Bolha Musical: Galeria Nova Barão e o espírito da música
Por Rafael Fioravanti
Fonte: Bolha Musical
Postado em 28 de dezembro de 2016
No final de 2015, o jornalista musical Rafael Fioravanti foi à Galeria Nova Barão para saber o que os comerciantes pensam do local. Inaugurada na década de 60, trazendo um visual altamente moderno para a época, a galeria Nova Barão (uma espécie de rua fechada com dois andares de lojas) ainda consegue manter seu ar retrô em meio à paisagem mutável do centro de São Paulo. Seu design lembra o deu um navio, e apesar do ar de antiguidade, o espaço localizado entre as ruas Barão de Itapetininga e 7 de abril está em constante evolução. Uma evolução para sobreviver, já que a famosa Galeria do Rock, logo ali ao lado, ofusca o brilho da Nova Barão.
"Há muitas lojas de discos de vinil aqui, mas há alguns anos tinha mais", diz Luis Carlos Januário, 44 anos, dono de uma loja no segundo andar. "O pessoal que tinha comércio aqui correu tudo para a Galeria do Rock, mas eles sempre voltam."
Há tempos a Nova Barão vem angariando novos amantes de música para seu nicho, e um dos grandes motivos disso são as mais de 14 lojas de disco de vinil espalhadas por seus dois andares. São lojas que vendem todos tipos de discos para os mais diferentes aficionados (do punk à black music, do jazz ao reggae), e não é só isso que encontramos ali.
No primeiro andar da Nova Barão há lanchonetes, salão de cabeleireiros, bares, lojas de roupas, tatuadores e até joalherias. Devido a essa diversidade, há quem diga que não existe desvantagem em se trabalhar ali. "Eu não vejo pontos negativos, pois é uma galeria aberta a todo tipo de comércio", diz Luis Carlos Januário. "E mais, aqui é mais tranquilo e aconchegante, o pessoal fica mais à vontade." Já um lojista que se identifica por Alemão, dono da The Records, loja especializada em rock pesado, destaca o medo que as pessoas têm do centro velho paulistano. "O positivo é que a Nova Barão está localizada no centro, nós temos movimento. Mas isso também acaba sendo o lado negativo da história, já que muitas pessoas ainda evitam o centro por considerá-lo perigoso."
Como polo cultural, a semelhança entre a Nova Barão e a Galeria do Rock é pequena, pois ambas são hoje parte fundamental da história do centro de São Paulo. A Galeria do Rock foi fundada em 1963 e hoje conta com 450 estabelecimentos também voltados a diferentes estilos musicais. E cada um protege o seu quintal, como é de se esperar. "Eu não estou falando que não tem lojas boas lá na Galeria do Rock, até tem! Lá tem a Baratos Afins e várias outras lojas grandes que eu acho que nunca vão sair de lá. Mas a música está aqui, pois lá o negócio se tornou um shopping onde o pessoal vai mais para comprar roupa. Acho que o que menos se vende lá na Galeria do Rock é música."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte


