Metallica: "One" fez a ponte entre o Venom e eles
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 13 de fevereiro de 2013
Entre o auge criativo do metal com "Master of Puppets" e o estrelato emergente de "Metallica" (popularmente conhecido como Black Album), LARS ULRICH e companhia auto produziram (em parceria com FLEMMING HASMUSSEN) "...And Justice For All", o criticado/amado registro que trouxe ao mundo faixas memoráveis como "Blackened" e "Harvester of Sorrow" e, simultaneamente, a péssima mixagem que soterrou o baixo de NEWSTED- segundo os biógrafos um ato de bullyng deslavado contra o substituto do insubstituível CLIFF BURTON.
Inobstante ao poder das faixas citadas, o tempo mostrou que nenhuma superaria, em popularidade, um pequeno tratado de dramaticidade construído em pouco mais de sete minutos: "One" tornou-se uma referência na carreira da banda; ainda que faixas de registros anteriores já tivessem trazido ao mundo a alternância entre peso e melodia, a faixa mostrou uma temática carregada, solos memoráveis e, ainda, foi a responsável pelo primeiro clip da banda- um clássico por si só que, em sua versão estendida, misturava cenas minimalistas da banda com trechos do filme "Johnny Got His Gun" de 1971, cujo enredo havia inspirado a própria composição.
Como todo hit que se preze, "One" é identificada logo nos primeiros acordes; uma sequência melódica de acordes em posição aberta, ou seja, com o uso de cordas soltas. Em entrevista à Guitar World em 1991, HETFIELD teceu a seguinte declaração sobre a faixa.
"Eu estava brincando com essa ideia de modulação entre B(si) e G(sol) por um longo tempo. A idéia para a abertura veio de uma música do Venom chamada "Buried Alive". O bumbo no estilo metralhadora perto do fim não foi escrito com a letra de guerra em mente, ele só saiu dessa forma."
Venom - "Buried Alive -
Metallica - One-
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
O veterano que contraiu tuberculose na Malásia e gerou clássico do Iron Maiden
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Festival Beyond The Gates anuncia as primeiras 21 bandas da edição de 2026
Linkin Park compartilha fotos incríveis de show realizado no MorumBIS
Katatonia se apresentará em São Paulo em 2026; ingressos estão à venda
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil

A pior faixa do controverso "St. Anger", segundo o Heavy Consequence
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Metallica x Megadeth: Kerry King escolhe sua favorita e explica o motivo
Wolfgang Van Halen relembra como foi abrir shows do Metallica; "Muito louco"
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
O poderoso riff do Pantera que teria sido criado por James Hetfield (há controvérsias)
Kerry King (Slayer) escolhe seu preferido entre Metallica e Megadeth
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Iron Maiden: a tragédia pessoal do baterista Clive Burr
Lista: 12 músicas que você provavelmente não sabe que são covers


