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Long John Baldry

Por Márcio Ribeiro
Postado em 06 de abril de 2006

John Baldry nasceu no dia 12 de janeiro de 1941 em Londres, e embora seja um nome pouco lembrado, curiosamente ele esteve sempre na vanguarda do movimento blues inglês. Seu sucesso comercial é extremamente inferior a sua influência e importância no movimento blues e rhythm & blues inglês do inicio da década de sessenta.

Rapaz bastante alto, com dois metros e dez centímetros, origem do seu apelido de Long John, Baldry é dono de uma voz grave e forte. Ele se apresentava ao lado de Ramblin’ Jack Elliott antes de se aventurar com rhythm & blues. Porém, no final da década de cinqüenta atraiu as atenções de Alexis Korner e Cyril Davies, e foi convidado a participar das noitadas do Barrelhouse Club, ainda em 1959. Voltaria a cantar para Korner e Davies em 1962 quando estes formaram o hoje celebre Blues Incorporated, tido como a primeira banda de blues branco inglês de qualidade.

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O fato de ser o primeiro lhe confere ar de veterano ao dividir o palco com cantores iniciantes como Paul Jones, futuro vocalista do Manfred Mann, ou Mick Jagger, futuro vocalista dos Rolling Stones. The Blues Incorporated com Baldry nos vocais e varias alterações desde sua formação inicial, lançou em outubro de 1962 o primeiro disco de blues inglês, R&B at the Marquee. Este disco seria a inspiração para bandas como John Mayall & the Bluesbreakers.

Em 1963, Long John Baldry deixou Alexis Korner e seu Blues Incorporated para se juntar a Cyril Davies, que já rompera sociedade com Korner e formara o Cyril Davies & the All Stars. Com Baldry, a banda gravou o compacto "Preachin' The Blues/Sweet Mary" que só seria lançado em setembro, quando a banda já teria acabado. Com o diagnostico de leucemia aguda, Cyril Davies ficaria hospitalizado, deixando a banda, que seria mantida em atividade pela força de organização de Baldry. Neste período tumultuado, uma formação que incluiria ocasionalmente Jeff Beck na guitarra representaria a banda de Cyril. Infelizmente a saúde de Cyril Davies não teria recuperação e ele viria a falecer no dia 7 de janeiro de 1964.

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Baldry assumiu controle da banda que passou então a se chamar Long John Baldry & the Hoochie Coochie Men. A formação era basicamente a mesma dos All Stars, com Geoff Bradford na guitarra, Cliff Barton no baixo, Keith Scott no piano e Micky Waller na bateria, mais Long John Baldry nos vocais. Empresariado por Giorgio Gomelsky, o mesmo que primeiro trabalhou com os Rolling Stones e depois com os Yardbirds, Baldry e seus Hoochie Coochie Men, participaram do primeiro Rhythm & Blues Festival, realizado em Birmingham. Na noite final, Baldry foi convidado a cantar para os Yardbirds enquanto Keith Relf se mantinha na gaita.

Baldry era querido no circuito, tanto, que até os Beatles o convidaram para participar de um quadro televisivo com eles. Isto quando o quarteto estava em pleno auge da Beatlemania, enquanto Baldry era ainda um completo desconhecido entre as massas. Ao conhecer um jovem cantor dormindo no banco de uma estação de trem, Baldry resolveu lhe dar uma oportunidade na banda. O nome do rapaz era Rod Stewart e ele entrou para o Hoochie Coochie Men como segundo vocalista. O futuro mega star teve com Baldry uma das primeiras oportunidades de gravar em sua carreira. Long John Baldry & the Hoochie Coochie Men assinariam com a United Artists e teriam uma serie de compactos como "Up Above My Head/You'll Be Mine" e "I'm On To You Baby/Goodbye Baby", este lançado em outubro de 1964.

