The Fool: ícones do design psicodélico

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Aline Luz, Fonte: O Baú do Edu
Enviar correções  |  Comentários  | 


1276 acessosMegadeth: "A Tout Le Monde" foi inspirada nos Beatles5000 acessosThe Voice: candidato faz power metal cantado em português

Coletivo artístico holandês responsável pelo design mais lisérgico dos anos 60.

No início, a dupla de artistas Simon Posthuma e Marijke Koger eram hippies viajantes que estabeleceram seu trabalho nas cidades de Madrid e Ibiza, na Espanha. Segundo fontes, em 1966 o fotógrafo Karl Ferris, famoso por ter registrado JIMI HENDRIX, CREAM, DONOVAN e outros, descobriu a dupla em meio a uma comunidade hippie em Ibiza. Surgiu então o convite para trabalharem em Londres e ambos toparam. Migraram da paradisíaca cidade espanhola com o objetivo de introduzir cores vibrantes no mundo cinzento de Londres.

Quando já estavam atuando na capital inglesa, acabaram chamando a atenção de John Lennon e Paul McCartney, pois já haviam desenhado roupas e capas de disco para bandas como THE HOLLIES, PROCOL HARUM e novamente o CREAM.

Roupas e instrumentos para o Cream
Roupas e instrumentos para o Cream

Pintura exclusiva para a Les Paul SG de Eric Clapton
Pintura exclusiva para a Les Paul SG de Eric Clapton

Uma instalação que fizeram em sua casa (que também servia de estúdio), chamada de "Wonderwall", despertou o interesse de John e Paul durante a visita que fizeram à Simon e Marijke. Um tempo depois esta obra inspiraria o filme Wonderwall (1968), do diretor Joe Massot, que teria o cenário também produzido pelo The Fool.

Marijke Koger era uma leitora de tarô, o que explica o nome para o coletivo. The Fool (que em português significa O Louco) é a carta de número zero do baralho mântico. A carta simboliza o estágio inicial da vida, um estado de completude ingênua e por isso corajosa, que segue seu caminho sem medo, desconfiança ou temendo consequências. Tudo a ver com o espírito hippie.

Um dia Marijke Koger tirou as cartas para Paul Mccartney, e pode ser que isto tenha influenciado a canção "Fool on the Hill".

A primeira capa para "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967, foi projetada pelo The Fool, que então já contava com outros artistas (Jsje Leger e Barry Finch) e agora eram propriamente um coletivo. A capa teria uma paisagem psicodélico surrealista ao estilo característico do The Fool.

Pintura para a capa de Sgt. Pepper
Pintura para a capa de Sgt. Pepper's

Na pintura feita para a capa haviam espaços em branco na paisagem, que seriam posteriormente preenchidos com a caricatura dos fab-four. No entanto, por razões de desagrado aos produtores da gravadora EMI, a capa foi vetada, mas a pintura permaneceu com John Lennon e, segundo fontes, está até hoje como item de seu inventário. O projeto da capa foi passado então para o artista pop inglês Peter Blake. Porém, o design da capa interna do LP continuou à encargo do The Fool, que criou uma padronagem ondulada monocromática, complementando o encarte lúdico-interativo de Blake.

Sgt. pepper
Sgt. pepper's e sua capa interna

A fachada da Apple boutique, a loja-conceito dos Beatles que funcionou entre 1967 e 1968, pintada pelo coletivo, é uma obra que se configurou numa gigantesca pintura mural multicolorida que realmente altera o entorno de cores neutras. Este é um tipo de trabalho mural que antecede o graffiti como fine-art. Pena que tenha sido apagado tempo depois a mando dos sisudos dirigentes da cidade de Londres.

Apple Boutique
Apple Boutique

Durante os anos 60 o grupo The Fool produziu vários artigos de design como roupas para bandas, capas de disco, decoração de objetos e cenários. Também lançaram o próprio disco homônimo The Fool, em 1968.

Após os anos 60, a dupla Simon Posthuma e Marijke Koger continuaram sua carreira artística por caminhos diferentes da arte psicodélica e também lançaram mais dois álbuns. Simon Posthuma recentemente lançou sua autobiografia: A Fool such as I.

Links interessantes:

http://abbeyrd.best.vwh.net/simonposthuma.html

http://iamthechildofthemoon.blogspot.com.br/2008/07/fool.htm...

http://www.feelnumb.com/2011/11/09/the-beatles-sgt-pepper-lo...

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Fool_(design_collective)...

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

MegadethMegadeth
"A Tout Le Monde" foi inspirada nos Beatles

679 acessosPaul McCartney: tocando Beatles com Bruce Springsteen por duas vezes2305 acessosE se for verdade?: Famosos que morreram e foram substituídos0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

Johnny CashJohnny Cash
10 músicas de rock que ele regravou

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
"Os Beatles mudaram a minha vida!"

John LennonJohn Lennon
10 coisas que você não sabia sobre o Beatle

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Jimi Hendrix"0 acessosTodas as matérias sobre "Cream"0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"

The VoiceThe Voice
Candidato faz power metal cantado em português

Rock e MetalRock e Metal
Todo artista tem uma fase vergonhosa

AngraAngra
Banda errou na escolha de Fabio Lione?

5000 acessosMetallica: Jason Newsted, 14 anos de humilhação5000 acessosMotorhead: a gafe nazista de Lemmy em Nuremberg5000 acessosMotley Crue: Vince Neil detona Sharon Osbourne em biografia5000 acessosTop 5: discos de metal nacional com nomes de outros estilos5000 acessosPedro Bial: chamando atenção para bumbum de Axl em 19915000 acessosDimebag Darrell: guitarra de Van Halen num caixão do Kiss

Sobre Aline Luz

Formada em Artes Visuais, fã dos Rolling Stones desde pequena e curiosa sobre música em geral, arte e cultura.

Mais matérias de Aline Luz no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online