Barathrum
Postado em 06 de abril de 2006
A banda Barathrum foi formada na Finlândia no início dos anos 90, na mesma época em que outro grupo black metal ‘cult’ do país, o Beherit, veio à vida. Após as demo-tapes de praxe, a banda assinou contrato com uma pequena gravadora alemã, chamada Nazgul´s Eyrie Productions, através da qual editou três álbuns. Embora usufruíssem de uma produção sonora bastante pobre, essa trinca de discos foi muito mais que suficiente para estabilizar o conjunto com um dos mais cultuados do underground europeu, tanto por causa de sua imagem totalmente satânica, quanto devido a sua música: um black metal original, que vale-se pela presença de dois baixos – um de seis e outro de quatro cordas, e de muita influência de heavy rock, em especial pela presença de riffs.
Quando a Nazgul´s Eyrie faliu, o Barathrum viu-se sem contrato com uma gravadora por alguns meses. Entretanto, a reputação que conquistara em meio a cena black metal não demorou para lhe valer inúmeras propostas de outros selos, dentre eles a Spinefarm Records, com sede em Helsinque, com quem a banda assinou prontamente. Antes de esta parceria render frutos, porém, a banda partiu para uma turnê finlandesa (a "Easter Holocaust Tour") extremamente bem sucedida, ao lado do suéco Countess e dos também filandeses Wizzard e Babilon Whores. O giro, levando a cabo no início de 1998, comprovou que os anos de experiência haviam transformado o Barathrum num dos melhores grupos ao vivo de black metal da Europa, além de confirmar sua elevada moral junto aos blackheads.
O quarto álbum da banda, Legions of Perkele, foi gravado em março de 1998 no Tico-Tico Studio, em Kemi, Finlândia, sob a batuta do conceituado Ahti Kortelainen (que já trabalhava com Sentenced, Impaled Nazarene e inúmeros outros). Neste disco, pela primeira vez um trabalho do Barathrum soa como deveria, ou seja, pesado, com os baixos detonando riffs, transformando-os numa referência do gênero.
Com produção do mesmo Ahti Kortelaine, o quinto ataque sonoro do quinteto finlandês, sintomaticamente intitulado Saatana, é um dos mais bem acabados CDs de black editado na segunda metade da década de 90. Com influências latentes de metal tradicional, o grupo soa único e certamente funda um estilo: o black rock.
Laser Company Records
Fone: (11) 292-6011
Fax: (11) 6693-0764
http://www.lasercompany.com.br
Rock Brigade Record
Fone: (11) 570-4124
Fax: (11) 575-4526
http://www.rockbrigade.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Rafael Bittencourt diz que estava se reaproximando de Andre Matos antes da morte do vocalista
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
Sharon Osbourne confirma Ozzfest em 2027 e quer "novos talentos" no festival
As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
O disco pelo qual Max Cavalera gostaria de ser lembrado; "Foi o mais difícil"
Baixista conta como cantora brasileira se tornou vocalista do Battle Beast
O "pior músico" que Paul McCartney disse que os Beatles já tiveram
A pior faixa de encerramento de um disco do Metallica, segundo o Loudwire
Emocionado, Sebastian Bach fala pela primeira vez como vocalista do Twisted Sister
Paulo Baron revela bastidores da volta do Twisted Sister com Sebastian Bach
A icônica banda que Keith Richards odeia: "Cresçam e depois voltem para ver se aguentam"
"Love Hurts", a música que inspirou uma das canções mais tristes de todos os tempos
Cinco trocas de vocalistas que não deram muito certo


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte



