Canções de Natal: três álbuns que fogem da mesmice da ocasião

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Genilson Alves, Fonte: Radio Sehnsucht
Enviar correções  |  Comentários  | 

Em boa parte do mundo a cena se repete todo final de ano: ruas, prédios, praças e, principalmente, lojas, se enfeitam para o Natal. No caso do nosso país tropical, tal cenário é envolto por uma aura particularmente kitsch: sob uma temperatura escaldante, decorações com muita “neve” e repletas de esculturas de animais típicos da “nossa” fauna – como renas e ursos – transformam o Brasil numa filial da Europa – e claro, um monte de gente adora. Outra tradição que também divide opiniões nesta época – apesar de não encontrar muito eco por aqui – são os discos de Natal. Nos Estados Unidos, por exemplo, é comum artistas dos mais variados gêneros – metal incluso – lançarem singles ou mesmo álbuns inteiramente dedicados ao tema. No entanto, o resultado é quase sempre constrangedor. Em compensação, alguns trabalhos conseguem ser originais e acabam agradando até mesmo o público secular.

5000 acessosSlipknot: Ana Maria Braga surpreende em abertura do Mais Você5000 acessosManowar: você acha as fotos da década de 80 ridículas?

Ornamental (V/A) - Lançada em 2012, a nova compilação do lendário selo estadunidense Projekt – especializado em gothic, ambient, ethereal e afins –, traz 23 faixas divididas em dois CDs: o primeiro reúne versões de músicas tradicionais (inclusive uma de origem judaica, “Hanerot Halalu”) interpretadas por nomes como All My Faith Is Lost, Nick Jaine e Mirabilis; o segundo apresenta canções originais que, direta ou indiretamente, estão relacionadas com o Natal, como a releitura do Black Tape For A Blue Girl para “Forbidden Colors”, de Ryuichi Sakamoto e David Sylvian, música tema do filme "Merry Christmas Mr. Lawrence" (aqui conhecido como “Furyo - Em nome da honra”). A despeito dos gêneros aqui abordados, “Ornamental” não é uma coletânea “dark”, sendo na maior parte do tempo contemplativa e até mesmo bem-humorada em alguns momentos – como em “My Sad Wishlist”, do KatzKab.

Lovespirals – “Happy Holidays”

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Dark Mark Does Christmas 2012 (Mark Lanegan) - Em um ano de lançamentos em sua maioria frustrantes, eis que um EP de seis faixas gravado de forma descompromissada e direcionado apenas aos fãs mais dedicados se tornou um dos destaques de 2012. Vendido exclusivamente nos shows da turnê mais recente do ex-vocalista do Screaming Trees, “Dark Mark Does Christmas 2012” presenteia o ouvinte com versões sorumbáticas de hinos natalinos como “O Holy Night” e “We Three Kings”, em que a produção lo-fi apenas acentua o poder da voz rouca de Lanegan. O compacto fecha com “Burn The Flames”, cover de Roky Erickson, músico que, recentemente, ganhou um post bem legal no blog do jornalista Luis Nassif (http://migre.me/cvvjf).

Mark Lanegan – "O Holy Night"

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

50 Words For Snow (Kate Bush) – Após 11 anos afastada do show business, a cantora britânica voltou à ativa com o álbum duplo “Aerial”, de 2005. Seis anos depois, Kate lançou este que é seu primeiro trabalho sazonal. “50 Words For Snow” não é um álbum natalino, na verdade, como o título sugere, temos aqui sete longos temas (a faixa mais curta ultrapassa os seis minutos) inspirados na neve, elemento que, invariavelmente, evoca a celebração cristã em qualquer parte do mundo – inclusive em nosso país tropical.

Kate Bush – “Misty” (Edit)

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Natal"

James HetfieldJames Hetfield
Triste quando descobriu que Papai Noel não existe

NatalNatal
As impressões de Nergal, Dani Filth e Shagrath

DimebagDimebag
Relato e fotos inéditas do último Natal dele

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Natal"0 acessosTodas as matérias sobre "Screaming Trees"0 acessosTodas as matérias sobre "Kate Bush"

SlipknotSlipknot
Ana Maria Braga surpreende em abertura do Mais Você

ManowarManowar
Você acha as fotos da década de 80 ridículas?

VelocidadeVelocidade
Top 10 de músicas de Metal para ser multado

5000 acessosMetallica: Bob Rock revela segredos do "Black Album"5000 acessosDi'Anno: "Harris é como Hitler e o Maiden é entediante!"5000 acessosA7X: Curiosidades sobre a banda que talvez você não saiba5000 acessosRolling Stone: os cem maiores álbuns de Metal de todos os tempos5000 acessosSlash: falando dos comentários de Simmons, que o "rock morreu"5000 acessosScott Weiland: Duff McKagan salvou vocalista em outra época

Sobre Genilson Alves

Genilson Alves é jornalista e autor do blog Radio Sehnsucht.

Mais matérias de Genilson Alves no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online