Parcerias Brilhantes: duplas que marcaram história
Por Fabio Reis
Postado em 10 de abril de 2014
Existem músicos que quando trabalham ao lado de um outro músico ou parceiro específico acontece aquela chamada mágica , aquela química que faz toda diferença. O mundo do Rock e Metal é marcado por essas parcerias. Eu estava lembrando de algumas que são inesquecíveis e que merecem ser exaltadas.
Como começar a falar de parcerias sem se lembrar de dois gênios que revolucionaram a forma como se ouve musica, criaram a maior banda de todos os tempos e fizeram um sucesso que dificilmente alguma outra banda vai conseguir alcançar , em apenas 7 anos de carreira lançaram 12 álbuns de estúdio e inúmeros singles. Claro estou falando dos dois cérebros por trás dos Beatles: John Lennon e Paul McCartney.
Ainda na linha do Rock Clássico, não posso deixar de lado outros dois mestres, um tanto temperamentais, mas que enquanto estiveram juntos foram responsáveis por compor clássicos imortais da história do Rock. O que seria do Pink Floyd sem a dupla David Gilmour e Roger Waters?
Fugindo um pouco dos clássicos e fazendo uma parada no Hard Rock temos uma das duplas mais encrenqueiras de todos os tempos. Foram chamados de "Toxic Twins" devido ao alto consumo de entorpecentes, já foram presos e quase morreram devido a vida totalmente inconsequente que levavam, reza a lenda que os caras pegaram todo o lucro de uma turnê e compraram um avião abarrotado de drogas. Bem, musicalmente falando Joe Perry e Steven Tyler vem lançando álbuns clássicos desde os anos 70 à frente do Aerosmith e com certeza merecem ser lembrados.
Outra parceria oriunda do Hard Rock que precisa ser reconhecida é a de Genne Simmons e Paul Stanley , que transformaram o KISS em uma das maiores marcas do mundo, uma banda/empresa que é uma verdadeira maquina de fazer dinheiro, tudo isso claro através da boa música praticada pelos mascarados.
No Metal temos inúmeras duplas que poderiam ocupar estas linhas mas escolhi algumas das quais me identifico e admiro muito. Quando o mestre King Diamond pois fim no Mercyful Fate e criou sua carreira solo, escolheu pra ser seu guitarrista o gênio das 6 cordas Andy LaRocque. Essa parceria rendeu álbuns espetaculares como "Abigail", "Them" , "Conspiracy" , "The Eye" entre outros. Os dois nunca se separaram, tocando juntos desde o álbum Fatal Portrait (1986), portanto há exatos 28 anos.
A próxima dupla que vou citar é um tanto quanto inusitada e por isso diferente das demais aqui apresentadas, se trata de uma parceria entre um produtor de rock e um membro de uma banda de metal; falo de Paul O'Neill e Jon Oliva do Savatage que por serem aficionados por temas conceituais e gostarem de Operas Rock, acabaram se tornando parceiros musicais perfeitos criando os temas para o álbum "Hall of the Mountain King" e compondo os clássicos "Gutter Ballet", "Streets: A Rock Opera" e também o álbum "Dead Winter Dead". São também os dois responsáveis pelo projeto Trans-Siberiam Orchestra.
Apesar de não ser um grande admirador do Grunge, Jerry Cantrell e Layne Stanley do Alice in Chains formaram uma dupla perfeita, as guitarras de Cantrell pareciam ser feitas sob medida pras linhas vocais poderosas de Stanley, que sem dúvidas cantava muito e ainda tinha o respaldo dos belos backing vocals de Cantrell. Uma grande parceria que chegou ao fim prematuramente com a morte de Layne.
Por fim vou citar duas duplas de guitarristas que se destacam de formas diferentes. Enquanto Dave Mustaine e Marty Friedman se destacaram pela exímia técnica, criatividade e pela construção nada linear das músicas do Megadeth além do enorme entrosamento e o casamento perfeito entre a técnica e feeling, temos Kerry King e o saudoso Jeff Hanemann no Slayer que conseguiam ser dois guitarristas com características diferentes porém que soavam como um, se completavam, sabiam exatamente o que esperar um do outro, além de disso ainda foram os dois responsáveis pela composição de eternos clássicos do Thrash Metal como "Show No Mercy", "Reign in Blood", "Hell Awaits" e "South of Heaven" entre outros.
Muitas outras duplas poderiam ter sido citadas aqui mas essa foi uma pequena viagem entre diferentes épocas e estilos. Muitos jeitos diferentes de se ver uma boa parceria e algumas das duplas mais memoráveis do Rock e Metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"
O hino do Black Sabbath - e do Metal - que Tony Iommi acha supervalorizado
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt

Marty Friedman comenta o teste que fez para a banda de Ozzy Osbourne
Dave Mustaine revela condição nas mãos
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Dirk Verbeuren diz que fazer parte do Megadeth é mais que um sonho
Nova música do Megadeth é "rápida e furiosa", afirma Dave Mustaine
O disco clássico do Megadeth que David Ellefson não ouvia muito - mas passou a admirar
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso


