Guitarpedia: quais os segredos por trás das técnicas de arpejos e tapping?
Por Adrian Dragassakis
Fonte: Guitarpedia
Postado em 27 de setembro de 2015
Com certeza você já deve ter ouvido falar dessas duas técnicas, muito utilizadas por guitarristas do mundo todo. Alguns deles, já se inspiraram nessas técnicas para dar nomes para suas composições, como "Arpeggios From Hell" de Yngwie Malmsteen e "Tapping Into My Dark Tranquility" do Kiko Loureiro (Angra e Megadeth). Ambas as músicas são instrumentais e fazem jus ao nome, tendo como principal característica, os arpejos e tappings durante as composições de alto nível de virtuosismo.
Mas vamos por partes, o que é o tapping?
Também chamado de "two hands", a técnica consiste em utilizar uma ou as duas mãos para "martelar" (tap) notas na escala do instrumento, ligando-as, utilizando as técnicas de hammer-on e pull-off, adquirindo assim, um efeito de grande velocidade. O tapping é uma técnica existente há muitos anos. Não se sabe exatamente quem a criou, mas um dos primeiros músicos a popularizar essa técnica foi Roy Smeck, nos anos de 1930. Eddie Van Halen talvez tenha sido o guitarrista que mais ficou conhecido por utilizar o tapping em suas músicas, inspirado em Ace Frehley, do Kiss. Eddie é confundido por muitos em ser o criador do tapping, por tamanha popularidade que o guitarrista proporcionou. Outros nomes que também ficaram famosos por utilizar essa técnica são Stanley Jordan, Steve Hackett, Jason Becker, Adrian Smith, Joe Satriani, entre outros.
Você pode conferir conteúdos sobre tapping em vários níveis e exercícios através do site www.guitarpedia.com.br.
E o que são os arpejos?
São as notas do acorde tocadas separadamente (formado por sua Tônica, terça e quinta). O arpejo pode ser simples (tocando as três últimas notas do acorde) ou composto (tocando todas as notas do acorde). Para efeitos de velocidade na guitarra, os arpejos podem ser acompanhados da palhetada sweep ("varrendo" as cordas, tocando no mesmo sentido, o oposto da palhetada alternada) e também, os ligados, fazendo com que as notas soem uma após a outra, mas sem soar juntas, como em um acorde comum. É uma técnica muito usada pelos famosos "shredders" como Yngwie Malmsteen (como já citamos na "Arpeggios From Hell" e na maioria de suas composições), Edu Ardanuy, Vinnie Moore, John Petrucci, Marty Friedman, Steve Vai, entre muitos outros.
Já aprendemos um pouco da história e de teoria. Como aplicar isso na prática?
Deixamos essa parte para o professor Vandré Nascimento, que elaborou uma aula especial de Arpejos com Tapping, utilizando os 3 dedos da mão direita, através do site do Guitarpedia (guitarpedia.com.br). Confira abaixo um teaser da aula e comece já seus estudos!
Saiba mais sobre esses e outros assuntos no site www.guitarpedia.com.br.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps