James Brown
Postado em 06 de abril de 2006
James Brown foi um dos grandes responsáveis pela valorização do ritmo sobre a melodia na música pop (valorização de baixo e bateria que culminariam com a música dance e techno atuais). Sua música hormonal, baseada em vocalizações de gospel, e seus shows cheios de energia foram influência direta ou indireta de praticamente todos os estilos que se seguiram. Participou decisivamente da criação do soul e mais tarde do funk. Sua influência no rock moderno é inegável.
Nascido de uma família miserável do sul dos Estados Unidos, ainda na adolescência foi preso por assalto. Sua fiança foi paga pelo cantor Bobby Byrd, com quem montou a banda de blues The Flames no início dos anos 50. O destaque de Brown sobre os outros membros logo faria a mudar de nome para James Brown and the Famous Flames. Em meio à explosão do rock and roll no início dos anos 50 a banda gravou alguns singles sem grandes destaques. Pouco antes de ser despedido pela gravadora, em 1958 James Brown conseguiu emplacar um hit em primeiro lugar nas paradas, Try Me. O primeiro álbum de sucesso seria Live At The Apollo de 1963 (bancado pelo próprio Brown, pois álbuns ao vivo eram raros na época e ninguém achava que algo assim valesse os custos).
Com uma nova gravadora que não o prendia artisticamente (depois de um ano sem poder lançar nada em virtude de um contrato anterior com sua primeira gravadora) Brown pode, a partir de meados da década de 60, investir em seu próprio estilo musical. Finalmente saiu das paradas de r&b para se consolidar na preferência de brancos e negros (e se tornar um representante e militante pelos direitos dos negros, liderando o movimento Black Pride, orgulho negro, e criando músicas como Say It Loud, I'm Black And I'm Proud). Além de músico excelente Brown foi um grande empresário, conseguindo sempre se manter em evidência.
Com o surgimento da dance music (ironicamente influenciada por ele mesmo) James Brown começou a perder espaço. Ao mesmo tempo passava por problemas sérios com a justiça americana por não declarar corretamente sua renda. Seguiu-se assim um longo período de ausência de Brown nos estúdios ou apresentações ao vivo.
Os samples de suas músicas usados no rap dos anos 80 porém trouxe de novo à luz o seu nome, o que permitiu sua volta triunfal em 1986 (no single Unity, gravado com o DJ Afrika Bambaataa).
Em 1989 novamente Brown teve problemas com a justiça. Acusado pela ex-mulher de agressão e com a prisão decretada Brown se envolveu em uma perseguição de carros com a polícia (James estava armado com um revólver e ameaçou pessoas). Foi condenado a seis anos de prisão e libertado em condicional após cumprir dois anos. Desde então não tem gravado ou se apresentado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz


O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
O vocalista que Mick Jagger admite ter imitado; "Copiei todos os movimentos dele"
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda


