Riot
Postado em 06 de abril de 2006
Por Allan Jones
O Riot é um banda que tem sua sonoridade calcada no hard rock e no heavy metal. Formada em Nova York em meados da década de 70, em 1977 eles conseguiram um vantajoso contrato com a Ariola que acreditava no potenical do quinteto formado por L.A Kouvaris (g), Mark Reali (g), Peter Bitelli (d), Jimmy Iommi (b), e um vocalista de nome engraçado, Esperanza.
"Rock City" foi o primeiro disco da banda e se a primeira impressão é a que fica, a banda estava muito bem.
Os shows do Riot eram fortes e logo eles já tinham uma boa reputação no meio musical. Isso despertou o interesse da Capitol Records, que os arrastou para seu cast.
Em 79, Kouvaris que vinha tendo problemas, acabou sendo substituído pelo excepcional Rick Ventura. Neste mesmo ano, a banda, já em parcera com a Capitol, lançou o clássico "Narita" (que incrivelmente saiu no Brasil). O disco abriu novas portas para o grupo que foi convidado para tocar no festival Monsters of Rock (80) ao lado de nada menos que Scorpions e Rainbow.
A crítica teceu rasgados elogios a apresentação da banda no festival. De grande revelação eles passavam a ser os que roubavam a cena, já que o Rainbow que era atração máxima do festival, estava mal das pernas, com o vocalista Graham Bonnet deixando muito a desejar.
Nesta época o romance com a Capitol chegava ao fim. Como quase todo casamento, a união terminou de uma maneira não muito amigável.
Em 81 já de contrato novo (Elektra) eles lançam "Fire down Under", que é o álbum mais bem produzido da banda, cujo material contido é dos melhores.
Após este disco , Iommi e Bitelli resolvem procurar novos horizontes e para o lugar deles, chegam Kip Leming e Sandy Slavin. Este novo line-up começou a trabalhar visando uma nova sonoridade, e não demorou muito a perceberem que o vocalista Speranza não era o mais indicado para o que ele queriam. Speranza foi substituído por Rhett Forrester.
Rhett estreiou no razoável "Restless Breed" de 82 e, após o lançamento, a banda partiu para alguns shows e aproveitou para gravar um disco ao vivo que não teve uma boa repercussão. Após o disco ao vivo, a Elektra rompe contrato e a banda fica perdida no cenário.
"Born in America" que seria o novo disco de estúdio só iria sair em 1984 pela Grand Slam. O disco passou quase em branco, pois a banda estava totalmente esquecida pelo público.
Em 86 tentaram um resurgimento com a formação original, o que também não trouxe bons frutos. Mark, que era o cabeça da banda, dispensou todo mundo e contratou outros três musicos, o vocalista Tony Moore, Don Van Starvern para o baixo e na bateria estava Bobby Jarzombek. Este time deu luz a "Thundersteel" que novamente trouxe notoriedade à banda que aproveitou a boa maré para fazer uma turnê.
Um ano depois saiu "The Privilege of Power", um álbum conceituado, mas não tão bom quanto o anterior.
Com a entrada da década de 90, a banda começou a ter problemas com gravadora e entre os integrantes. Isto culminou na saída de Tony que passou o posto de frontman para Michael Dimeo.
"Nightbreaker" só iria ser lançado em 94 pelo selo Rising Sun. Este disco contava com o guitarrista Mike Flyntz e mostrava a banda em uma queda vertiginosa até se esborrachar no chão com o disco "Shine On" de 98.
Em 2004 uma coletânea era preparada para comemorar os vinte e poucos anos de carreira da banda que sempre viveu em um constante "sobe e desce".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
A banda de rock gospel brasileira que furou a bolha e foi cancelada após fake news
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
O hit que fez Jimmy Page e Jeff Beck esfriarem amizade: "Falta de comunicação"
5 discos de heavy metal com capas um tanto quanto estranhas
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


