Reação em Cadeia
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 17 de dezembro de 2006
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A banda Reação em Cadeia, da cidade de Novo Hamburgo (RS), região metropolitana de Porto Alegre (RS), teve o seu início definitivo em 2002, com o lançamento do seu primeiro CD, "Neural". A banda então formada por Jonathan Corrêa (vocal e guitarra), Daniel Jeffman (guitarra), Márcio Abreu (baixo) e Nico Ventre (bateria) em parceria com a gravadora Antídoto efetivaram o lançamento deste 'debut', que para surpresa de todos, já caiu nas graças do público gaúcho em imediato.
A banda de desconhecida começou a ganhar um grande espaço na grande mídia gaúcha, tendo seu nome vinculado em grandes shows (sempre lotados), em lojas e principalmente nas rádios da capital. A banda que sempre primou por um rock básico, mas com muitas influências hard e até do heavy metal, apresentaram no seu primeiro CD grandes timbres escolhidos, muitas guitarras distorcidas (e pesadas), além de letras emotivas e repletas de sentimentos. A atenção entre as composições de "Neural" despontaram inicialmente para a balada "Me Odeie", até então, um dos maiores hits do Reação em Cadeia. Mas como toda banda de rock/hard que se preze, "Infierno", "Eu não Pertenço a Você", "Letargia" e "Até Parar de Bater" complementam o disco com bases pesadas, e, novamente, letras fortes - todas saídas do universo de vivências pessoais do vocalista Jonathan Corrêa. No balanço final, o grupo conseguiu consolidar o seu nome no Rio Grande do Sul e ainda alcançar 70 mil cópias vendidas.
Em 2003 a banda aproveitou e realizou grande shows, que chegaram a ultrapassar as barreiras do seu estado natal. Turnês foram realizadas no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia e Goiás, além de outros estados, em apresentações lotadas e um público que sempre esteve do cantando as músicas ao lado da banda. Meses depois, a Reação em Cadeia apresentava o seu primeiro videoclipe, para a faixa "Me Odeie", o que levou a indicação ao Prêmio Multishow na categoria "Grupo Revelação". Com isso, a banda começou a aparecer no centro do país, principalmente no eixo Rio-São Paulo, indicada pela mídia especializada da região como uma nova revelação do rock brasileiro.
Dando continuidade ao trabalho, em abril de 2004 saía "Resto", o segundo álbum da Reação em Cadeia. O disco chega às lojas trazendo uma banda mais experiente, composições mais maduras e pesadas, além de letras muito mais marcantes e introspectivas. Em uma semana foram vendidos mais de 30 mil discos, e sempre o nome Reação em Cadeia esteve presente nas programações das rádios do sul do país. "Estou Melhor" se tornou o primeiro sucesso do álbum, álbum este que ainda teve como faixas destacadas "Voltar", "Segredo", "Quase Amor" e "Tanto Faz". Porém, nem apenas de alegrias vive o Reação em Cadeia. Em agosto do mesmo ano duas baixas na banda: Márcio Abreu (baixo) e Nico Ventre (bateria) saíram por divergências musicais. Para os seus lugares Jonathan e Daniel chamaram Maurício Faria (baixo) e Elías Frenzel (bateria).
Hoje, se alguém duvida do que o Reação em Cadeia é capaz, basta acompanhar a trajetória da banda, saber dos resultados conquistados ou simplesmente ir a um show. Certamente, não há como não fazer parte desta Reação em Cadeia...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026
A profecia da lendária sambista Clementina de Jesus sobre os Titãs
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"


Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda


