Rock Life: O sósia de Blackmore que quase tocou com o Purple
Por Allan Albuquerque
Postado em 10 de outubro de 2006
A revista ROCKLIFE número oito trouxe uma matéria especial sobre Ian Gillan, e para aproveitar o gancho, publicamos aqui no Whiplash uma matéria, que infelizmente, por falta de espaço não saiu na revista. Durante a última passagem do Purple pelo Brasil, um fato interessante ocorreu com Edu, leia na íntegra o que aconteceu.
"Paguei um preço realmente caro por conta da minha semelhança física com o Ritchie"
Ouvir uma única vez o álbum "Made in Japan" do Deep Purple foi o suficiente para despertar num garoto de apenas 15 anos de idade uma admiração inexplicável por um dos guitarristas de maior importância no mundo do rock.
Foi a partir daí que Eduardo Fuoco começou a ter aulas de guitarra em busca de um único propósito: poder um dia reproduzir com a maior fidelidade possível o som extraído da guitarra de seu maior ídolo, Ritchie Blackmore. Pela tamanha admiração que já se estende por muitos anos pelo guitarrista, Edu "Blackmore" como é chamado, constantemente é associado ao músico inglês por conta da semelhança física que existe entre ambos. "Não sei ao certo o que aconteceu, mas acredito que tenha passado por uma espécie de metamorfose..." brinca. Evidentemente que nem sempre foi assim devido à minha pouca idade à época, mas conforme fui ficando mais velho, aos poucos as pessoas começaram a associar minha imagem à do Ritchie". Lembra Edu.
Essa semelhança rendeu alguns fatos marcantes na vida desse advogado de 37 anos que consegue dividir seu tempo tocando no Purplemania, banda do qual é integrante tocando covers do Deep Purple.
Um desses fatos ocorreu na última passagem pelo Purple aqui no Brasil.
Na edição 3 da Rock Life, publicamos um fato ocorrido no show do Deep Purple em São Paulo, onde o guitarrista pediu para tocar algumas músicas com o Purple.
O que ocorreu na verdade, não foi exatamente isso. Eduardo, no dia do show, conseguiu uma credencial para ficar no backstage do Credicard Hall. Lá ele foi apresentado ao empresário da banda Bruce Payne que ficou realmente surpreso com a semelhança física entre os dois, tão surpreso que chamou os integrantes da banda para conhecê-lo.
A recepção foi bastante calorosa e hilária ao mesmo tempo: "Ian Paice, quando me viu se ajoelhou e fez o sinal da cruz" diz Eduardo.
Foi ai que Vitão Bonesso (radialista), que também estava no backstage, sugeriu ao empresário da banda que o cover do Blackmore tocasse uma música com o próprio Deep Purple.
Bruce Payne ficou excitado com a idéia e logo consultou todos os integrantes da banda, com exceção de Ian Gillan que já não estava no local. A banda concordou, talvez para ver qual seria a reação da platéia, e assim ficou combinado de que no segundo show o Eduardo entraria para tocar o maior clássico do Deep Purple: Smoke on the Water. Eduardo foi até o Credicard no dia do show, bastante emocionado, e não acreditando em tudo que estava acontecendo.
Por volta das 18:00, conforme combinado, iria acontecer a passagem de som com a banda, o que acabou não ocorrendo, deixando Eduardo numa situação um pouco delicada, pois nada havia sido comunicado a ele. Quando faltavam poucos minutos para encerrrar o show, o roadie do Purple comunica ao Eduardo para ele se preparar pois iria entrar no palco para tocar a última música prevista - Black Night. Já com a guitarra empunhada e pronto para entrar, Ian Gillan quando o avistou na lateral do palco fez um sinal de negativo, pedindo para que o cover do Blackmore fosse retirado dalí. E assim foi feito. "Os seguranças me colocaram praticamente de castigo no final de um corredor bem distante do palco até o final do show", lembra.
Terminado o show, o empresário Bruce Payne gentilmente foi pedir desculpas a Eduardo pelo constrangimento, dizendo: "Sua semelhança não trouxe, infelizmente, uma boa recordação para a banda e principalmente para o Ian Gillan, que assim acabou rejeitando sua participação na última hora".
"Por um lado foi positivo, pois conhecer os integrantes da banda que mais admiro teve um significado importante para mim, porém, paguei um preço realmente caro por conta da minha semelhança física com o Ritchie, posto que literalmente fui expulso do backstage pelo Ian Gillan. Sou muito tímido e jamais essa idéia teria partido de mim" afirma Edu "Blackmore".
Rock Life
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar

Rock Life - ACDC: O dia em que a comunidade do Rock 'n Roll ficou abalada
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Glenn Hughes celebra 28 anos de sobriedade; "Pela graça de Deus, estou vivendo uma vida limpa"
A banda que Ritchie Blackmore se envergonha de ter feito parte; "Você aprende com os erros"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
As maldades que os fãs fizeram com Steve Morse no Deep Purple, segundo o próprio
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
Rock Life: O sósia de Blackmore que quase tocou com o Purple


