Stratovarius: fazendo o público vibrar em São Paulo
Resenha - Stratovarius (Carioca Club, São Paulo, 18/05/2013)
Por Otávio Augusto Juliano
Postado em 19 de maio de 2013
Nome certo na lista das principais referências do Power Metal melódico, o STRATOVARIUS passou mais uma vez pelo Brasil, para uma única apresentação em São Paulo, como parte da turnê de promoção do recém lançado álbum "Nemesis" (2013).
Fotos por Leandro Anhelli (www.anhelli.com.br)
Pontualmente às 19h, a banda subiu ao palco de um Carioca Club com ótimo público, embora não completamente lotado. Com "Abandon", faixa de abertura do novo disco "Nemesis", o STRATOVARIUS deu início ao show, já emendando em seguida "Speed Of Light", do disco "Episode" (1996), para agito geral.
O palco estava muito bonito, com a imagem da capa do álbum "Nemesis" em um telão no centro, e um jogo de luzes muito interessante, tornando o show um verdadeiro espetáculo visual.
Como não podia deixar de ser, boa parte da noite foi dedicada a canções do novo álbum, mas não faltaram músicas de destaque dos discos mais antigos lançados pelo grupo, como "Eagleheart", do álbum "Elements, Pt. 1" (2003), "Eternity", do álbum "Episode" (1996), além de "Destiny", faixa que dá título ao disco de mesmo nome que alcançou o número 1 nas paradas musicais da Finlândia em 1998.



Aliás, depois de "Destiny", o público presenciou um dos momentos mais engraçados da noite, quando o baixista Lauri Porra fez seu solo. Enquanto tocava seu instrumento, ele gritou ao microfone "que porra" em referência ao seu nome, brincando com o significado da palavra no Brasil, dizendo ainda que aquela era a "música dele". O público logo o acompanhou, gritando também o único verso da música "que porra", se é que se pode dizer isso. Hilário.
O som estava bastante alto e a equalização excelente, possibilitando aos presentes ouvir todos os instrumentos musicais, o que contribuiu, e muito, para a qualidade do concerto.



Depois de um breve solo de teclado, "Black Diamond" fechou a primeira parte do show, já por volta das 20h. Para o bis, voltaram somente o guitarrista Matias Kupiainen, o tecladista Jens Johansson e o vocalista Timo, para a execução da lenta "If The Story Is Over".
Com o baixista Lauri e o baterista Rolf Pilve de volta, a velocidade e o som mais pesado voltaram, e a banda deu seqüência para mais duas músicas, até se retirar do palco novamente. O segundo bis da noite veio com "Unbreakable" e a mais do que esperada "Hunting High And Low". Tá bom, parece óbvio dizer que o ponto alto do show foi a faixa escolhida para fechar a apresentação, por ser uma das principais canções do STRATOVARIUS. Mas foi. "Hunting High And Low", além de ser uma música incrível, fez o público vibrar bastante e encerrou o concerto de forma incrível.



Timo ainda brincou com o público durante a execução dessa última canção, mencionando que o público do Paraguay dois dias antes tinha cantado o refrão bem alto, pedindo aos brasileiros que fizessem melhor. Em seguida, disse que iria para Buenos Aires nos próximos dias e aí provocou mais uma vez a platéia a gritar o refrão de "Hunting High And Low", sabendo da rivalidade que existe entre os dois países, Brasil e Argentina.
Mais uma ótima pedida para os fãs de Metal, entre tantos e tantos shows que estão agendados para o Brasil em 2013. O STRATOVARIUS segue agora para o Uruguay, Argentina, Chile e Colômbia, terminando sua passagem pela América do Sul.
Agradecimentos a Heloisa Vidal (Brasil Music Press) e Free Pass Entretenimento pela atenção e credenciamento.



Banda:
Timo Kotipelto - vocal
Jens Johansson - teclado
Matias Kupiainen - guitarra
Lauri Porra - baixo
Rolf Pilve - bateria
Set List:
1. Abandon
2. Speed of Light
3. Halcyon Days
4. Eternity
5. Dragons
6. Solo Bateria
7. Eagleheart
8. Fantasy
9. Destiny
10. Solo Baixo
11. The Kiss of Judas
12. Solo Teclado
13. Black Diamond
Bis 1:
14. If the Story Is Over
15. Will the Sun Rise?
16. Paradise
Bis 2:
17. Unbreakable
18. Hunting High and Low




Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
O hino clássico do Metallica que fala abertamente sobre vício em drogas
A banda clássica que Keith Richards chamou de "bando de pulgas"
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
Geezer Butler exalta "o melhor jogo da Copa do Mundo" até agora
Schmier (Destruction) critica falta de identidade visual no metal contemporâneo
O pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock (e não é "Virtual XI")
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
O erro que Erasmo Carlos cometeu, mas que Roberto Carlos driblou pra se tornar maior do Brasil
Ator Marco Nanini conta que Renato Russo o ajudou a parar de beber
O melhor álbum do Metallica de todos os tempos, segundo Dave Grohl


Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
Timo Tolkki abre o coração e lamenta não ter valorizado ex-colegas de Stratovarius
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



