Parcerias Brilhantes: duplas que marcaram história

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Fabio Reis
Enviar correções  |  Comentários  | 

Existem músicos que quando trabalham ao lado de um outro músico ou parceiro específico acontece aquela chamada mágica , aquela química que faz toda diferença. O mundo do Rock e Metal é marcado por essas parcerias. Eu estava lembrando de algumas que são inesquecíveis e que merecem ser exaltadas.

157 acessosFuturo Headbanger: Pai homenageia Lemmy e Mustaine em nome do Filho5000 acessosTop 5: Os roqueiros mais chatos da história

Como começar a falar de parcerias sem se lembrar de dois gênios que revolucionaram a forma como se ouve musica, criaram a maior banda de todos os tempos e fizeram um sucesso que dificilmente alguma outra banda vai conseguir alcançar , em apenas 7 anos de carreira lançaram 12 álbuns de estúdio e inúmeros singles. Claro estou falando dos dois cérebros por trás dos Beatles: John Lennon e Paul McCartney.

Ainda na linha do Rock Clássico, não posso deixar de lado outros dois mestres, um tanto temperamentais, mas que enquanto estiveram juntos foram responsáveis por compor clássicos imortais da história do Rock. O que seria do Pink Floyd sem a dupla David Gilmour e Roger Waters?

Fugindo um pouco dos clássicos e fazendo uma parada no Hard Rock temos uma das duplas mais encrenqueiras de todos os tempos. Foram chamados de "Toxic Twins" devido ao alto consumo de entorpecentes, já foram presos e quase morreram devido a vida totalmente inconsequente que levavam, reza a lenda que os caras pegaram todo o lucro de uma turnê e compraram um avião abarrotado de drogas. Bem, musicalmente falando Joe Perry e Steven Tyler vem lançando álbuns clássicos desde os anos 70 à frente do Aerosmith e com certeza merecem ser lembrados.

Outra parceria oriunda do Hard Rock que precisa ser reconhecida é a de Genne Simmons e Paul Stanley , que transformaram o KISS em uma das maiores marcas do mundo, uma banda/empresa que é uma verdadeira maquina de fazer dinheiro, tudo isso claro através da boa música praticada pelos mascarados.

No Metal temos inúmeras duplas que poderiam ocupar estas linhas mas escolhi algumas das quais me identifico e admiro muito. Quando o mestre King Diamond pois fim no Mercyful Fate e criou sua carreira solo, escolheu pra ser seu guitarrista o gênio das 6 cordas Andy LaRocque. Essa parceria rendeu álbuns espetaculares como "Abigail", "Them" , "Conspiracy" , "The Eye" entre outros. Os dois nunca se separaram, tocando juntos desde o álbum Fatal Portrait (1986), portanto há exatos 28 anos.

A próxima dupla que vou citar é um tanto quanto inusitada e por isso diferente das demais aqui apresentadas, se trata de uma parceria entre um produtor de rock e um membro de uma banda de metal; falo de Paul O'Neill e Jon Oliva do Savatage que por serem aficionados por temas conceituais e gostarem de Operas Rock, acabaram se tornando parceiros musicais perfeitos criando os temas para o álbum "Hall of the Mountain King" e compondo os clássicos "Gutter Ballet", "Streets: A Rock Opera" e também o álbum "Dead Winter Dead". São também os dois responsáveis pelo projeto Trans-Siberiam Orchestra.

Apesar de não ser um grande admirador do Grunge, Jerry Cantrell e Layne Stanley do Alice in Chains formaram uma dupla perfeita, as guitarras de Cantrell pareciam ser feitas sob medida pras linhas vocais poderosas de Stanley, que sem dúvidas cantava muito e ainda tinha o respaldo dos belos backing vocals de Cantrell. Uma grande parceria que chegou ao fim prematuramente com a morte de Layne.

Por fim vou citar duas duplas de guitarristas que se destacam de formas diferentes. Enquanto Dave Mustaine e Marty Friedman se destacaram pela exímia técnica, criatividade e pela construção nada linear das músicas do Megadeth além do enorme entrosamento e o casamento perfeito entre a técnica e feeling, temos Kerry King e o saudoso Jeff Hanemann no Slayer que conseguiam ser dois guitarristas com características diferentes porém que soavam como um, se completavam, sabiam exatamente o que esperar um do outro, além de disso ainda foram os dois responsáveis pela composição de eternos clássicos do Thrash Metal como "Show No Mercy", "Reign in Blood", "Hell Awaits" e "South of Heaven" entre outros.

Muitas outras duplas poderiam ter sido citadas aqui mas essa foi uma pequena viagem entre diferentes épocas e estilos. Muitos jeitos diferentes de se ver uma boa parceria e algumas das duplas mais memoráveis do Rock e Metal.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

MegadethMegadeth
Para cumprir tabela, banda faz um show curto em São Paulo

157 acessosFuturo Headbanger: Pai homenageia Lemmy e Mustaine em nome do Filho21 acessosEm 01/12/1957: Nasce Chris Poland (Megadeth)2520 acessosMarty Friedman: por que ele prefere comer vidro que ouvir Hendrix?39 acessosEm 23/11/1972: Chris Adler (Lamb Of God, Megadeth)3447 acessosNando Moura: a trolagem do Megadeth e o Top 5 do Kiko Loureiro0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Megadeth"

Dave MustaineDave Mustaine
James Hetfield, eu, Malcolm Young e Rudolf Schenker somos os melhores

MegadethMegadeth
Mustaine pensou em regravar "Killing Is My Business" com Kiko e Adler

Marty FriedmanMarty Friedman
Kiko Loureiro é um guitarrista maravilhoso

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Megadeth"0 acessosTodas as matérias sobre "Slayer"0 acessosTodas as matérias sobre "Savatage"0 acessosTodas as matérias sobre "Alice In Chains"0 acessosTodas as matérias sobre "King Diamond"0 acessosTodas as matérias sobre "Kiss"0 acessosTodas as matérias sobre "Aerosmith"0 acessosTodas as matérias sobre "Pink Floyd"0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"


Top 5Top 5
Os roqueiros mais chatos da história

Guns N RosesGuns N' Roses
Ex-guitarrista admite que era difícil tocar as músicas

SlayerSlayer
"Kerry King: Black Metal norueguês é uma merda!"

5000 acessosMarilyn Manson: "Sou o monstro do Lago Ness! Sou o Bicho Papão!"5000 acessosSemelhança: vocalistas de rock com vozes quase iguais5000 acessosLuxúria: uma lista de alguns dos clipes mais sexys da história5000 acessosComida de metalhead: O hamburger mais true do mundo4879 acessosGuns N' Roses: Axl e Slash escaparam de acusação de abuso de menor5000 acessosRock In Rio: Fatos curiosos sobre a primeira edição

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 10 de abril de 2014
Post de 11 de abril de 2014
Post de 06 de maio de 2014


Sobre Fabio Reis

Paulista, 32 anos, Editor do Blog Mundo Metal, fã de Rock Clássico e Diversos subgêneros do Metal. Banda favorita: Megadeth. Conheceu o Rock ainda quando criança por intermédio dos pais (amantes de Beatles) e com 11 anos já ia na galeria do Rock comprar seus primeiros LP's, desde sempre fez do Metal seu estilo de vida e até os dias de hoje essa paixão pela música só aumenta.

Mais matérias de Fabio Reis no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online