Matérias Mais Lidas

Megadeth: gravações de baixo do David Ellefson para o novo disco serão descartadasMegadeth
Gravações de baixo do David Ellefson para o novo disco serão descartadas

Metallica: a palavra mais presente nas letras da banda é...Metallica
A palavra mais presente nas letras da banda é...

Massacration: quando Kiko Loureiro criticou a banda - e supostamente arregou para elesMassacration
Quando Kiko Loureiro criticou a banda - e supostamente arregou para eles

Helloween: ouça o álbum Helloween, que marca voltas de Michael Kiske e Kai HansenHelloween
Ouça o álbum "Helloween", que marca voltas de Michael Kiske e Kai Hansen

Roberto Barros: Até ouvir Angra eu não gostava de power metal, revela o guitarristaRoberto Barros
"Até ouvir Angra eu não gostava de power metal", revela o guitarrista

Hellfest 2022: anunciado megafestival com 350 bandasHellfest 2022
Anunciado megafestival com 350 bandas

Troca-troca: dez músicos que mudaram de instrumento ao longo da carreiraTroca-troca
Dez músicos que mudaram de instrumento ao longo da carreira

Megadeth: revelados detalhes do caso envolvendo vazamentos de David EllefsonMegadeth
Revelados detalhes do caso envolvendo vazamentos de David Ellefson

Malmsteen: guitarrista explica por que gosta de ser o seu próprio patrãoMalmsteen
Guitarrista explica por que gosta de ser o seu próprio patrão

Helloween: ganhe ingressos e assista ao lyric video do novo álbumHelloween
Ganhe ingressos e assista ao lyric video do novo álbum

Twisted Sister: Jay Jay French se junta a campanha contra câncer de próstataTwisted Sister
Jay Jay French se junta a campanha contra câncer de próstata

Gêmeos: grandes discos de rock e metal que foram lançados no mesmo diaGêmeos
Grandes discos de rock e metal que foram lançados no mesmo dia

Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidasPitty
Cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas

Led Zeppelin: quanto eles conseguiam arrecadar por show no auge da bandaLed Zeppelin
Quanto eles conseguiam arrecadar por show no auge da banda

1984: 15 grandes discos lançados em um dos anos mais impressionantes da música pesada1984
15 grandes discos lançados em um dos anos mais impressionantes da música pesada


Arte Musical
Stamp

Angra: as músicas de cada álbum que definem a banda

Por Samuel Coutinho
Fonte: Metal da Ilha
Em 31/05/14

O power metal partiu da Alemanha e se expandiu para vários lugares, Itália, Suécia, Finlândia, e o Brasil adotou muito bem o estilo, mesmo sendo um pais conhecido pelo samba e culturas diversificadas. O nosso representante, mais do que respeitado, é o ANGRA.

Formado no início da década de 90, a banda carrega 7 álbuns em sua carreira. Discos que marcaram cada fase da banda, fazem parte da coleção de qualquer fã do estilo. E é sobre esses álbuns que falaremos aqui neste artigo. Cada disco representa uma página na história da banda. Podemos navegar por cada uma dessas páginas apreciando cada pedaço da história.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Aquela música que mexe com você é como se fosse a parte mais importante da história. Dando mais ênfase nas canções que marcaram cada álbum da banda, listamos as músicas, de cada disco, que definem o Angra.

Canção que define a banda no álbum "Angels Cry":

"Carry On" - Muitos irão dizer, "mas é lógico que 'Carry On' tem que ser o som do 'Angels Cry'", sim claro, isso todo mundo concorda, mas além de ser uma música bastante conhecida, sendo a primeira faixa do primeiro álbum de estúdio do Angra, "Carry On" é um hino que ficou registrado em cada canto que a banda passou. Sempre foi a música mais pedida nos shows da banda, sendo por exemplo executada como um Gran Finale em determinado show. "Carry On" foi um marco por mostrar toda técnica, de uma banda que estava apenas começando, em todos os instrumentos - desde a linha crescente de baixo no início da música, aquela levada isolada de bateria, passando pelos solos de guitarra, até as notas altas de Andre Matos no final. "Carry On" é indiscutivelmente a canção mais forte do álbum.

