RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A canção dos Beatles que foi inspirada pela música negra dos EUA, segundo John Lennon

As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock

O álbum do Dream Theater que foi mais difícil compor as letras, segundo John Petrucci

O hit oitentista que Ronnie James Dio teria usado para escrever "Holy Diver"

Banda de black metal Uada lança cover para "Something in the Way", do Nirvana

A última banda de rock nacional que conseguiu influenciar crianças, segundo Jéssica Falchi

Dave Mustaine acredita que novo disco do Megadeth trará vida nova ao thrash metal

O nome do rock nacional que não colocaria o próprio álbum nem no Top 20 dos anos 1980

A banda que será a próxima revelação do stoner psicodélico, segundo André Barcinski

Richie Sambora acusa Jon Bon Jovi de sabotar sua carreira solo para forçá-lo a voltar

Tony Martin lamenta morte de artista que fez capa de álbum do Black Sabbath

O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu

Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo

Red Hot Chili Peppers afirma que documentário da Netflix é sobre Hillel Slovak

O ex-integrante do Megadeth com quem Dave Mustaine gostaria de ter mantido contato


Stamp
Bangers Open Air

Iron Maiden: e se Blaze Bayley tivesse ficado para mais um disco?

Por
Postado em 15 de dezembro de 2016

Há quem reconheça a qualidade dos trabalhos de Blaze Bayley com o Iron Maiden. O cantor gravou dois álbuns com a banda: "The X Factor" (1995) e "Virtual XI" (1998). Todavia, é consenso que o trabalho do grupo atingiu o seu nível máximo com Bruce Dickinson, a quem Bayley substituiu em 1994 - e que acabou voltando em 1999.

Iron Maiden - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Blaze Bayley jura, de pés juntos, que poderia ter agradado mais fãs de Iron Maiden caso tivesse gravado um terceiro disco com a banda. Cabe, então, o exercício de imaginação: e se Bayley tivesse durado o suficiente para registrar mais um álbum após "Virtual XI"?

Em recente entrevista ao EonMusic, Blaze Bayley falou que músicas feitas para o sucessor do "Virtual XI", projetado com ele nos vocais, foram parar no disco "Brave New World". O álbum, de 2000, marcou o retorno de Bruce Dickinson ao posto de cantor, além da volta do guitarrista Adrian Smith.

"Não lembro de todas, mas 'Dream Of Mirrors' é uma das músicas (feitas quando ele ainda estava na banda). Steve (Harris, baixista) gostou muito daquelas canções que fizemos, assim como eu. Ele disse: 'eu realmente gostaria de manter essas canções'. Eu não tinha planos naquela época, mas tive ideias durante a turnê e que acabaram em 'Silicon Messiah', meu disco solo", afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em estrutura musical, "Virtual XI" e "Brave New World" não são tão diferentes assim. Os experimentos progressivos de "The X Factor" haviam se encorpado no seu sucessor, apesar de carecer em inspiração. Atribui-se isto, especialmente, a Steve Harris, principal compositor do grupo nos álbuns da fase Blaze. Ele não acertou a mão na parte criativa e nem teve grande ajuda de seus demais colegas neste quesito.

É notável que Blaze Bayley, consequentemente, acabaria aprendendo a agradar os fãs de Iron Maiden - na medida do possível. Por mais que ele tenha integrado o bom Wolfsbane anteriormente, a cobrança e a pressão são extremamente diferentes. E, definitivamente, não é fácil substituir um nome como Bruce Dickinson. Em um terceiro disco, Bayley acabaria se mostrando melhor, devido à experiência obtida em uma grande banda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como Blaze Bayley disse, outras ideias que ele queria gravar no sucessor de "Virtual XI" acabaram parando, também, em "Silicon Messiah" (2000), disco solo do cantor. É, em minha opinião, um trabalho mais consistente que os feitos com o Maiden.

Parte do fracasso da passagem de Blaze Bayley pelo Iron Maiden também tem ligação com o próprio time de instrumentistas, que ainda aprendia a melhor forma de trabalhar com nuances e estruturas mais progressivas. A "culpa" não é só de Blaze. Inegavelmente, ele não encaixou bem no Maiden, mas não deve ser o único a ser criticado pelo produto final deste período.

Ao unir os momentos mais progressivos de "Brave New World" e "Silicon Messiah", dá para se notar que um bom disco poderia ter sido feito com Blaze Bayley. E, agora, é o momento de concluir o exercício dei maginação: o suposto terceiro disco da era Blaze não seria melhor que o trabalho feito com o retorno de Bruce Dickinson, todavia, amenizaria um pouco a imagem de "fiasco" que atribuiu-se à passagem de Bayley pelo grupo. E o registro em questão, muito provavelmente, seria melhor que "The X Factor" e "Virtual XI", trabalhos de transição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Apesar de tudo, Blaze Bayley demonstrou entender, ainda em entrevista ao EonMusic, o motivo de sua saída, em 1999, para o retorno de Bruce Dickinson. "Era algo ligado aos negócios. Acho que a EMI (gravadora) botou muita pressão na banda. Todos estavam em reuniões e fazia sentido a volta de Bruce, assim como Rob Halford retornou ao Judas Priest. Não foi agradável para mim, mas funcionou. E disse à época que, mesmo fora, o Iron Maiden era necessário para a indústria musical. Desejo muita sorte e enorme sucesso a eles, pois eles merecem. O sacrifício pessoal que cada integrante fez pelo grupo é incrível", afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Comente: Você acha que faltou mais um disco para Blaze mostrar a que veio ou já tinha dado o que tinha que dar?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Dish Carpens


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.
Mais matérias de Igor Miranda.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS