Status Quo: a contribuição musical de Rick Parfitt
Por Gustavo Pereira e Fernando Vieira
Postado em 28 de dezembro de 2016
Rick Parfitt do Status Quo nos deixou na véspera de Natal. Este inglês de origem humilde, que começou a tocar guitarra aos 11 anos, é um grande músico e artista de rock. Quando se juntou ao Status Quo em 1967, com Francis Rossi, Roy Lines, Alan Lancaster e John Coghlan, era evidente que o visual e o som psicodélico da banda não eram o perfil de Parfitt. Foram 2 discos nesta linha, mas a partir do terceiro, Ma Kelly's Greasy Spoon, de 1970, algo começou a mudar, ficando mais acentuado nos anos seguintes, até Piledriver, de 1973.
Rick é o autor de Big Fat Mama, junto com seu parceiro de quase 50 anos, Francis Rossi. Este álbum, desde a capa, mostra o que viria a ser o Status Quo, um quarteto, com um rock simples, enérgico e verdadeiro. Hello consagrou a banda, com mais provas do potencial da parceria Parfitt/Rossi - 4500 times é uma obra prima - mas em Quo (1974), Parfitt mostrou todo seu potencial, sendo responsável por mais de 80% das músicas. Drifting Away mostra um peso acima da média nas composições do Quo. Sempre que as músicas eram cantadas por Parfitt, o que ocorria na maioria das composições de sua autoria, era muito fácil distinguir pelo seu estilo, uma voz mais forte, mais rock.
On the level (1975) abre com Little Lady, quer algo mais rock do que isso? E Rain e Mystery Song, do Blue For You (1976) , ambas de Parfitt, faixas que constaram no set list do Quo por 40 anos. Quem no início de sua adolescência procura por rock, e escuta algum destes discos do Status Quo, e mais ainda, as composições e o Parfitt cantando e tocando, acha o rock n roll e apega a esta banda maravilhosa. Aprende a gostar e respeitar tanto a banda que releva alguns tropeços mais pop que a banda teve nos próximos anos. Parfitt começou a compor menos, mas sempre suas músicas se destacavam - Again and Again, o mega sucesso Whatever you want, Ressurection, Power of Rock... Parfitt sempre manteve sua postura de guitarrista de rock, uma presença marcante nos palcos e nas apresentações do Quo.
Em 2003, na turnê da banda no Brasil, quase metade do set list, principalmente no show do Rio de Janeiro, foi cantado por ele, que fazia as vozes da composição de Alan Lancaster, que deixou o Quo em 1984. Nos últimos dez anos de Status Quo, Parfitt vinha compondo com regularidade, e novamente suas composições se destacavam nos álbuns. Al right, Belavista man, Let´s Rock e sua última composição com a banda Go Go Go (2013) são excelentes exemplos de grandes canções de rock.
Existem canções de Rick ao longo de sua carreira mais introspectivas e de grande qualidade musical, alem de letras mais sérias. Living on Island, For you, Oh Babe e Shine On são alguns exemplos. E este artigo justamente termina com Shine On, onde na letra é o que Rick Parfitt merece e significa para todos que apreciam o rock n roll: "Eu abri meus olhos, para ver o sol da manhã, e agora a estrada está clara, e eu estou livre para correr. Sim, eu posso ver a luz, queimando tão brilhante, brilhando sobre mim."
Rick Parfitt fez parte da vida de muitas pessoas enquanto este vivo. E será sempre uma referência a qualquer pessoa que goste de rock e possa reviver seus grandes momentos, principalmente nos registros ao vivo do Status Quo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Como Eric Clapton inspirou Steve Morse a se reinventar após perdas pessoais e limites físicos
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Led Zeppelin e Dire Straits poderiam ter tocado no Rock in Rio 85?
A importante e cultuada vertente do rock que Raul Seixas abominava completamente
Percussionista do Slipknot fala sobre a demissão do baterista Jay Weinberg


A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"