Outras escolhas: "Streets Of Tomorrow" e "Evil Warning"

Canção que define a banda no álbum "Holy Land":

"Z.I.T.O" - Sim, eu poderia ter colocado aqui "Nothing To Say", mas estamos falando das músicas que é a cara do Angra, e na minha opinião "Z.I.T.O" mostra bem isso. Uma música completíssima e rápida, com ótimos solos da dupla Kiko e Rafael. Um power metal bem feito com o vocal perfeito de Andre Matos. Esta canção define bem o álbum "Holy Land" como também a carreira da banda. Com orquestrações lembrando um pouco o "Rebirth", com um trecho da letra deixando uma certa premonição, The turn is close, new century/A virada está próxima, novo século. Mas calma que ainda temos o "Fireworks".

Outras escolhas: "Nothing to Say" e "Carolina IV"

Canção que define a banda no álbum "Fireworks":

"Speed" - Praticamente a última canção do álbum, já com um ar 'Shaman/Rebirth', aqui já temos uma noção de como já estava soando o seguimento musical da banda. Como o próprio nome já diz, "Speed" é uma canção bem rápida que já nos remete a uma nova fase do Angra, um dos motivos que fez metade os integrantes partirem para um outro caminho. "Speed" já mostra um pouco do que ouviríamos mais tarde no álbum "Rebirth". Uma música bem progressiva cheia de viradas rápidas e de contratempos. Uma música que fecha o álbum e a formação clássica da banda.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outras escolhas: "Wings of Reality", "Lisbon" e "Metal Icarus"

Canção que define a banda no álbum "Rebirth":

"Unholy Wars" - Confesso que fiquei com dó de não ter escolhido "Running Alone", mas "Unholy Wars" é uma faixa épica. Sendo uma canção bem técnica e cheia de detalhes, a faixa 6 do álbum "Rebirth" foi a escolhida como a música que define o Angra neste disco. Já com a nova formação, nem precisamos lembrar que Aquiles e Felipe Andreoli deram, muito bem, conta do recado. Se eu pudesse eu colocaria todas as músicas, porque foi um álbum excepcional, mas "Unholy Wars" desbanca até "Nova Era", que hoje já soa meio chatinha. Com uma introdução bem Angra mesmo, "Unholy Wars" fica violenta quando entra os primeiros riffs, e que riff. O vocal agressivo de Edu Falaschi deixa as coisas tão bem que podemos ver que a banda havia mesmo renascido. Como eu disse, é uma música cheia de detalhes, e melhor do que explicar, só ouvindo mesmo.

Outras escolhas: "Acid Rain" e "Running Alone"

Canção que define a banda no álbum "Temple Of Shadows":

"Spread Your Fire" - Como a nova fase da banda, a sonoridade já havia mudado, e no álbum "Temple Of Shadows" ficou ainda melhor. Com muito mais técnica e velocidade, as guitarras neste álbum soam tão rápidas que chegam a lembrar DRAGONFORCE. E não é só as guitarras que ficaram mais rápidas, Aquiles e Felipe também alcançaram a velocidade da luz. Com um álbum bem mais rápido e cheio de corais e orquestrações, nada mais justo do que escolher "Spread Your Fire" como a faixa que representa o Angra nesta nova fase. É como se o "Rebirth" fosse o anjo (com uma capa bem clarinha e com o ser estampado) e o "Temple Of Shadows" fosse o demônio (já com cores fortes e uma imagem agressiva). "Spread Your Fire" pode ser considerada a "Carry On" do "Temple Of Shadows", pois é uma canção de bastante satisfação e o disco é considerado, por alguns fãs, o melhor álbum da banda.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outras escolhas: "Angels and Demons" e "Morning Star"

Canção que define a banda no álbum "Aurora Consurgens":

"The Voice Commanding You" - Já naquela fase definitiva, o "Aurora Consurgens" tinha um som mais seco, mas mesmo assim sem dispensar a técnica. Um álbum que deixou alguns fanáticos de cabelo em pé, por não mostrar mais aquela garra do "Temple Of Shadows", mas mesmo assim foi um bom disco. "The Voice Commanding You" é uma das fagulhas que sobrou do álbum anterior. A voz do Edu já não estava tão boa como antigamente, mas ainda se mostrava coesa com o som da banda. Uma música que te faz pensar: "Isso é muito Angra". Com um refrão bem grudento, "The Voice Commanding You" é uma das poucas músicas que ainda agrada alguns fãs que torceram o nariz para este trabalho.