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Antes porém, em junho, Baldry conseguiu convencer Carlo Little, ex- membro dos All Stars, a voltar a tocar com o grupo. John Baldry & the Hoochie Coochie Men passaram a manter um gig regular no Eel Pie Island, tocando para um plateia que incluia gente como Jimmy Page, Peter Green, Eric Clapton e Jeff Beck, entre outros. A título de detalhe, vale mencionar que Eel Pie Island tem como banda da casa, The Trident, do guitarrista Jeff Beck. Fazem uma aparição no programa "Scene At 6:30" da TV Granada perto do final do ano e novamente Carlo Little discute sobre a viabilidade da banda passar a executar músicas com maior batida e portanto, mais comercial. Com a recusa obvia tanto por parte de Baldry como por Bradford, Carlo Little novamente deixa o grupo, que agora sem baterista e desmotivado, se desintegra de vez.

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Com o fim do Hoochie Coochie Men, em 1965, Long John Baldry levaria Rod Stewart com ele para unir-se a Brian Auger Trinity, formando então The Steampacket. A formação incluia Brian Auger nos teclados, Vic Briggs na guitarra, Ricky Brown e Mickey Waller, ambos ex-All Stars, mesmo que em períodos diferentes, no baixo e bateria. Waller também havia trabalhado com Baldry no Hootchie Coochie Men. Nos vocais Julie Driscoli, Rod Stewart e Long John Baldry. Musicalmente mais para o soul do que para o blues, a banda era um modesto mas eficiente ensemble. Com Baldry ainda empresariado por Giorgio Gomelsky, Steampacket abriu a excursão britânica dos Rolling Stones em 1965.

John Baldry deixaria a banda em 1966 para se unir ao veterano Bluesology, cuja formação incluía o guitarrista Neil Hubbard e o pianista Reg Dwight que em poucos anos passaria a se chamar Elton John. Baldry levou Bluesology para o âmbito das baladas e com isso, seus dois líderes, Elton John e Stuart Brown, outro membro, abandonam o projeto. Baldry continuou gravando com o restante da banda, somados a músicos de estúdio, agora se apresentando em ternos elegantes com produção impecável de Tony Macauley e John McLeod. Baldry consegue então saborear pela primeira vez o sucesso de um hit conseguindo logo um nº 1 em 1967 com a balada "Let The Heartaches Begin". Outro hit veio com a canção "Mexico" em 1968, que veio a se tornar tema dos Jogos Olímpicos daquele ano. A canção alcançou nº 20 nas paradas inglesas.

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Para a década de setenta, Baldry tentou mudar sua imagem novamente, portando casacos de peles além de barba e cabelos compridos. Voltaria para o blues em 1971 e 1972, com dois discos, "It Ain't Easy" e "Everything Stops For Tea", ambos produzidos por Rod Stewart e Elton John, ambos já super estrelas. Mas Baldry não teria mais hits nas paradas de sucesso. Imigrou para os Estados Unidos, morando em Nova York e depois em Los Angeles, onde gravou mais três álbuns na década de setenta, o melhor deles, sendo o "Baldry's Out" de 1979, quando já havia se mudado para o Canadá. Em 1980 solicitou e ganhou cidadania canadense, onde reside até hoje, se apresentando ocasionalmente. Em 1993, depois de um hiato de mais de uma década, Long John Baldry voltaria a lançar um disco intitulado "It Still Ain't Easy".

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Foi lançado em 1995, um CD englobando sua obra, porém é de se lamentar que poucos lembrem-se dele. Não obstante, Long John Baldry não deixa de ser um capitulo importante na história do blues inglês. Sua voz hoje é provavelmente mais conhecida entre as crianças como a voz de Nilus, personagem do desenho animado, "Nilus the Sandman". Outro trabalho do Baldry no mercado infantil, este mundialmente conhecido, é a voz de Captain Robotnick, personagem do jogo de computador "Sonic The Hedgehog". Porém entre os adolescentes e adultos roqueiros, ele pode ser identificado como a voz que apresenta os Rolling Stones no show registrado no disco de 1966, "Got Live If You Want It".

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Sobre Márcio Ribeiro

Nascido no ano do rato. Era o inicio dos anos sessenta e quem tirou jovens como ele do eixo samba e bossa nova foi Roberto Carlos. O nosso Elvis levou o rock nacional à televisão abrindo as portas para um estilo musical estrangeiro em um país ufanista, prepotente e que acabaria tomado por um golpe militar. Com oito anos, já era maluco por Monkees, Beatles, Archies e temas de desenhos animados em geral. Hoje evita açúcar no seu rock embora clássicos sempre sejam clássicos.
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