Tristania
Postado em 06 de abril de 2006
Em 1995, Morten Veland (guitarra e vocal) e Kenneth Olsson (bateria) deixam a banda "Uzi Suicide" para, juntamente com Einar Moen (tecladista e compositor), criar o Tristania.
De origem norueguesa, a banda é um dos maiores representantes do death/gothic metal da atualidade, contudo, no primeiro ano de carreira, o Tristania teve muitos problemas e, antes mesmo de lançar qualquer trabalho, Veland e Moen decidiram se afastar da cena musical.
Munidos de apenas um microfone roubado e seu "four-tracker", os rapazes trabalharam muito em um novo estilo, diferente do heavy metal entoado pelo Uzi Suicide e, depois de alguns meses, sentiram-se confiantes para, junto a Olsson, retomar o antigo projeto, mantendo o nome da banda como Tristania - sugestão de Veland. No mesmo ano, uniram-se ao grupo: Rune Østerhus (Baixo) e Anders H. Hidle (Guitarra). Faltava então, um vocal feminino, descoberto poucas semanas antes deles entrarem em estúdio, no talento e harmonia de Vibeke Stene.
Em maio de 1997, o primeiro CD (demo) estava pronto, com 500 cópias editadas e promovidas através de gravadoras, rádios e revistas especializadas. As vendas foram satisfatórias e Vibeke decidiu continuar no Tristania. Uma das cópias acabou nas mãos da gravadora Napalm Records, que atraída pelo estilo inovador da banda, decidiu assinar um contrato que rendeu a gravação de três álbuns inéditos e o relançamento da demo homônima, totalmente remasterizada.
O primeiro álbum lançado pela gravadora foi o "Widows's Weeds" que, além de impulsionar a carreira da banda, deixou bem claro seu estilo: gótico, com algumas pegadas black metal. Apesar dos excelentes comentários tanto da crítica especializada, como do público, o Tristania decidiu que, antes de lançar o sucessor de "Weeds", viesse o EP "Angina" - com duas músicas inéditas (parte de seu novo trabalho).
No final de 1999, o então intitulado "Beyond the veil" foi lançado, superando as expectativas de vendas e colocando o Tristania no topo do metal norueguês. Tudo levava a crer que a banda, no auge do sucesso, caminharia para a estabilidade, mas em meio a gravação de seu novo álbum, Morten Veland decide deixar o Tristania, o que forçou a banda - sem tempo para selecionar um novo vocalista, a convidar Ronny Thorsen (vocalista do Trail of Tears) para os vocais mais pesados. A idéia deu certo, e o "Worls of Glass" saiu ainda melhor que seu antecessor. Recentemente, o novo vocalista: Kjetil Ingebrigtsen foi integrado a banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A melhor fase da história do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Rob Halford não sabe como Judas Priest sobreviveu às gravações de "Screaming for Vengeance"
Nicholas Barker luta contra falência renal e aguarda transplante este ano
A música do Dream Theater que foi diretamente influenciada por Zakk Wylde
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
O motivo pelo qual um retorno dos Beatles teria sido um "desastre", segundo Elton John
A lenda do rock que Jagger se arrependeu de conhecer; "Ele foi bem grosseiro e autoritário"


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