Outras escolhas: "Salvation: Suicide" e "Scream Your Heart Out"

Canção que define a banda no álbum "Aqua":

"Arising Thunder" - Chegamos no álbum que aparentemente nem a própria banda gosta, mas tem quem ouça. Mesmo com o retorno do baterista original da banda, Ricardo Confessori, a qualidade técnica não foi tão bem aceita e demonstrada nas músicas. Mesmo assim, os elementos da banda ainda estavam lá, e das 10 faixas podemos sim encontrar pelo menos uma que defina a banda nesta reta final. "Arising Thunder" foi a única escolha decente neste disco, sem desmerecer as outras canções, mas esta música é digna de representar o Angra no álbum "Aqua". Músicas como "Lease of Life" e "Spirit of the Air" são boas, mas "Arising Thunder" foi o último suspiro de vida desta formação, culminando na saída do vocalista Edu Falaschi.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outras escolhas: "Spirit of the Air"

O Angra passou por grandes desafios, mesmo com apenas 7 álbuns lançados, mas cada um deles com uma pérola. Como essas que foram mencionadas neste artigo. A banda segue agora para mais uma jornada, com um novo vocalista, um novo baterista e uma nova história. Que venham os próximos álbuns!

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Pentral
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Luis Mariutti: tocando Losfer Words (Big 'Orra) do Iron MaidenLuis Mariutti
Tocando "Losfer Words (Big 'Orra)" do Iron Maiden

Helloween: Andi Deris relembra Andre Matos e participação em DVD do ShamanHelloween
Andi Deris relembra Andre Matos e participação em DVD do Shaman

Andre Matos: Resenha da biografia O Maestro do Heavy MetalAndre Matos
Resenha da biografia "O Maestro do Heavy Metal"

Andre Matos: O Legado do MaestroAndre Matos
O Legado do Maestro

Andre Matos: músicas gravadas em 2019 chegaram a reuni-lo com Rafael BittencourtAndre Matos
Músicas gravadas em 2019 chegaram a reuni-lo com Rafael Bittencourt

Viper: banda relembra Andre Matos, no dia que morte do vocalista completa dois anosViper
Banda relembra Andre Matos, no dia que morte do vocalista completa dois anos

Andre Matos: live nesta terça (8) celebra legado e apresenta trailer de documentárioAndre Matos
Live nesta terça (8) celebra legado e apresenta trailer de documentário

Felipe Andreoli: iniciada campanha de financiamento coletivo para álbum soloFelipe Andreoli
Iniciada campanha de financiamento coletivo para álbum solo

Edu Falaschi: A vantagem de ter Aquiles Priester nos bastidoresEdu Falaschi
A vantagem de ter Aquiles Priester nos bastidores

Igor 3K: como o apresentador do Flow Podcast começou a ouvir heavy metalIgor 3K
Como o apresentador do Flow Podcast começou a ouvir heavy metal

Edu Falaschi: por que Aquiles Priester topou entrar para carreira solo em vez de bandaEdu Falaschi
Por que Aquiles Priester topou entrar para carreira solo em vez de banda

Aquiles Priester: baterista impressiona ao revelar quanto perde de peso após showAquiles Priester
Baterista impressiona ao revelar quanto perde de peso após show

Lista: dez grandes bandas de heavy metal que surgiram no Brasil - Parte 1Lista
Dez grandes bandas de heavy metal que surgiram no Brasil - Parte 1

Heavy metal: dez músicas instrumentais que são faixas de abertura de discosHeavy metal
Dez músicas instrumentais que são faixas de abertura de discos

Rafael Bittencourt: nunca tive um parceiro com escrita tão fluida como MC GuimêRafael Bittencourt
"nunca tive um parceiro com escrita tão fluida como MC Guimê"


Lista: dez grandes bandas de heavy metal que surgiram no Brasil - Parte 1Lista
Dez grandes bandas de heavy metal que surgiram no Brasil - Parte 1

Angra: show no Rock In Rio 2011 é Triste de lembrarAngra
Show no Rock In Rio 2011 é "Triste de lembrar"

Aquiles Priester: Baterista revela porque muitos músicos não conseguem ganhar dinheiroAquiles Priester
Baterista revela porque muitos músicos não conseguem ganhar dinheiro


Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conheciaBlack Sabbath
Um Tony Iommi que você não conhecia

The Voice Kids: garotinha canta Led Zeppelin e conquista todosThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos


Sobre Samuel Coutinho

Nascido no interior de SP no dia 15/12/1986, em uma cidade chamada Ilha Solteira, Samuel Coutinho se entregou ao heavy metal logo na adolescência. Seu forte sempre foi o heavy metal melódico, variando desde o prog-metal até ao power-metal.

Mais matérias de Samuel Coutinho.