Arcana
Por Karina Detrigiachi
Fonte: Site Oficial
Postado em 13 de julho de 2009
O ARCANA foi formado em 1993 na Suécia pelo músico Peter Bjärgö. Inicialmente o ARCANA tratava-se apenas de um projeto no qual Bjärgö combinava o peso do metal com música clássica, vocais líricos e elementos eletrônicos resultantes em uma sonoridade romanticamente medieval.
Logo após as primeiras composições, Bjärgö percebeu que precisava de uma companhia feminina para dividir os vocais e assim fortalecer sua proposta musical, então entrou em contato com Ida Bengtsson, a quem contou suas idéias, e que concordou em fazer parte da banda.
A então dupla gravou uma demo que foi entregue a Roger Karmanik que trabalhava na gravadora Cold Meat Industry. Roger gostou do que ouviu e convidou a dupla para participar de uma coletânea feita pela gravadora, e então no ano de 1996 veio a oportunidade de gravar o primeiro álbum de estúdio que ganhou o nome de "Dark Age of Reason" e possui 10 faixas totalizando quase 40 minutos de uma atmosfera medieval gótica e explicitamente densa, resultantes de músicas acompanhadas por instrumentos de sopro e sintetizadores.
Em 1997 a banda lançou o single "Lizabeth" seguido por seu segundo álbum intitulado "Cantar de Procella" que dá continuidade ao trabalho iniciado em "Dark Age of Reason". Ainda em 1997 o ARCANA fez sua primeira apresentação internacional em Waregem na Bélgica.
Em 1999 é lançado o single "Isabel" e em 2000 a banda lança o terceiro álbum de sua discografia "...The Last Embrace". Logo após o lançamento de "...The Last Embrace", Ida Bengtsson opta por abandonar a banda. Com a saída de Ida, Bjärgö saiu em busca de novos membros para seu projeto e então convidou o multi-instrumentista Stefan Eriksson e a vocalista Ann-Mari Thim para fazerem parte da banda.
Em 2002 o ARCANA lança o single "Body of Sin", logo seguido pelo quarto álbum da banda "Inner Pale Sun", primeiro álbum lançado com a nova formação.
Em 2003 acaba o contrato da banda com a gravadora Cold Meat Industry e então Bjärgö lança seu próprio selo Erebus Odora.
Neste mesmo ano, Ia Bjärgö, esposa de Bjärgö passa a integrar a banda.
Em 2004 o ARCANA lançou um álbum intitulado "The New Light" que comemorava os dez anos de carreira da banda.
Em 2005 é lançado o quinto álbum "Le Serpent Rouge" que foi considerado o mais diversificado da banda por possuir elementos de diversas culturas como a cultura persa e oriental e foi assim responsável por tornar a banda conhecido em todo o cenário Dark Ambient.
Após várias apresentações em diversos lugares do mundo o percussionista Mattias Borgh passa a fazer parte da banda.
Em 2006 o ARCANA assinou contrato com a gravadora alemã Kalinkaland e em 2008 lançaram "Raspail", seu sexto álbum de estúdio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Atualização: 32 dos 34 citados em "Nome aos Bois", do Titãs, morreram
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Saída do Scorpions marcou queda irreversível de James Kottak: "Bebia o tempo todo. Dia e noite"
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
O disco que o incansável Max Cavalera mais se divertiu gravando
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A música que melhor encapsula o Red Hot Chili Peppers, segundo Flea
O encarte de disco que foi fundamental para a criação de um dos maiores hits do Rock brasileiro
O Rockstar que foi muito pior que Ozzy Osbourne ou Marilyn Manson, conforme Alice Cooper

E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso



