Guitarra: O que estudar, e como?
Por Herick Sales
Fonte: Herick Sales Guitar
Postado em 29 de janeiro de 2016
Está aí, uma pergunta que ouço com frequência, e sempre surgem respostas muito vagas, então vou abordar meus pontos de vista. Acredito que aprender a tocar guitarra seja dominar uma gama de técnicas, nem que sejam algumas, para ficarem na ''manga'' para quando necessário for, serem usadas. Acho que abster-se de alguma técnica, de aprender algo, é fechar-se idiotamente para uma ferramenta nova, uma forma de se expressar. Já vi alunos dizerem ''eu não vou aprender tapping, pois o Slash não usa'', ou ''porquê vou usar o dedo mindinho se o Eric Clapton não usa?'' . Bem…você não é o Slash e nem o Clapton, que possuem uma linguagem própria e ajudaram até mesmo a redirecionar os rumos da guitarra. Então, vamos nos recolher à nossa posição, e deixemos quem tem genialidade ''divar'' merecidamente. Nós, pobres mortais, vamos estudar. Então, como fazer isso?
Tempo de estudo: isso, antes de tudo, considero tão importante quanto o estudar, treinar, ler sobre: tempo e a frequência! Vou dar um exemplo: todo mundo deve ter um amigo assim, que vai para academia um dia, malha descaralhadamente 5 horas, depois não aparece durante dias, depois volta dias pingados e fica fazendo ''reposições'' com cargas mais puxadas. Isso além de trazer problemas, não vai render tanto. Melhor seria se ele nem fosse para a academia, mas caminhasse 30 minutos todo dia. Seria muito mais saudável para o corpo. O mesmo vale para a guitarra. É bem melhor você conseguir treinar 1 hora todo dia, com calma, do que pegar 2 vezes na semana o dia todo. A rotina e frequência, acostumam sua musculatura, faz ela se desenvolver melhor, você absorve melhor o treino e conhecimento, e conseguirá raciocinar mais rápido na hora de aplicar.
Conteúdo: dividir o conteúdo, com o tempo que você tem disponível. Se você aprendeu uma sequência de acordes nova, possui escalas para treinar, e está estudando uns licks, e improvisa usando essas coisas, é importante você dividir seu tempo, para estudar tudo de forma equilibrada. Não adianta você estudar uma semana as escalas, elas evoluírem bem, porém, na hora de fazer um licks de blues simples, o bend sair errado, e o vibrato inconstante. Na semana seguinte, treinar só os licks, esquecer das escalas, e depois fazê-las cagadas. O equilíbrio de todos os conceitos, e a sua evolução de forma conjunta, traz resultados melhores, e maior gama de ferramentas ao seu dispor;
Disciplina: existirão exercícios que, após um tempo, você verá que não precisa fazer todo dia para fazer bem. Ok. Mas você notará que certas coisas ( escalas, padrões, licks, sweep, sincronia ), se você não fizer todo dia, você vai perdendo um pouco o jeito, a habilidade naquilo. Mas dentro da disciplina, acho válido comentar sobre uma coisa: seu amiguinho vai te chamar para ir para festa, vai passar um filme bom na tv, a preguiça atacará pois está frio, o facebook terá recadinhos e amigos querendo bater papo, etc. Tudo vai estar contra você, digamos assim, outros compromissos, etc. Mas vamos lá. Você trabalha? Estuda? Faz isso pois tem essa rotina, e separa esse horário para isso, e é algo que você se ''obriga'' a fazer… Que seja assim também com a música e seus treinos, afinal, é chato certas vezes? Sim. Mas somente a rotina e a repetição traz avanços e melhoras;
Divirta-se: pode ser estranho terminar assim, mas não se esqueça que você toca guitarra para se divertir! Porquê gosta! Procure pegar o que estudou, e separar um momento, para tocar sem muito compromisso, juntando coisas, e tente improvisar sobre uma música ou sozinho, aplicando o que aprendeu e o que está estudando. Só assim você verá o que precisa melhorar, e o que está evoluindo.
Todos possuem capacidade plena de desenvolvimento no instrumento, o que vai diferenciar os homens dos meninos nesse aspecto, é como se planeja, direciona, e aplica a capacidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O baixista que, para Geddy Lee, está acima de Paul McCartney - e que o próprio Paul não nega
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A condição estipulada por rádios para veicular músicas do Van Halen, segundo Alex Van Halen
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection


A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Os melhores bateristas de hair metal de todos os tempos, segundo a Loudwire
Site americano elege os melhores baixistas do rock progressivo de todos os tempos
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


