Stratovarius: fazendo o público vibrar em São Paulo
Resenha - Stratovarius (Carioca Club, São Paulo, 18/05/2013)
Por Otávio Augusto Juliano
Postado em 19 de maio de 2013
Nome certo na lista das principais referências do Power Metal melódico, o STRATOVARIUS passou mais uma vez pelo Brasil, para uma única apresentação em São Paulo, como parte da turnê de promoção do recém lançado álbum "Nemesis" (2013).
Fotos por Leandro Anhelli (www.anhelli.com.br)
Pontualmente às 19h, a banda subiu ao palco de um Carioca Club com ótimo público, embora não completamente lotado. Com "Abandon", faixa de abertura do novo disco "Nemesis", o STRATOVARIUS deu início ao show, já emendando em seguida "Speed Of Light", do disco "Episode" (1996), para agito geral.
O palco estava muito bonito, com a imagem da capa do álbum "Nemesis" em um telão no centro, e um jogo de luzes muito interessante, tornando o show um verdadeiro espetáculo visual.
Como não podia deixar de ser, boa parte da noite foi dedicada a canções do novo álbum, mas não faltaram músicas de destaque dos discos mais antigos lançados pelo grupo, como "Eagleheart", do álbum "Elements, Pt. 1" (2003), "Eternity", do álbum "Episode" (1996), além de "Destiny", faixa que dá título ao disco de mesmo nome que alcançou o número 1 nas paradas musicais da Finlândia em 1998.



Aliás, depois de "Destiny", o público presenciou um dos momentos mais engraçados da noite, quando o baixista Lauri Porra fez seu solo. Enquanto tocava seu instrumento, ele gritou ao microfone "que porra" em referência ao seu nome, brincando com o significado da palavra no Brasil, dizendo ainda que aquela era a "música dele". O público logo o acompanhou, gritando também o único verso da música "que porra", se é que se pode dizer isso. Hilário.
O som estava bastante alto e a equalização excelente, possibilitando aos presentes ouvir todos os instrumentos musicais, o que contribuiu, e muito, para a qualidade do concerto.



Depois de um breve solo de teclado, "Black Diamond" fechou a primeira parte do show, já por volta das 20h. Para o bis, voltaram somente o guitarrista Matias Kupiainen, o tecladista Jens Johansson e o vocalista Timo, para a execução da lenta "If The Story Is Over".
Com o baixista Lauri e o baterista Rolf Pilve de volta, a velocidade e o som mais pesado voltaram, e a banda deu seqüência para mais duas músicas, até se retirar do palco novamente. O segundo bis da noite veio com "Unbreakable" e a mais do que esperada "Hunting High And Low". Tá bom, parece óbvio dizer que o ponto alto do show foi a faixa escolhida para fechar a apresentação, por ser uma das principais canções do STRATOVARIUS. Mas foi. "Hunting High And Low", além de ser uma música incrível, fez o público vibrar bastante e encerrou o concerto de forma incrível.



Timo ainda brincou com o público durante a execução dessa última canção, mencionando que o público do Paraguay dois dias antes tinha cantado o refrão bem alto, pedindo aos brasileiros que fizessem melhor. Em seguida, disse que iria para Buenos Aires nos próximos dias e aí provocou mais uma vez a platéia a gritar o refrão de "Hunting High And Low", sabendo da rivalidade que existe entre os dois países, Brasil e Argentina.
Mais uma ótima pedida para os fãs de Metal, entre tantos e tantos shows que estão agendados para o Brasil em 2013. O STRATOVARIUS segue agora para o Uruguay, Argentina, Chile e Colômbia, terminando sua passagem pela América do Sul.
Agradecimentos a Heloisa Vidal (Brasil Music Press) e Free Pass Entretenimento pela atenção e credenciamento.



Banda:
Timo Kotipelto - vocal
Jens Johansson - teclado
Matias Kupiainen - guitarra
Lauri Porra - baixo
Rolf Pilve - bateria
Set List:
1. Abandon
2. Speed of Light
3. Halcyon Days
4. Eternity
5. Dragons
6. Solo Bateria
7. Eagleheart
8. Fantasy
9. Destiny
10. Solo Baixo
11. The Kiss of Judas
12. Solo Teclado
13. Black Diamond
Bis 1:
14. If the Story Is Over
15. Will the Sun Rise?
16. Paradise
Bis 2:
17. Unbreakable
18. Hunting High and Low




Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
Sem prévio aviso, Avenged Sevenfold disponibiliza novo EP "Statica"
King Diamond anuncia saída do guitarrista Andy La Rocque
Bruce Dickinson se junta a Billie Joe Armstrong para cantar "All the Young Dudes"
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
Gus G. é anunciado como guitarrista do King Diamond
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
Bon Jovi encerra show antes da hora devido a problema de saúde de Jon
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
A bebedeira que virou um dos maiores clássicos do Deep Purple
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
O clássico "lado B" do RPM que merece ser regravado, segundo Paulo Ricardo
A poderosa canção dos anos 70 que Bono considera entre as melhores letras de todos os tempos
Iron Maiden - Perguntas e respostas e curiosidades
A opinião de Yoko Ono sobre Paulo Ricardo ter regravado "Imagine" de John Lennon


Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
Timo Tolkki abre o coração e lamenta não ter valorizado ex-colegas de Stratovarius
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



