DRI
Postado em 06 de abril de 2006
Por Ricardo "Gastão" Franciscato
Banda Norte-Americana (de Houston, Texas) formada por Kurt Brecht (vocal) e Spike Cassidy (quitarra) na metade dos anos 80. São considerados os criadores do estilo Crossover (uma mistura de Hardcore com Thrash-metal, um exemplo do estilo no Brasil, seria o RDP) até hoje inigualável e atual. Basicamente as letras criticam o estilo de vida das pessoas e os governantes do mundo, com um peso e velocidade de dar inveja a muita banda nova que existe por aí.
Seu album de estréia já contava com um clássico, "Violent Pacification", música título do álbum (aquela que o Slayer toca no seu album de covers). Lançaram depois "Crossover", "For a Kind", "Thrash Zone", "Definition" e "Full Speed Ahead", quase todos de maneira independente. Os caras fundaram uma gravadora a Rotten Records. Existe ainda um album ao vivo e vários singles. Outras músicas que precisamos ressaltar: "Acid Rain" (Definition) e "Five year Plan" (Crossover).
Fizeram duas apresentações no Brasil, a primeira em 1991 (com uma pequena treta entre as bandas de abertura) e em 1995 no Dama Xoc com abertura do Korzus.
1983/84 – Eric Brecht (drums), Kurt Brecht (vocal), Spike Cassidy (guitar) e Dennis Johnson (bass). Adolescentes vivendo numa época em que punk estava ainda em alta e na cabeça das pessoas, mas o heavy metal estava ressucitando com suas vertentes mais pesadas.Já em 84 trocam de baixista e entra Josh Pappé. Demo e vinil "Dirty Rotten LP" e logo em 85 lançam outro EP "Dealing With It" com nova alteração da banda: Felix Griffin (drums) e Mikey Offender (bass).
1987 - "Crossover" considerado por muitos a obra-prima e o "manual" do estilo que a banda deixará de herança para as bandas mais nova, detalhe este álbum conta com a volta do baixista Josh Pappé.
1988 – "Four of a Kind" mantem a mesma formação (finalmente) e este álbum é lançado pela Metal Blade Records, com uma gravação suja e agressiva, como as próprias letras do disco.
1989 – "Thrash Zone" também pela Metal Blade Records, com produção de Bill Metoyer (a banda cresceu, né?!) e do guitarrista Spike Cassidy, mas adivinhe? Isto mesmo! Eles perdem novamente o baixista! (de novo!) Sai Josh entra John Menor.
1992 – Após 3 anos de galadeira e turnês, os caras retornam com mais peso, mais técnica e modernizados, isto é claro sem perderem suas principais características, como a agressividade no som e principalmente nas letras. Adivinhem que membro da banda sai? Errou desta vez foi o baterista, entrando Rob Rampy IV. É sem sombra de dúvida o álbum mais bem produzido e detalhe independente, sai pela gravadora "Rotten Records". Seu estilo é até hoje incerto, pois algumas faixas lembram hardcore e outras tendem por um lado para o thrash. Saem em turnê (passando inclusive no Brasil) com o nome do álbum "Definition".
1994 – Lançam um ao vivo "Live 27/11/92" gravado no Hollywood Paladium (um detalhe, os caras assumem que durante o show eles estavam muito loucos de bebidas e outras "coisas"...
1995 – "Full Speed Ahead" novamente trocam de baixista, Chumly (?) assume o posto e toca tão pesado quanto ele, o cara realmente é digamos ...aquela cerveja....meio redondo. Saem em turnê novamente e passam pelo Brasil, apresentam-se no Dama Xoc em SP com abertura do Korzus, um detalhe interessante é que os próprios caras da banda trabalham na barraca de cd´s, camisetas, etc...Uma boa idéia, pois além de mostrar um pouco de humilde (o que ta faltando e muito, para várias bandinhas de hoje em dia) você pode já ganhar um autografo dos caras ali na hora.
Realmente é uma banda que precisa ser pelo menos reconhecida como de muita importância no cenário, qualquer dúvida perguntem pros caras do Slayer, Body Count, Overkill, Exodus, Napalm Death, Ratos de Porão...
Algumas de suas melhores faixas: "Acid Rain", "Who I am", "5 year plan", "Abduction"e "Violent Pacification".
O vocal Kurt Brecht ainda escreveu alguns livros: "Notes from the Next", "The 30 day diarrhea diet plan", "See the loud feeling" e "Whore stories"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
A banda de rock gospel brasileira que furou a bolha e foi cancelada após fake news
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
O hit que fez Jimmy Page e Jeff Beck esfriarem amizade: "Falta de comunicação"
D.R.I. confirma shows no Brasil com o Ratos de Porão
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


