Tristania
Postado em 06 de abril de 2006
Em 1995, Morten Veland (guitarra e vocal) e Kenneth Olsson (bateria) deixam a banda "Uzi Suicide" para, juntamente com Einar Moen (tecladista e compositor), criar o Tristania.
De origem norueguesa, a banda é um dos maiores representantes do death/gothic metal da atualidade, contudo, no primeiro ano de carreira, o Tristania teve muitos problemas e, antes mesmo de lançar qualquer trabalho, Veland e Moen decidiram se afastar da cena musical.
Munidos de apenas um microfone roubado e seu "four-tracker", os rapazes trabalharam muito em um novo estilo, diferente do heavy metal entoado pelo Uzi Suicide e, depois de alguns meses, sentiram-se confiantes para, junto a Olsson, retomar o antigo projeto, mantendo o nome da banda como Tristania - sugestão de Veland. No mesmo ano, uniram-se ao grupo: Rune Østerhus (Baixo) e Anders H. Hidle (Guitarra). Faltava então, um vocal feminino, descoberto poucas semanas antes deles entrarem em estúdio, no talento e harmonia de Vibeke Stene.
Em maio de 1997, o primeiro CD (demo) estava pronto, com 500 cópias editadas e promovidas através de gravadoras, rádios e revistas especializadas. As vendas foram satisfatórias e Vibeke decidiu continuar no Tristania. Uma das cópias acabou nas mãos da gravadora Napalm Records, que atraída pelo estilo inovador da banda, decidiu assinar um contrato que rendeu a gravação de três álbuns inéditos e o relançamento da demo homônima, totalmente remasterizada.
O primeiro álbum lançado pela gravadora foi o "Widows's Weeds" que, além de impulsionar a carreira da banda, deixou bem claro seu estilo: gótico, com algumas pegadas black metal. Apesar dos excelentes comentários tanto da crítica especializada, como do público, o Tristania decidiu que, antes de lançar o sucessor de "Weeds", viesse o EP "Angina" - com duas músicas inéditas (parte de seu novo trabalho).
No final de 1999, o então intitulado "Beyond the veil" foi lançado, superando as expectativas de vendas e colocando o Tristania no topo do metal norueguês. Tudo levava a crer que a banda, no auge do sucesso, caminharia para a estabilidade, mas em meio a gravação de seu novo álbum, Morten Veland decide deixar o Tristania, o que forçou a banda - sem tempo para selecionar um novo vocalista, a convidar Ronny Thorsen (vocalista do Trail of Tears) para os vocais mais pesados. A idéia deu certo, e o "Worls of Glass" saiu ainda melhor que seu antecessor. Recentemente, o novo vocalista: Kjetil Ingebrigtsen foi integrado a banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
Zakk Wylde quebra jejum de 25 anos e toca "No More Tears" em tributo a Ozzy Osbourne
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
O hit de rock anos 1980 que bombou após icônica cena de dança viral de "Wandinha"
O álbum clássico do Pink Floyd que Roger Waters já não aguenta mais ouvir
Ator Marco Nanini conta que Renato Russo o ajudou a parar de beber


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte



