Tears For Fears
Por Guilherme Avellar
Postado em 06 de abril de 2006
Uma das mais adoradas bandas britânicas a emergirem após a onda New Wave, no ínicio da década de 80, o Tears For Fears estourou em 1985 com os hits 'Everybody Wants To Rule the World', 'Shout' e 'Head Over Heels'. Essas canções fazem parte de seu segundo trabalho, 'Songs From the Big Chair', que chegou ao topo da parada da Billboard, onde permaneceu por 5 semanas. No total, o disco permaneceu 83 semanas no Top 200 americano, recebendo 5 discos de platina, e 81 semanas entre os mais vendidos da Inglaterra.
O Tears For Fears se juntou em 1981, depois que os amigos de infância Orzabal e Smith (que cresceram em Bath, Inglaterra) gravaram seu primeiro disco com a banda Graduate, de ska. O nome Tears For Fears foi criado a partir dos ensinamentos de Arthur Janov, cuja teoria do grito primal influenciou fortemente John Lennon. Devido a sonoridade do nome, os fãs brasileiros apelidaram a dupla de "Tias Fofinhas" - quando Orzabal e Smith se apresentaram no Brasil e souberam o que significa o termo, não gostaram nem um pouco.
A dupla lançou seu primeiro single em 1982, 'Mad World', que chegou ao Número 3 da parada britânica. Em 83, eles lançam 'Change' (#4) e 'Pale Shelter' (#5), todos retirados de seu trabalho de estréia 'The Hurting'.
Depois do estrondoso successo de 'Songs From the Big Chair' e uma debilitante turnê mundial (que incluiu apresentações em concertos beneficentes para arrecadar fundos para aliviar a fome na África), o Tears For Fears entrou em um prolongado recesso. Eles só retornariam em 1989 com um novo e maravilhoso single, 'Sowing the Seeds of Love' (#2 nos EUA, #5 no Reino Unido) e o disco platinado 'The Seeds of Love' (Número Um na Inglaterra). O disco incluía a balada 'Woman In Chains', que ajudou a deslanchar a carreira da vocalista Oleta Adams, descoberta por Orzabal e Smith em um bar de hotel de Kansas City.
Depois da saída de Smith em 1991 para seguir carreira solo, uma coletânea de sucessos foi editada em 92 ('Tears Roll Down'). Orzabal seguiu adiante ainda sob o nome de Tears For Fears, lançando o álbuns 'Elemental' em 1993 e 'Raoul and the Kings of Spain' em 1995, o último trabalho do grupo até hoje. Os projetos solos de Smith rendenram 'Mayfield' (1998, pelo selo Zero-Disc) e 'Orzabal' (2001, por Tomcats Screaming Outside).
Após dez anos de silêncio, os dois reataram a amizade e, em setembro de 2001, começaram a trabalhar juntos para criar novas músicas. O novo álbum estava previsto para sair em novembro passado pela Arista, mas, depois de o lançamento ter sido adiado várias vezes, o duo abandonou a gravadora.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Última tour do Whitesnake foi "a pior possível", declara o guitarrista Reb Beach
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Angra celebrará 30 anos de "Holy Land" na França; Kiko Loureiro participará do show
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
Zakk Wylde lembra soco que levou de Ozzy por ter exagerado na mostarda do sanduíche
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra



Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte


