Reação em Cadeia
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 17 de dezembro de 2006
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A banda Reação em Cadeia, da cidade de Novo Hamburgo (RS), região metropolitana de Porto Alegre (RS), teve o seu início definitivo em 2002, com o lançamento do seu primeiro CD, "Neural". A banda então formada por Jonathan Corrêa (vocal e guitarra), Daniel Jeffman (guitarra), Márcio Abreu (baixo) e Nico Ventre (bateria) em parceria com a gravadora Antídoto efetivaram o lançamento deste 'debut', que para surpresa de todos, já caiu nas graças do público gaúcho em imediato.
A banda de desconhecida começou a ganhar um grande espaço na grande mídia gaúcha, tendo seu nome vinculado em grandes shows (sempre lotados), em lojas e principalmente nas rádios da capital. A banda que sempre primou por um rock básico, mas com muitas influências hard e até do heavy metal, apresentaram no seu primeiro CD grandes timbres escolhidos, muitas guitarras distorcidas (e pesadas), além de letras emotivas e repletas de sentimentos. A atenção entre as composições de "Neural" despontaram inicialmente para a balada "Me Odeie", até então, um dos maiores hits do Reação em Cadeia. Mas como toda banda de rock/hard que se preze, "Infierno", "Eu não Pertenço a Você", "Letargia" e "Até Parar de Bater" complementam o disco com bases pesadas, e, novamente, letras fortes - todas saídas do universo de vivências pessoais do vocalista Jonathan Corrêa. No balanço final, o grupo conseguiu consolidar o seu nome no Rio Grande do Sul e ainda alcançar 70 mil cópias vendidas.
Em 2003 a banda aproveitou e realizou grande shows, que chegaram a ultrapassar as barreiras do seu estado natal. Turnês foram realizadas no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia e Goiás, além de outros estados, em apresentações lotadas e um público que sempre esteve do cantando as músicas ao lado da banda. Meses depois, a Reação em Cadeia apresentava o seu primeiro videoclipe, para a faixa "Me Odeie", o que levou a indicação ao Prêmio Multishow na categoria "Grupo Revelação". Com isso, a banda começou a aparecer no centro do país, principalmente no eixo Rio-São Paulo, indicada pela mídia especializada da região como uma nova revelação do rock brasileiro.
Dando continuidade ao trabalho, em abril de 2004 saía "Resto", o segundo álbum da Reação em Cadeia. O disco chega às lojas trazendo uma banda mais experiente, composições mais maduras e pesadas, além de letras muito mais marcantes e introspectivas. Em uma semana foram vendidos mais de 30 mil discos, e sempre o nome Reação em Cadeia esteve presente nas programações das rádios do sul do país. "Estou Melhor" se tornou o primeiro sucesso do álbum, álbum este que ainda teve como faixas destacadas "Voltar", "Segredo", "Quase Amor" e "Tanto Faz". Porém, nem apenas de alegrias vive o Reação em Cadeia. Em agosto do mesmo ano duas baixas na banda: Márcio Abreu (baixo) e Nico Ventre (bateria) saíram por divergências musicais. Para os seus lugares Jonathan e Daniel chamaram Maurício Faria (baixo) e Elías Frenzel (bateria).
Hoje, se alguém duvida do que o Reação em Cadeia é capaz, basta acompanhar a trajetória da banda, saber dos resultados conquistados ou simplesmente ir a um show. Certamente, não há como não fazer parte desta Reação em Cadeia...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
Michael Sweet, vocalista e guitarrista do Stryper, é diagnosticado com câncer
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Como foi a reconciliação dos irmãos Cavalera, segundo eles mesmos
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Os três guitarristas que Jerry Cantrell do Alice in Chains considera "extraterrestes"


Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"


