Ultraje a Rigor: uma banda subestimada
Por Sigried Neutzling Buchweitz
Fonte: Rio de Metal
Postado em 12 de março de 2013
O texto a seguir foi escrito por Erick Leal. Ele é baterista profissional e professor de bateria, dentre vários trabalhos, já tocou com as bandas Figurótico, Madame Zero, com o cantor Jorge Guilherme e com a Orquestra Sinfônica da CSN. Atualmente está com a banda Elektra e ministrando aulas no Instituto Musical Casa do Batera.
Tenho ouvido algumas críticas negativas sobre o Ultraje a Rigor que tem me deixado extremamente revoltado. Afirmações do tipo: "banda de ridícula", "trilha sonora pra matinê de carnaval", e até mesmo comparações do Ultraje com o Mamonas Assassinas (nada contra, mas a abordagem é BEM diferente).
Ultraje A Rigor - Mais Novidades
A meu ver, a linha entre ser engraçado e ridículo é extremante tênue, e o Ultraje a Rigor (assim como o Raul Seixas) nunca ultrapassou essa linha fazendo críticas sociais, políticas e expondo panoramas da sociedade de forma satírica e - as vezes - extremante ácida. Só para exemplificar, fiz uma rápida análise de algumas músicas.
Rebelde sem causa – Recentemente, ví em um programa de TV o caso de um garoto que tinha pais liberais e se sentia diferente em seu grupo por causa disso. Tanto que, em uma ocasião que os pais de seus amigos não os deixaram ir a um determinado show, o garoto disse que seus pais também não tinham deixado (e eles tinham) só pra não se sentir diferente. Essa é exatamente a situação descrita na música "Rebelde sem Causa" do Ultraje a Rigor, que é a história de um garoto que sentia falta de poder se rebelar como parte de sua formação.
Ciúme – Após os anos 70, a sociedade se tornou mais liberal de uma forma geral (tanto na forma como via e aceitava as relações amorosas quanto nas relações entre pais e filhos). Mas essa transição não foi suave para todos, fato retratado na música "Ciúme". A música fala de um homem que sentia a necessidade de ser mais moderno e liberal em seu relacionamento, mas obviamente, se corroia de ciúme (fruto dos resquícios da educação machista da sociedade patriarcal).
Eu me Amo – Em geral, as canções de amor são autodepreciatiavas ("eu te amo mais que tudo", "não posso viver sem você", "eu queria ser a sombra do seu cachorro"...). Já música "Eu me amo" faz uma sátira dessas canções sendo uma "canção de amor" cujo o objeto de desejo é o próprio "eu". E o coral de filme da Sessão da Tarde ajuda ainda mais a resaltar o humor da música. Anos mais tarde a banda Pato Fú fez a música "Eu" , cuja temática é bem parecida.
Inútil – Na minha opinião a maior música de protesto já feita no Brasil. De forma completamente subversiva e inteligente, critica alienação, a política, a sociedade e a visão que outros países tem do Brasil. Genial e - infelizmente – extremamente atual.
Independente Futebol Clube – Mais um retrato de como as relações mudaram de perfil na sociedade contemporânea, falando das relações abertas (ou como se dizia na década de 80 – amizade colorida) em que as pessoas não tinham um compromisso de fidelidade conjugal.
Nada a Declarar – Outra música genial que critica a falta de inventividade das produções artísticas atuais. Remakes de filmes e novelas, versões de músicas antigas e apelações de cunho sexual pra compensar a falta de ideia. Infelizmente outra música relativamente antiga, mas que cai como uma luva para o atual panorama da música brasileira.
Bem, mais do que provado que o Ultraje a Rigor é muito mais do que uma "banda engraçadinha" e que Roger Moreira é sim um dos letristas mais geniais e injustiçados da música brasileira. Agora só pra provocar, alguém conhece alguma letra de bossa nova que não fale de relações amorosas? Ah, é verdade, tem "o Barquinho" e "O Pato". Essa última sim é trilha sonora de matinê de Carnaval, é só tocar em ritmo de marchinha.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Último show do Sepultura sofre mudança de local
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
A frase da Roma Antiga que acabou virando um dos maiores hinos do AC/DC
Epica se apresentará em São Paulo em novembro de 2027
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
O que a censura fez com a letra de "Marylou", do Ultraje a Rigor, segundo Roger
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
O disco do Megadeth que tem algumas das melhores músicas do metal, segundo Scott Ian
O disco que tirou Duff McKagan do punk e o preparou para entrar no Guns N' Roses
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
O músico dos EUA que chorou antes do show do Sepultura, segundo Andreas Kisser

Por que Peter Gabriel ligou para Roger, do Ultraje a Rigor, pedindo desculpas
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney


