Mr Bungle
Por Adonai Andrade
Postado em 06 de abril de 2006
O Mr. Bungle foi formado em 1985 na pequena cidade da Califórnia de nome Eureka (seria essa a causa de toda a loucura musical do grupo?). Os integrantes se conheceram na época do Ginásio. O nome Mr. Bungle foi inspirado em um programa de televisão Norte Americano (Pee Wee Herman) que ensinava às crianças como se comportar, o nome Mr. Bungle era justamente aplicado às crianças que abdicavam do "bom comportamento", ou seja, andavam sujas, eram desobedientes, não escovavam os dentes, não lavavam as mãos.
A primeira demo do grupo saiu em 1986, próximo a páscoa, e foi devidamente entitulada de "The Raging Wrath of The Easter Bunny". Seguida pelas "Bowl of Chiley", "Goddammit I Love America" e "OU818", cada demo diferente uma da outra (persistindo apenas o bom humor e loucura musical do grupo). Em 1991 o Mr. Bungle faz finalmente sua estréia com seu primeiro álbum também intitulado "Mr. Bungle".
Nesse primeiro álbum os integrantes aparecem mascarados e com apelidos para se identificarem, numa tentativa de mostrar que a banda iria crescer pelo seu próprio esforço e não por ter Mike Patton (Faith No More na época era sinônimo de sucesso nos EUA) nos vocais.
Este primeiro álbum como não poderia ser diferente das demos, traz faixas completamente malucas como "Stubb (A Dub)" e "Dead Goon". É lançado também um vídeo da primeira música "Travolta" (depois mudada para "Quote Unquote" pela Warner temendo um processo do ator), esse clipe foi barrado pela MTV e até hoje, tirando as especulações, não se sabe o por que. Talvez porque a banda aparece enforcada no final do clipe.
Em 1992 o Mr. Bungle sai em uma turnê (antológica) pelos EUA e Canadá.
Para quem já achava "Mr. Bungle" estranho, sai seu sucessor em 1995, "Disco Volante". Para os fãs e pessoas que achavam que conheciam a banda foi um tremendo choque. O som vem mais louco do que tudo já tocado anteriormente, implementando misturas de Jazz, Funk, Tango, Samba, Techno, Death Metal, Música Árabe e mais algumas loucuras à parte.
Na época o álbum foi considerado o suicídio da banda. Até mesmo as revistas que não paravam de encher a bola de Mike Patton não conseguiram segurar suas criticas a este álbum. Já os fãs mais apaixonados o consideram como uma prova de verdadeiro ecletismo musical e complexidade de seus músicos.
Em 1995 e 1996 outra turnê que passou pelos EUA, Europa e Austrália, para divulgação do "Disco Volante".
Em 1999 foi lançado o sucessor de "Disco Volante". intitulado de "California", é considerado o álbum mais acessível e de melhor entendimento do Mr. Bungle, trazendo até mesmo baladas puramente comerciais. O experimentalismo dos álbuns anteriores não foi abandonado, mas desta feita foi tratado de forma mais comedida e menos escancarada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
Myles Kennedy explica recusa a teste no Velvet Revolver
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
O cantor sobre o qual Roger Daltrey e Pete Townshend discordavam; "me deu vontade de vomitar"
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"

Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso


