Metallica: "One" fez a ponte entre o Venom e eles

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Comentários  | 

Entre o auge criativo do metal com “Master of Puppets” e o estrelato emergente de “Metallica” (popularmente conhecido como Black Album), LARS ULRICH e companhia auto produziram (em parceria com FLEMMING HASMUSSEN) “...And Justice For All”, o criticado\amado registro que trouxe ao mundo faixas memoráveis como “Blackened” e “Harvester of Sorrow” e, simultaneamente, a péssima mixagem que soterrou o baixo de NEWSTED- segundo os biógrafos um ato de bullyng deslavado contra o substituto do insubstituível CLIFF BURTON.

25 acessosMetallica: vídeo mostra os bastidores da banda entrando no palco5000 acessosMarcelo Nova: "Na música brasileira existem belas bundas!"

Inobstante ao poder das faixas citadas, o tempo mostrou que nenhuma superaria, em popularidade, um pequeno tratado de dramaticidade construído em pouco mais de sete minutos: “One” tornou-se uma referência na carreira da banda; ainda que faixas de registros anteriores já tivessem trazido ao mundo a alternância entre peso e melodia, a faixa mostrou uma temática carregada, solos memoráveis e, ainda, foi a responsável pelo primeiro clip da banda- um clássico por si só que, em sua versão estendida, misturava cenas minimalistas da banda com trechos do filme “Johnny Got His Gun” de 1971, cujo enredo havia inspirado a própria composição.

Como todo hit que se preze, “One” é identificada logo nos primeiros acordes; uma sequência melódica de acordes em posição aberta, ou seja, com o uso de cordas soltas. Em entrevista à Guitar World em 1991, HETFIELD teceu a seguinte declaração sobre a faixa.

“Eu estava brincando com essa ideia de modulação entre B(si) e G(sol) por um longo tempo. A idéia para a abertura veio de uma música do Venom chamada "Buried Alive". O bumbo no estilo metralhadora perto do fim não foi escrito com a letra de guerra em mente, ele só saiu dessa forma.”

Venom - “Buried Alive -

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Metallica - One-

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Chris CornellChris Cornell
Homenagem ao cantor durante show do Metallica

25 acessosMetallica: vídeo mostra os bastidores da banda entrando no palco308 acessosBlend Guitar: em vídeo, os dez melhores duelos de guitarra398 acessosLars Ulrich: Queremos que a música seja sempre pura e orgânica407 acessosMetallica: Ouça "Halo On Fire" no show de Rutherford, NJ0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Metallica"

Dave MustaineDave Mustaine
"Big 4" não significa Metallica e outras 3 bandas

MetallicaMetallica
Os 50 anos de James Hetfield em cinco vídeos

Kirk HammetKirk Hammet
Veja um vídeo de sua macabra coleção

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 14 de fevereiro de 2013
Post de 30 de julho de 2016

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Metallica"0 acessosTodas as matérias sobre "Venom"

Marcelo NovaMarcelo Nova
"Na música brasileira existem belas bundas!"

Esperando por AxlEsperando por Axl
A odisseia de Eddie Trunk para entrevistar o cara

Regis TadeuRegis Tadeu
Cinco bandas de metal nacional que nada devem aos "gringos"

5000 acessosZakk Wylde: "o AA é uma viadagem, uma frescura!"5000 acessosElectra Mustaine: a linda filha do Sr. Dave Mustaine5000 acessosPostura: 12 coisas que você nunca deve dizer a um músico5000 acessosSeparadas no nascimento: Pitty e Amy Winehouse3521 acessosBaixos e Guitarras: Os mais estranhos da Namm 20165000 acessosMauricio Meirelles: A opinião do comediante sobre o rock nacional

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online