Matérias Mais Lidas

imagemTravis Barker, do Blink-182, é hospitalizado às pressas e filha pede orações

imagemKerry King explica por que não assumiu o posto de guitarrista do Megadeth

imagemVeja diz que David Coverdale só passa vergonha nas redes sociais

imagemQuando Jimi Hendrix chamou Eric Clapton para subir no palco e afinar sua guitarra

imagemMike Portnoy e a música do Rush que virou um grande sucesso do Guns N' Roses

imagemA fundamental diferença entre Paulo Ricardo e Schiavon que levou RPM ao fim

imagemCinco álbuns que serão lançados no segundo semestre de 2022 e merecem a sua atenção

imagemA resposta de John Lennon quando perguntado se retornaria aos Beatles em 1975

imagemSlash explica por que rejeitou Corey Taylor no Velvet Revolver

imagemO clássico dos Paralamas que Gilberto Gil escreveu a letra e ditou pelo telefone

imagemKiko Loureiro explica por que acha uma merda seu solo de guitarra em "Rebirth"

imagemNergal diz que Behemoth é mais que anti-religião e emociona-se com LGBTQ e aborto

imagemCinco músicas que são covers, mas você acha que são as versões originais - Parte 2

imagemQuantos discos o Guns N' Roses vendeu no Brasil e no mundo? Veja os números

imagemO clássico da Legião inspirado em novela da TV Globo e acusado de plagiar The Doors


CBGB & OMFUG: A história do berço do Punk Rock

Por Flavio Bahiana
Fonte: Blog do Bahiana
Em 05/06/10

Publicado originalmente no Blog do Bahiana

No dia 15 de outubro de 2006, Patti Smith realizou o último show da história do CBGB & OMFUG (Country, bluegrass, blues and Other Music For Uplifting Gormandizers), lendário bar localizado no bairro do Bowery, em Nova York. Hilly Kristal, dono do CBGB, lutava contra o despejo desde 2005, devido a falta de pagamento do aluguel do espaço.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Naquela época, Bowery era considerado um bairro decadente da ilha de Manhattan povoado por mendigos e prostitutas. Mas hoje, é um local mais valorizado, com aluguéis mais caros e pessoas mais chiques, o que fez com que os proprietários dos prédios passassem a cobrar aluguéis com valores muito mais elevados que os cobrados no início da década de 70.

Pessoas importantes para a história da casa, como Tommy Ramone, Debbie Harry do BLONDIE e Steven Van Zandt, guitarrista do BRUCE SPRINGSTEEN, chegaram a criar, em 2005, uma campanha chamada Save The CBGB, com o objetivo de tentar arrecadar fundos para ajudar Kristal a pagar as dívidas. Infelizmente não deu certo e uma era chegou ao fim. A casa foi o palco onde surgiram nomes como RAMONES, BLONDIE, TALKING HEADS e TELEVISION. O CBGB pode ser considerado o berço do punk rock e da new wave americanos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A última semana do clube foi marcada com uma série de apresentações de bandas que começaram suas carreiras realizando shows no local. Os primeiros foram do Bad Brains, grupo de hardcore formado no final da década de 70, formado exclusivamente por negros. O Bad Brains é originário de Washington D.C, mas se mudou para New York no início da década de 80, onde realizaram diversos shows pelos bares da cidade, incluindo o CBGB. Eles tocaram nos dias 9, 10 e 11, ao lado do AVAIL, BOUNCING SOULS, UNDERDOG e STIMULATORS.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na sexta, sábado e domingo os shows foram dos grupos que começaram suas carreiras na mesma época que o CBGB surgiu. Na sexta, a principal atração foi o THE DICTATORS, que também tocaram no sábado, mas como coadjuvantes da apresentação acústica de Debbie Harry e Chris Stein, ambos do BLONDIE. No domingo e último dia de shows, Patti Smith foi a principal atração e teve participações especiais de Flea, do RED HOT CHILI PEPPERS, e Richard Lloyd, do TELEVISION. Patti fugiu um pouco da filosofia da casa, e tocou clássicos que fizeram a história do CBGB como: "The Tide is High" do BLONDIE, "Sonic Reducer" dos DEAD BOYS e um medley de músicas dos RAMONES.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O CBGB & OMFUG surgiu no início da década de 70, mais precisamente no ano de 1973 e tinha como principal objetivo ter shows de Country, bluegrass e blues, como sugere o próprio nome. Hilly Kristal só permitia shows de grupos que tocassem músicas próprias e, com o passar do tempo, passou a apostar nas bandas que estavam surgindo em Nova York. Elas tinham uma sonoridade mais primitiva, um som mais direto e cru, diferente do que rolava no início da década de 70, em que as bandas mais famosas estavam em uma onda mais psicodélica e progressiva.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No início, o público dos shows era formado, na grande maioria, por músicos que tocariam no mesmo dia. Os shows dessas bandas eram semanais e Hilly teve a idéia de realizar alguns festivais com esses grupos que estavam sempre tocando no bar. Com isso, aos poucos, o público foi crescendo e algumas apresentações passaram a ter lotação esgotada.

O TELEVISION se tornou o primeiro grupo dessa geração punk e new wave de Nova York a tocar no CBGB, quando realizaram um show em março de 74. No mês de agosto foi a vez do ANGEL & THE SNAKES, fazer a sua estréia no local. Mais tarde eles passariam a ser conhecidos como BLONDIE e se tornariam um dos principais grupos da new wave americana.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Foi neste mesmo mês de agosto, no dia 16, que os Ramones fizeram sua primeira apresentação no CBGB, surgindo como algo totalmente novo e diferente do que estava rolando musicalmente na época. Os RAMONES foram a principal banda a levar o clube a ter a importância que tem nos dias de hoje. As históricas apresentações dos quatro garotos de Forest Hills, no Queens, atraíam cada vez mais público para os shows, chamando ainda mais a atenção para aquela nova cena musical que nascia em Nova York.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Para muitos, os shows mais lendários no CBGB naquela época foram os dos RAMONES. As músicas raramente passavam dos dois minutos e, conseqüentemente, as apresentações eram muito curtas, o que obrigava a eles terem que repetir algumas músicas durante o set. Outro fator marcante era a pouca sincronia entre os acordes que cada integrante tocava e a semelhança entre as músicas. O que permitia saber o fim de uma canção e o começo de outra era a clássica contagem do one, two, three, four, eternizada por Dee Dee Ramone. As constantes discussões no palco para decidirem qual seria a próxima canção também fazia parte das apresentações do grupo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No início da década de 80, a cena que manteve o clube vivo foi o hardcore underground de Nova York, com bandas como BAD BRAINS, AGNOSTIC FRONT, SICK OF IT ALL, GORILLA BISCUITS e YOUTH OF TODAY. Nessa época havia uma matinê aos domingos e que era conhecida como Trash Day. A festa começava à tarde e terminava antes das 10 horas da noite. Os ingressos eram sempre muito baratos.

Mas no final dos anos 80 a casa deixou de realizar shows de hardcore e punk por causa da extrema violência dentro e fora dos shows. O que fez com que se abrisse um espaço maior para bandas de rock alternativo como SONIC YOUTH e LIVING COLOUR, que também fizeram apresentações memoráveis por lá.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A partir dos anos 90, o CBGB passou a abrir espaço para todos os estilos musicais, sem apresentar nenhum tipo de regra para permitir ou não o show de um determinado grupo. Mas mesmo assim, o público e as bandas de hardcore e punk rock continuaram a serem os principais freqüentadores da casa até o último show realizado no dia 15 de outubro.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após o fechamento do CBGB & OMFUG, na 315 Bowery, na Bleecker street, em Manhattan, Hilly Kristal pretendia levar o bar para Las Vegas. Mas ele veio a falecer no dia 28 de agosto de 2007, fato que decretou também o fim da história de um dos maiores templos sagrados do Rock. Foram 33 anos valorizando a originalidade e criatividade dos músicos, e não apenas a técnica. O CBGB & OMFUG foi um bar que, originalmente, não pretendia ter qualquer tipo de ligação com o Rock, mas que acabou sendo um dos principais responsáveis por levar ao público bandas que iriam revolucionar a indústria musical da segunda metade da década de 70. O CBGB tinha o espírito punk, ates mesmo de o termo definir toda uma forma de cultura seguida por milhares de pessoas em todo o mundo.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Stamp


publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Garimpeiro das Galáxias: Beldades globais e sua paixão pelo rock


Sobre Flavio Bahiana

Flavio Bahiana é jornalista. Também é colaborador do site valepunk.com e é editor do blog: flaviobahiana.blogspot.com. Nasceu no ano de 1982, no Rio de Janeiro, onde mora até hoje. Começou a ouvir rock por causa dos Raimundos e cresceu ouvindo punk rock. Considera os Ramones como os melhores de todos os tempos. Hoje ouve quase todas as vertentes do rock, além de gostar de outros estilos também, como blues e reggae.

Mais matérias de Flavio Bahiana.