vive provocando-o?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps