Ceará: a música extrema em evidência
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 01 de dezembro de 2013
O Ceará durante anos vem mostrando para o Brasil nomes bastante relevantes para o cenário underground. Já tiveram os seus dias de glória, bandas que no começo dos anos noventa, conseguiram ultrapassar fronteiras representando fortemente a qualidade do metal cearense. BEOWULF talvez fosse a maior revelação (até hoje) do heavy metal feito com sentimento e que encantou não só o Ceará, como estados vizinhos e até do eixo sul-sudeste (isso num Brasil sem internet). Mesmo com apenas duas demos, ‘Beowulf Tape 90’ e ‘The Black Forest’ (1992) os comentários entre zines, jornais, revistas e outros artistas eram frequentes – talvez por falta da "ambição" e conflitos internos que se geraram entre os membros, o heavy metal brasileiro não tenha lá fora hoje, outro dos seus maiores nomes.
No mesmo período outro nome também saia de seu berço e, com uma divulgação maior, conseguiu atenção das revistas especializadas, falo de INSANITY, banda de thrash metal tachado como o "Sepultura cearense" devido o lançamento de seu compacto, ‘Cryogenization’ lançado no mesmo ano que ‘Arise’ e, que apresentava um estilo bem homônimo. Puro golpe do destino, pois apenas dois meses separavam esses lançamentos (Arise foi lançado em março e Cryogenization em maio de 1991) e, ainda, a então banda dos Cavalera tiveram um "empurrãozinho extra" na pré-divulgação do ‘clássico’, quando no dia 23 de janeiro subiram no palco do Rock in Rio II. O INSANITY ainda lançou dois álbuns: ‘Phobia’ (1993) e ‘Mind Crisis’ (1998).
Não apenas BEOWULF e INSANITY conseguiram se desprender da limitação local nos anos noventa, mas outra, ainda ativa hoje conseguiu exteriorizar o seu som ainda nas primeiras demos. OBSKURE. Quando lançaram o seu debut, ‘Overcasting’ em maio de 1997 a banda já tinha conquistado admiradores por seu som death/grind. Com o full-length mostrando uma sonoridade mais ‘cadenciada’ e com teclados, a banda passa a ser uma das pioneiras no seguimento death melódico no Brasil. Hoje está no topo da representação do metal extremo cearense e com um dos melhores álbuns de metal nacional (Dense Shades of Mankind) de 2012, segundo enquete da Roadie Crew. A mesma pesquisa aponta também ótimas colocações para o vocalista GERMANO MONTEIRO, o baixista JOLSON XIMENES, o baterista WILKER D’ANGELO e o tecladista FABIO BARROS.
A justiça também foi feita para a DARKSIDE, banda onde ao longo de sua carreira que começou em 1991, através de um histórico de persistência e perseverança alcançou o aclamado sucesso nacional com o álbum ‘Prayers in Doomsday’ (2012). A boa divulgação e excelentes notas de críticos fizeram o nome do grupo atravessar o atlântico e conquistar a Europa. Na sua turnê de divulgação viajaram pelo Brasil inclusive com duas datas ao lado do SAXON – uma na sua cidade, Fortaleza e outra em Curitiba. O disco foi tão bem recebido por onde andou que, no velho continente, já tem um selo interessado na sua distribuição. Indicado também como um dos melhores álbuns do metal nacional de 2012 (na mesma enquete da Roadie Crew) ‘Prayers in Doomsday’ pode ser considerado um divisor de águas para a DARKSIDE. A banda hoje encontra-se em fase de composição do novo material que irá sucedê-lo.
Salvo algumas poucas bandas do clássico heavy metal como a já citada BEOWULF a cena cearense foi desenvolvendo o seu enfoque maior no metal extremo. SIEGE OF HATE, projeto originário de membros da INSANITY e OBSKURE, acabou por ser oficializado como banda logo após a dissolução desta primeira. Já lançaram três full-lengths, excursionaram duas vezes pela Europa e hoje é tido como uma das maiores forças do death/grind brasileiro graças ao último lançamento, ‘Animalism’ (para este redator, o melhor álbum nacional de 2013). Recentemente retornados da segunda visita à Europa, a banda já sobe em palco, inclusive com o próximo show, domingo, dia 1º de dezembro, executando na íntegra as canções do seu debut, ‘Subversive by Nature’ que está completando dez anos de lançamento.
Outro "produto de exportação" das terras cearenses se revela como ENCÉFALO, que já fez a sua turnê brasileira e conquistou grande prestígio do público com o álbum, ‘Slave of Pain’. A banda que surgiu em 2002 soube tracejar o seu caminho sem medo seguindo a receita da determinação. Hoje, após esses onze anos, o clipe da faixa título é exibido em programa televisivo de rede aberta, abrirão 2014 levando o seu thrash/death a uma turnê sul-americana (inclusive com datas ainda disponíveis) e já estão em fase de criação de novo material.
Após 26 anos de carreira, dentre eles um período adormecido, a banda GS TRUDS retorna em 2004 e, pela primeira vez, em 2013 lança um álbum oficial: ‘Only Tia Gertrudes is Real’. Com letras extrovertidas a banda explora temas de vida na metrópole, lendas urbanas, gore e críticas religiosas. Nos anos noventa foi uma das mais populares no cenário local, agora com o seu debut as mensagens de LUIZ LEMOS (vocalista) chegam a ouvidos mais distantes sugeridas por ótimas resenhas na imprensa especializada. No Ceará, o seu death/thrash-crossover continua sendo um dos mais pedidos nos palcos.
Passando para a atmosfera mais grind, em 1997 o DIAGNOSE surgia impulsionado pelo discurso punk do qual lhe renderam dois álbuns de referência: ‘Neurose XXI’ (2006) e ‘Fútil Rotina’ (2011). A partir daí (fora da leitura dos zines) o Brasil passou a conhecer também o movimento das bandas ‘crust/hardcore punk’ de Fortaleza através de veículos mais acessíveis, como revistas e sites especializados.
Não apenas o DIAGNOSE, como também o FACADA conseguiu chamar atenção. Hoje três álbuns principais: ‘Indigesto’ (2006), ‘O Joio’ (2010) e ‘Nadir’ (2013) guardam o arsenal sonoro que explodiu nos ouvidos dos brasileiros. A banda que em 2011 lançou o DVD ‘Facada no Dosol’, hoje é considerada um dos maiores nomes do crust/hardcore nacional e já se apresentou em festivais importantes como o recém chegado ‘Underground Metal Fest’, que reuniu muitos dos maiores nomes do metal brasileiro: MX, ANTHARES, ATTOMICA, SEXTRASH, TAURUS e os ingleses do M: PIRE OF EVIL, numa única noite em Fortaleza.
Falando de shows, a cidade também já recebeu alguns dos maiores grupos da vertente extrema mundial como, ROTTING CHRIST, RAGNAROK, BELPHEGOR, MALEVOLENT CREATION, MASTER, KRISIUN e tantas outras. Agora para o mês de dezembro é esperada a visita do BENEDICTION, uma das bandas que revelou o death metal para o planeta. Assim como todas as outras citadas (com exceção de KRISIUN) esta pode ser a oportunidade de ouro de conferir um show com esses monstros, ainda mais que em seu repertório será incluído todas as canções de ‘Transcend the Rubicon’, que está completando vinte anos. Fica o meu alerta e o convite da GINO PRODUCTION, organizadora do evento.
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