Angel Witch: primordial da NWOBHM
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 30 de setembro de 2013
Inglaterra, ao longo de décadas, vem revelando para o mundo muitos dos maiores representantes do Rock e do Heavy Metal. Quando o movimento ‘Punk’ atingia o seu ápice em 1977, muito do que tinha sido feito anos anteriores por bandas como DEEP PURPLE e BLACK SABBATH começava a ter uma importância "moderada". Para ocultar ainda mais a arte do Rock ‘n’ Roll a ‘Disco Music’ chegava também com apoio maciço da mídia arrastando consigo milhares de adeptos. Em resposta a tudo isso, ali mesmo na Inglaterra, um movimento surgia a partir dos anos oitenta, e com ele o ‘Heavy Metal’ outra vez conquistava o seu espaço. A ‘Nova Onda do Heavy Metal Britânico’, tradução em português para as siglas NWOBH, como era chamado o movimento, alavancou de vez o Metal em toda a Europa, também em outras partes do mundo e fez revelar dezenas de nomes como SAXON, DEF LEPPARD, DIAMOND HEAD, JUDAS PRIEST, IRON MAIDEN e ANGEL WITCH, banda a ser comentada nas linhas seguintes.
Originária de Londres, LUCIFER era o nome da banda formada por KEVIN HEYBOURNE (guitarra, vocal), ROB DOWNING (guitarra), STEVE JONES (bateria) e BARRY CLEMENTS (baixo). Depois de um tempo o quarteto se desfaz e JONES foi juntar-se ao "novato" BRUCE DICKINSON para formar o SPEED. BARRY também não se segurou e saiu, mas os remanescentes queriam reformular a banda, assim KEVIN RIDDLES entra para o baixo e DAVE HOGG para a bateria. Com essa formação o nome passa a ser ANGEL WITCH, formada em 1977. No ano seguinte, DOWNING deixa a banda.
Em 1979 o trio já com a sua primeira composição, ‘Baphomet’, lança-a na coletânea ‘Metal for Muthas’ da EMI, além dessa participação, o ‘single’ ‘Sweet Danger’ também foi lançado não chegando a figurar mais de uma semana nas paradas britânicas, por causa disso a banda não teve o seu contrato estendido até o ‘debut’.
Apostando no sucesso, a ‘Bronze Records’ reúne os rapazes e os propõe um contrato que resultou num dos mais aclamados álbuns da NWOBHM, ‘Angel Witch’. O disco foi gravado em 12 de março de 1980 com o produtor ‘Martin Smith’. Na época o ‘debut’ impressionou a imprensa, mas ‘Paul Suter’ da publicação ‘Sounds’ o tachou como "terrível" e de "péssima produção", já outro crítico, ‘Malcom Dolme’ considerou-o perfeito pela sua "agressividade e melodia". O canadense ‘Martin Popoff’ da especializada BW&BK diz que ‘Angel Witch’ foi a primeira "delacração panorâmica do Black Metal moderno". Junto com o sucesso também vieram as brigas, HOGG é demitido da banda e RIDDLES vai tocar no TYTAN. HEYBOURNE ainda tenta manter o elenco com muitas trocas de músicos, mas depois ele mesmo desiste e vai tocar no DEEP MACHINE. Desde o seu lançamento, ‘Angel Witch’ já acumulou quatro edições, a segunda pela ‘Roadrunner Records’ em 1990, a terceira pela ‘Castle Records’ no ano 2000 e a última, em 2005, uma edição especial do 25º aniversário do álbum, também pela ‘Castle’. Vale lembrar que todas as reedições vieram com trabalhos extras.
Em 1982, HEYBOURNE decidiu reativar o ANGEL WITCH chamando colegas do DEEP MACHINE, o vocalista ROGER MARSDEN e o baterista RICKY BRUCE, O baixo ficou a cargo de JERRY CUNNINGHAM. Essa formação não foi muito longe, pois ROGER não conseguia encaixar a sua voz nos temas da banda, o resultado foi a sua saída e a volta de HEYBOURNE novamente nos vocais. Em 1983 a banda novamente cai em recesso, voltando em 1984 com PETER GORDELIER (ex-MARQUIS DE SADE) no baixo, DAVE TATTUM nos vocais e novamente com DAVE HOGG na bateria. O resultado foi o lançamento de ‘Screamin' N' Bleedin'’ em 28 de setembro de 1985. O selo ‘Killerwatt Records’ bancou a produção do álbum capitaniada por ‘Les Hunt’, que passou por cinco estúdios diferentes, até ser finalizada em abril. Em 2004 a ‘Archaic Temple Productions’ relançou-o incluindo três faixas ao vivo e uma nova capa.
HOGG não conseguiu manter-se na banda, e mais uma vez demitido foi substituído por SPENCER HOLLMAM. Com o novo baterista a banda grava ‘Frontal Assault’ com trabalhos feitos nos mesmos estúdios de seu antecessor. A produção foi finalizada em janeiro de 1986 e o lançamento ocorreu em abril. Dessa vez o grupo investiu numa sonoridade bem mais melodiosa. Nos EUA um ‘promo’ foi lançado trazendo cinco faixas de ‘Frontal Assault’ e outras cinco de ‘Scream ‘N’ Bleedin’’. Os americanos da ‘JCI Records’ ainda fizeram o lançamento com outra capa.
TATTUM saiu da banda no mesmo ano e, novamente, depois de muito tempo os caras voltam a tocar como trio. Em 1989 o primeiro álbum ao vivo (Angel Witch Live) é gravado e lançado em 1990. Empolgado, HEYBOURNE decide levar a banda para os Estados Unidos, mas seus companheiros se mostraram contrários à idéia, pois na Inglaterra eles levavam uma vida bem confortável. Seguindo com o seu plano, HEYBOURNE ao chegar à terra do ‘Tio Sam’ tratou logo de reformular a nova formação (americanizada) de ANGEL WITCH: o baixista JON TORRES (LÄÄZ ROCKIT, ULYSSES SIREN), o baterista TOM HUNTING (EXODUS) e o guitarrista DOUG PIERCY (HEATHEN, ANVIL CHORUS). Essa formação criou grandes expectativas, assim várias datas foram marcadas por todo Estados Unidos, mas o vocalista tinha algumas pendências com a ‘imigração’, sendo preso antes mesmo do primeiro show. Sem o líder a banda se dissolveu.
Depois do sucesso de lançamento da sua segunda compilação, ‘Ressurrection’ em 1998, a banda tentou voltar a se reunir em 2000, mas uma série de conflitos internos fez KEVIN mudar todo o ‘line-up’ novamente. No dia 20 de dezembro de 2008 eles se apresentaram no ‘Camden Underworld’, Londres.
Em 2011, KEVIN HEYBOURNE na guitarra/vocal, WILL PALMER no baixo, BILL STEER (CARCASS) na outra guitarra e ANDREW PRESTIDGE na bateria, dão início às gravações do primeiro álbum da banda em quatorze anos, ‘As Above, So Below’ lançado pela ‘Metal Blade’ em 12 de março de 2012. Antes do lançamento eles voltaram também a fazer shows e marcaram passagem como segundo ‘Headliners’ do ‘Bloodstock Open Air’ 2011, no ‘Catton Hall’, Inglaterra.
Já com algum tempo fora do ANGEL WITCH, o baixista JON TORRES morre por ‘insuficiência cardíaca’ no dia 03 de setembro de 2013, algumas fontes relatam que foi no dia 4. Ele tinha 51 anos de idade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps